Publicidade

RH

Temporada 2017 - OSBM Pelo Mundo

OSBM in Rock reúne orquestra, guitarristas e cantora da região

No repertório, grandes clássicos de nomes consagrados, como Queen, Led Zeppelin e Pink Floyd

Lazer  –  25/08/2017 12:12

1

(Foto: Divulgação/Gustavo Dias)

Destaque: Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta no Instituto Municipal de Cultura 

Orquestra sinfônica e rock combinam? Muita gente acha que não, mas essa é uma mistura que vai agradar tanto aos fãs do rock´n roll quanto aos apreciadores da música clássica. E a OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) encerra o ciclo julho/agosto da Temporada 2017-OSBM Pelo Mundo mostrando que essa combinação é perfeitamente possível. O concerto OSBM in Rock acontece nesta quarta-feira, 30, no Instituto Cultural Municipal (Clube Municipal), às 20h, com entrada franca. 

Sob a regência do maestro Vantoil de Souza, o evento contará ainda com a participação especial de artistas da região: os guitarristas Setas Marassi, Mateus Guímel e Tiago Luiz, além da cantora Angélica Ribeiro, da banda D´Hanks, no vocal. 

Essa vai ser uma boa pedida para quem curte o estilo. No repertório, estarão grandes clássicos de bandas consagradas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen e Beatles. O maestro Vantoil de Souza, que é o diretor artístico da OSBM, afirma que será uma boa oportunidade para quem já acompanha o trabalho da orquestra assistir à execução de um repertório diferente das peças clássicas que compõem a maioria dos programas da temporada, e também para quem ainda não assistiu a algum concerto poder conferir a qualidade e a versatilidade da orquestra.  

2

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

"Costumo dizer que uma orquestra pode tocar qualquer estilo musical, desde que bem executado, não existe música boa ou ruim, existe a música boa ou mal tocada. E na OSBM tocamos sempre com o cuidado, independente do que vamos tocar, de manter o alto nível das apresentações. Portanto, tenho certeza que quem vier assistir ao concerto vai gostar muito".

(maestro Vantoil de Souza)

_______________________________________________________

A OSBM já teve outras experiências com esse estilo musical apreciado no mundo todo. Realizou concertos tocando com músicos como o guitarrista da banda holandesa de rock progressivo Focus, Jan Dumée, Roberto Frejat, ex-líder da banda Barão Vermelho, um ícone do rock nacional, que hoje segue carreira solo, e Sérgio Knust, guitarrista da banda Yahoo. 

O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, afirmou que a união do clássico com um estilo musical como o rock, proporciona que o público confira de perto a versatilidade da orquestra. 

- O repertório está muito legal e certamente vai agradar ao público. Uma apresentação como essa, diferente do que a orquestra costuma fazer, só mostra a excelência do trabalho realizado pela OSBM. Convido a todos a assistirem ao concerto, não dá pra perder - falou Martins. 

Músicos convidados 

  • Guitarrista Setas Marassi (Foto: Suelen Cruz)

  • Guitarrista Mateus Guímel

  • Guitarrista Tiago Luiz (Foto: Gustavo Dias)

Setas Marassi é natural de Barra Mansa e, desde 1994, está à frente da escola de música que leva seu nome, localizada no município. Além do ensino de música, trabalha com produção musical em seu estúdio. Ele conta que sua experiência junto a orquestras sinfônicas começou com a Orquestra da Fundação CSN, sempre em projetos em que uma banda tradicional - com guitarra, baixo, bateria e teclado - era somada à orquestra para executar concertos nos quais essa formação era necessária. Nos últimos anos, a convite do maestro Vantoil, participou com a OSBM dos concertos com Ivan Lins e, posteriormente, com João Bosco, ambos realizados no Festival Vale do Café. Pela segunda vez é convidado para o concerto OSBM in Rock. 

- A expectativa é muito grande sempre que a música erudita vai ao encontro da música popular. No caso, o rock junto com uma orquestra sinfônica tende a atrair um público mais diversificado e o resultado dessa união costuma ser muito interessante - destacou. 

