Publicidade

RH

Música Popular Brasileira

OSBM apresenta concerto com a participação de Paulo Jobim

Além do filho de Tom Jobim, presenças de Mário Adnet e Marcos Nimrichter; apresentação na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa

Lazer  –  07/12/2017 18:47

1

(Foto: Divulgação/Gustavo Dias) 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta nesta terça-feira, 12, às 20h, na Igreja Matriz 

Um passeio pela obra orquestral de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou, simplesmente Tom Jobim, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, passando também por suas canções mais populares. Assim será o concerto “Jobim Sinfônico”, que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta nesta terça-feira, 12, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Acompanhando a orquestra, na voz, os músicos Paulo Jobim - filho do compositor - e Mário Adnet, além de Cecília Veloso e Priscila Assumpção, integrantes do Projeto Música nas Escolas. Com regência do maestro Daniel Guedes, o concerto terá ainda a participação do pianista Marcos Nimrichter.

Morto em 1994, Tom Jobim é uma das maiores referências da MPB. Não se fala em bossa nova, movimento musical que marcou o Brasil a partir do final dos anos 50, por exemplo, sem falar de Tom, que enveredou também pelo samba, MPB e jazz. No exterior, é considerado, segundo a revista “Rolling Stone”, o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira. Sua parceria com o também inesquecível Vinicius de Moraes resultou em grandes e atemporais sucessos, como a música “Garota de Ipanema”, que está no programa do concerto.

Segundo o maestro Daniel Guedes, as composições para orquestra revelam um lado menos conhecido do compositor.

- Jobim Sinfônico traz as composições de Tom Jobim feitas para orquestra, um lado pouco conhecido dele. Mas traz também músicas que foram e são ainda grandes sucessos, como “Garota de Ipanema” e “Wave”. Com certeza, o público vai se emocionar e se encantar com essa apresentação - ressaltou Guedes.

Além de cantarem no espetáculo, Paulo Jobim e Mário Adnet produziram e fizeram arranjos para as peças que serão apresentadas. Inspirado pela música dos grandes mestres e apaixonado pela música erudita, Tom Jobim norteou assim praticamente toda a sua obra, mesmo nas canções mais populares. Os arranjos originais de Claus Ogerman, Nelson Riddle, Eumir Deodato e do próprio Tom Jobim foram transcritos e ampliados por Paulo Jobim e Mario Adnet exclusivamente para o programa deste concerto.

_______________________________________________________

No dia 13 de dezembro (quarta-feira), às 20h, a OSBM também apresentará o concerto “Jobim Sinfônico” na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. O maestro Vantoil de Souza, diretor artístico da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, ressaltou a oportunidade de o público da região poder assistir a um espetáculo apresentado na capital.

_______________________________________________________

- Será uma belíssima apresentação. O público de nossa cidade e de toda a região tem a oportunidade de, nesta terça-feira, apreciar gratuitamente, aqui, na Igreja Matriz, um espetáculo que também será apresentado num dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro. Essa é uma oportunidade imperdível.

Alexandre Martins, presidente da Associação, reforçou o convite para o concerto.

- Tivemos um ano de apresentações maravilhosas, de altíssima qualidade e dessa vez não será diferente. Por isso, convido a todos que gostam da boa música a virem prestigiar a orquestra nesse concerto, que terá participações tão especiais.

O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio da CCR NovaDutra e Ministério da Cultura, e apoio da Saint Gobain.

O prefeito Rodrigo Drable destacou a atuação da OSBM durante todo o ano e aproveitou para também convidar a população.

- A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa fez uma temporada brilhante este ano, trazendo obras de renomados compositores, promovendo a cultura em nosso município e levando o nome de Barra Mansa pelo país. Esse é um trabalho muito importante que desenvolvemos com as crianças e jovens da cidade, prestigiar a orquestra é incentivar esse trabalho.

