Publicidade

RH

Temporada 2018

OSBM realiza concerto com apresentação solo de violino

Regente Daniel Guedes será também o solista da noite; programa traz Mozart, Beethoven, Dvorak e Schubert

Lazer  –  07/05/2018 17:58

1

(Fotos: Divulgação e Daniel Ebendinger)

_______________________________________________________

“O público verá obras relativamente pouco tocadas do repertório violinístico; não são concertos, mas sim peças curtas” 

(Daniel Guedes)

_______________________________________________________

A OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) apresenta nesta quarta-feira, 23, mais um concerto de sua Temporada 2018. Desta vez, além de reger a orquestra, seu maestro associado, Daniel Guedes, será o solista da noite, mostrando também o talento no violino. O evento acontece no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), em Barra Mansa, às 20h, com entrada franca e classificação livre.

No programa serão executadas obras de Mozart, Beethoven, Dvorak e Schubert. Segundo Daniel Guedes, serão apresentadas peças pouco executadas do repertório violinístico clássico e romântico, o que proporcionará ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais da obra desses importantes compositores.

- O público verá obras relativamente pouco tocadas do repertório violinístico. Não são concertos, mas sim peças curtas, como o Romance de Dvorak, que é uma peça maravilhosa e quase esquecida por violinistas e público, o Romance Nº 2 de Beethoven e também Schubert, com o Rondó para Violinos e Orquestra de Cordas. Esse é um programa bem camerístico, onde a orquestra interage muito com o solista, fazendo realmente música de câmara. O público vai poder observar os instrumentos como flauta, oboé, clarinete, trompas, tocando em sintonia com o violino - ressaltou o regente.

Ele explica que a escolha desse repertório foi justamente para poder mostrar a versatilidade da Orquestra.

- É como se fosse uma grande música de câmara, não tem o maestro ditando o tempo e a orquestra reagindo, mas sim todos tocando juntos a mesma música. Eu acho muito importante a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa poder mostrar essa faceta, de atuar sem regente, com a mesma pessoa solando e os músicos interagindo. Isso é claro que ocorre em um tipo específico de repertório, não é todo concerto que dá para fazer dessa forma, mas a escolha dessas peças foi justamente para mostrar essa versatilidade da orquestra - completou.

O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio do Ministério da Cultura, CCR NovaDutra, Saint Gobain e apoio do Instituto Cultural Municipal. 

Solista 

Reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, o carioca Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Iniciou seus estudos de violino aos 7 anos com seu pai, e aos 13 anos venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros - ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar no exterior. Como regente, atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia entre outras, e atualmente, ocupa o cargo de regente associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É regente da Academia Jovem Concertante, projeto criado em 2012 pela pianista Simone Leitão, e também professor de violino da Escola de Música da UFRJ. Participou de importantes festivais, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Femusc e Festival Villa-Lobos. 

_______________________________________________________

Confira a programa

. Wolfgang Amadeus Mozart
Abertura da Ópera “Cosi Fan Tutti” 

. Ludwig van Beethoven
Romance Nº 2 em Fá Maior Op.50 

. Antonín Dvorak
Romance em Fá Menor para Violino e Orquestra Op.11 

. Franz Schubert
Rondó em Lá Maior para Violino e Cordas D.438
Sinfonia Nº 5 em Si Bemol Maior D.485

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×