Publicidade

RH

OSBM Pelo Mundo - Temporada 2017

Na delicadeza das teclas do piano

Concerto da OSBM acontece nesta quarta-feira, dia 27, com participação da pianista Yuka Shimizu

Lazer  –  18/09/2017 08:33

1

(Foto: Divulgação/Gustavo Dias)

Apresentação será no no Instituto Cultural Municipal (Clube Municipal), com entrada gratuita

A delicadeza do som do piano será o acompanhamento do próximo concerto da Temporada 2017 OSBM Pelo Mundo da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O evento acontece nesta quarta-feira, 27, às 20h, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), com entrada gratuita. Sob a regência do maestro Nilton Soares, o concerto contará com a participação especial da pianista Yuka Shimizu.

O programa traz as obras “3 Cenas para Orquestra”, de G.Bernstein; “Fantasia Brasileira no 3 para Piano e Orquestra”, de Mignone; “Bachianas Brasileiras no 4”, de Villa-Lobos, e “As Quatro Estações de Hermeto - Verão”, de M.Briamonte (com transcrição feita pelo maestro Nilton Soares).

Para o maestro e diretor artístico da OSBM, Vantoil de Souza, a expectativa é a de que o concerto tenha um público variado na noite da apresentação, uma vez que o piano é um instrumento mais conhecido da população em geral e é bastante apreciado.

- É um instrumento com o qual as pessoas estão mais acostumadas, conhecem mais e se interessam bastante quando há a participação de um pianista. E, com certeza, Yuka Shimizu abrilhantará ainda mais a apresentação da Orquestra - destacou.

O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, afirmou que os concertos com as participações especiais dos solistas enriquecem ainda mais as apresentações à população.

- A OSBM é um orgulho para nossa cidade e nessa temporada temos tido convidados maravilhosos. Mais uma vez quero convidar o público de Barra Mansa e da região para assistir ao concerto - disse ele.

O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio da CCR NovaDutra e Ministério da Cultura.

Especial

2

Yuka Shimizu: Entusiasta na divulgação da música brasileira tanto no Brasil como no Japão

Natural do Japão, Yuka Shimizu ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tokyo, em 1995. Dois anos depois, chegou ao Brasil e passou a estudar com Clara Sverner e Mordehay Simoni, formando-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001, com orientação da professora Maria Teresa Soares.

A pianista recebeu diversos prêmios no Brasil por suas interpretações e realiza recitais desde 1998, nos principais teatros do Rio de Janeiro e também no Japão. Atua também como duo, com Neti Szpilman, no projeto Para Sempre Nazareth, e como duo Burajiru com o violinista Fernando Thebaldi.

Em 2006, gravou o CD “Embalada pela brisa do Rio”, com músicas de Ernesto Nazareth e, em 2016, gravou seu segundo CD “Piano Brasil”. Já se apresentou como solista da Orquestra Sinfônica Nacional (UFF) sob a regência da maestrina Lidia Amadio e maestro Chiyuki Murakata. É uma entusiasta na divulgação da música brasileira tanto no Brasil como no Japão. 

Maestro

3

Nilton Soares: Maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

O maestro Nilton Soares foi regente da Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa e atualmente é maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, tendo atuado com o grupo diversas vezes durante as últimas três temporadas, regendo em concertos na cidade de Barra Mansa e em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Com a Orquestra, também participou do Festival Música Antiga de Juiz de Fora e do Rio Cello Encounter. É mestre em música pela UFRJ, professor no curso de música do Centro Universitário de Barra Mansa, no Projeto Música nas Escolas e Coordena o Projeto Orquestra Escola em Piraí.

Dentre os grupos que regeu estão a Banda Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Heliópolis, a World Youth Orchestra e a Orquestra de Câmara de Florença e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em concerto do Laboratório de Regência.

Participou de importantes festivais e oficinas, e teve como professores os maestros Ricardo Rocha, Osvaldo Ferreira, Fábio Mechetti, Giuseppe Lanzeta, o maestro Isaac Karabtchevsky, participando por quatro anos consecutivos de suas classes de regência, além de ter participado por quatro anos da classe particular do maestro Roberto Tibiriçá. 

Orquestra de Jazz de Barra Mansa
realiza concerto no Instituto Municipal 

4

Big Band: Grupo musical existe há sete anos e vem amadurecendo cada vez mais o trabalho

A Orquestra de Jazz de Barra Mansa, também conhecida como Big Band, realiza nesta terça-feira, 26, às 20h, no Instituto Cultural Municipal, seu concerto da temporada 2017. O evento tem entrada franca.

O maestro da Orquestra, Maxwell de Paula, conta que o grupo musical existe há cerca de sete anos e que cada vez mais vem amadurecendo o trabalho realizado.

- Esse espetáculo quebra um pouco os parâmetros eruditos ao trazer o jazz como estrela da noite. Estamos preparando uma grande estreia, pois pela primeira vez a Orquestra entra como parte de uma temporada. É um desafio tocar no Instituto Cultural Municipal, que vem voltando ao cenário cultural em grande estilo, abrigando grandes concertos. A Big Band se sente honrada em fazer parte dessa retomada - ressaltou o maestro.

O programa que será apresentado traz músicas nacionais, como “Samba de Verão”, de Marcos Valle, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, abrindo o concerto, e que serão executadas pelo Trio de Jazz (piano, bateria e saxofone), que integra a orquestra.

- Tocamos ritmos como samba, bolero, salsa, frevo, adequando-os às particularidades do jazz. Essa versatilidade atrai ainda mais o público. Temos um público fiel, que acompanha o nosso trabalho, mas queremos torná-lo ainda mais conhecido e formar mais apreciadores do jazz. Por isso, convidamos quem gosta e quem quer conhecer mais de jazz a assistir o concerto - disse.

Farão parte também do repertório as canções “Easy Street”, de Alan Rankin Jones, “500 Miles” e “Spain”, ambas de Chick Corea, “Mambo (West Side Story)”, de Leonard Bernstein, e “Backrow Politics”, de Gordon Goodwin.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×