Sobre o Projeto Música nas Escolas, o músico disse que o vê como uma das melhores realizações de Barra Mansa dos últimos anos. 

- A música é um fator de inclusão social. Me enche de orgulho ter algo tão bem feito e com tamanha lisura em minha cidade natal. Um projeto que promove a inclusão social e artística de muitas crianças que jamais teriam essa oportunidade. Acredito que atitudes como essa sejam as mais importantes para mudarmos para melhor a sociedade que vivemos - ressaltou o músico. 

Oportunidade foi a palavra citada pelos outros dois guitarristas que vão se apresentar. Eles são Mateus Guímel e Tiago Luiz, ambos integrantes da OSBM, onde tocam viola e oboé, respectivamente, mas que colocam seu talento também nos acordes da guitarra. É que pela primeira vez os músicos vão se apresentar junto à orquestra com um instrumento diferente dos que tocam nos concertos habituais. 

Mateus Guímel tem apenas 15 anos, mas já percorreu uma boa caminhada na música, que ele estuda desde os 9. Atualmente, é violista na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, mas também toca guitarra e se apresenta em eventos por toda a região, já tendo tocado com o cantor gospel Marco Dulled. Ele conta que está ansioso com a oportunidade e que ficou muito feliz com o convite. 

- Fiquei muito feliz com essa oportunidade, de apresentar um trabalho bem diferente do que costumo fazer com a orquestra, onde sou violista. Quando, em 2014, Jan Dumée tocou com a orquestra na Matriz, eu fui assistir, pois ainda estava na Orquestra Juvenil, e pensei que queria fazer parte de um concerto como aquele. Quando vimos que teria o OSBM in Rock na temporada, já tinha gostado, e agora podendo me apresentar com a guitarra, eu que também sou fã de rock, com certeza vai ser uma experiência muito legal - falou. 

Tiago Luiz, de 27 anos, iniciou sua vida musical aos 10, no início do Projeto Música nas Escolas, em 2005, estudando clarineta até os 15 anos. A partir daí, começou a tocar o oboé, instrumento com o qual se apresenta na orquestra, tendo participado de praticamente todos os concertos realizados pela OSBM. Ele, que hoje também é professor do projeto, tem na guitarra o instrumento preferido nas suas horas de folga, mas se dedica da mesma forma. 

- Estou no projeto desde o começo, em 2005, e comecei a estudar o oboé, instrumento que hoje toco na OSBM, aos 15 anos. Tenho a guitarra como um instrumento das horas de folga, tenho uma banda de rock, mas posso dizer que essa vai ser quase uma estreia, pois é a primeira vez que tocarei outro instrumento com a orquestra, fiquei muito empolgado com essa oportunidade - relatou. 

Nos vocais, Angélica Ribeiro

6

Sonho: Angel, vocalista da banda D´Hanks, vai cantar pela segunda vez com orquestra 

Quem vai ser “a voz” do concerto é a vocalista da banda D´Hanks, Angélica Ribeiro. Ela, que é formada em educação física, também atua como bailarina e preparadora vocal na Cia. de Dança Contemporânea Rumo. Mas, segundo Angélica, a música está presente em sua vida desde que ela era criança, quando começou a cantar. Profissionalmente, a artista canta há 14 anos, quando entrou para a banda. 

- Costumo dizer que até a dança é música feita com o corpo, a música é a minha paixão. Fui autodidata no início, acho que cresci com esse dom, com essa vontade de cantar. Mas, ao entrar para a banda, fui estudando, me preparando, me especializando e nunca mais parei. 

Angélica conta que ficou bastante animada com o convite e que é a segunda vez que canta com a orquestra: 

- A primeira vez foi a realização de um sonho, cantar com uma orquestra. Adoro essa ideia de unir o clássico ao rock. Na banda D´Hanks temos essa característica, gostamos desse som orquestrado. Um de nossos maiores sucesos autorais, “Silêncio”, tem essa pegada. É, de verdade, uma honra pra mim participar desse concerto.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×