2

(Fotos: Reprodução/Internet)

. Paulo Jobim - Embora tenha ampla atuação em projetos de arquitetura e planejamento urbano, Paulo Jobim tem a música em sua alma. Presidente do Instituto Antonio Carlos Jobim, fundado em 2001, é músico, compositor, arranjador e produtor, tendo atuado na produção de discos de diferentes artistas, como Milton Nascimento, Carlos Jobim, Chico Buarque, Sarah Vaughan, Astrud Gilberto e Lisa Ono. Participou de várias trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão, atuando também como consultor e coordenador em diferentes projetos musicais. Fez parte da Banda Nova de Tom Jobim e, posteriormente, fundou, juntamente com Daniel Jobim, Jaques Morelenbaum e Paula Morelenbaum, o Quarteto Jobim Morelenbaum. Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Tom Jobim, Eugénia de Melo e Castro, Tavinho Moura, Simone Guimarães, Olívia Hime, Fafá de Belém, Ed Motta, Lisa Ono, Quarteto em Cy, Astrud Gilberto, MPB-4, Milton Nascimento, Eliane Elias e Gal Costa, entre outros. Idealizou e atuou em diferentes projetos sobre a obra de seu pai, entre eles o “Jobim Sinfônico”.

4

. Mário Adnet - Compositor, violonista, arranjador e produtor carioca, atua profissionalmente desde 1980, quando foi lançado o disco “Alberto Rosenblit & Mario Adnet”. Em 1984, lançou seu primeiro disco solo, “Planeta azul”. Nos anos 90, passou a ser gravado no exterior por intérpretes como Lisa Ono, Joyce, Charlie Byrd, Chuck Mangione, entre outros. Em 1994, Tom Jobim incluiu em seu último álbum, “Antonio Brasileiro”, o arranjo de “Maracangalha” (Dorival Caymmi) feito por Adnet, o que projetou seu trabalho. Em seguida, lançou seu CD “Pedra bonita”, com a participação de Jobim, e excursionou pelo Japão ao lado de Lisa Ono. Em 1999, lançou o CD “Para Gershwin e Jobim”, gravado entre o Rio e Nova York. Depois vieram “Villa-Lobos-Coração popular” (2000) e o segundo volume de “Para Gershwin & Jobim”, além de produzir, ao lado do saxofonista Zé Nogueira, o álbum duplo premiado “Ouro-Negro”, dedicado à obra do maestro Moacir Santos.

5

. Marcos Nimrichter - Pianista, acordeonista, compositor, arranjador, produtor musical, apresentador de TV e professor. É o pianista da Orquestra Ouro Negro, que desde 2001 se dedica à obra do compositor Moacir Santos. Nos últimos anos, vem se destacando como solista convidado à frente de orquestras, como a OSB, Osesp, Orquestra Petrobrás Sinfônica e Sinfonia Brasil. Com a Osesp, sob direção de Mario Adnet e Paulo Jobim, foi agraciado com o Grammy Latino (2004) pelo álbum “Jobim Sinfônico”. Tem vários CDs lançados, sendo os mais recentes “Baião mineiro” (2016), independente, em parceria com Elder Costa, e o álbum “Trio$” (2016). Ao longo de consagrada carreira, vem participando de shows, CDs e DVDs com grandes artistas brasileiros e internacionais, dentre os quais Chico Buarque, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Cassia Eller, Winton Marsalis, Al Jarreau, Michel Legrand e Stanley Jordan. Apresentou e dirigiu, por três anos consecutivos, de 2009 a 2011, o programa Estúdio 66, do Canal Brasil, onde recebia convidados para improvisações musicais.

2

(Foto: Divulgação)

. Daniel Guedes - Reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, o carioca Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Atualmente, ocupa o cargo de regente associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e nesta temporada regeu obras como a Sinfonia nº5 de Mahler, assim como obras de Brahms, Schumann, Wagner e Ravel, entre outras, na Sala Cecília Meireles, Theatro Municipal do Rio e em Barra Mansa. Iniciou seus estudos de violino aos 7 anos com seu pai, e aos 13 venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, tendo ganho bolsa de estudos da Capes para estudar no exterior. Formou-se em bacharel e mestre pela Manhattan School of Music, na classe de Pinchas Zukerman, com quem também estudou regência posteriormente. Como regente, atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia entre outras. É regente da Academia Jovem Concertante, projeto criado em 2012 pela pianista Simone Leitão, e Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É professor de violino da Escola de Música da UFRJ, além de participar de importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Femusc e Festival Villa-Lobos.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×