Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Lançamentos - Parte I

Vinicius Viana e José Huguenin lançam livros de poesia

O primeiro autor escreveu crônicas em prosas poéticas; já o professor lançou seu quinto livro, o segundo de poesias

Livros  –  13/12/2016 11:51

1

(Fotos: Divulgação)

Viana lançou seu livro no Sest/Senat, em Barra Mansa; Huguenin, na UFF, em Volta Redonda 

Na Superfície do meu Interior

(Vinicius Viana)  
Na superfície de uma montanha, de um penhasco, de algum lugar qualquer...
podemos estar ou ficar...

Essa obra utiliza linguagem verbal e não verbal. São crônicas em prosas poéticas, em que o autor aborda diferentes temas junto a fotografias um tanto subjetivas, criadas por diversos fotógrafos do Brasil. O livro foi publicado pela Editora Portuguesa Chiado, e será distribuído em quatro países: Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. Seu lançamento ocorreu pela primeira vez em Cruzeiro (SP), em 27 de outubro, no Museu Major Novaes. O autor também lançou em sua cidade natal Barra Mansa, em 30 de novembro, no Sest/Senat. Escritor, ator, estudante de pedagogia e educação artística, Vinícius Viana decide lançar seu primeiro livro, após críticas que impulsionaram a realização de seu sonho. Muitos se identificam com a dedicação do autor em mergulhar no seu íntimo, a fim de expressar de forma artística percepções da vida, que além de transcenderem sua essência, dão sentido à sua existência. Vinicius Viana é finalista no Prêmio OLHO VIVO 2016 - Categorias Poeta e Livro.

Texto do autor: Ser amante da arte tem suas vantagens - ora escrevemos, desenhamos, ora esculpimos, atuamos... Quase sempre embarcamos em nossas viagens. É um romance que contagia, vestido de tristezas e alegrias, ao som que nos leva à dança, registrados por fotografias que se transfiguram em lembranças. Envolvidos de maneira subjetiva, concreta ou abstrata, a partir de uma mente tranquila ou atordoada. Trata-se de um preenchimento que dá sentindo aos momentos, fruto do passado, presente ou futuro.

Contudo, para que nos relacionemos com tal, é preciso de algo no qual chamo de sensibilidade, pois sem ela enxergamos pela metade. Faz parte do ofício, difícil é não deixar escapar toda beleza que se instala em cada canto. Portanto, para que enxerguemos a vida com o espanto de uma criança que se encanta ao abrir os olhos pela primeira vez, precisamos viajar, mesmo que o corpo não saia do lugar. Até porque uma mente criativa não desmente a verdade que faz da vida; uma instigante obra de arte.

Fotógrafos: Amanda Auler, Angelo Bonini, Bárbara Leitte, Bruna Cristina Motta, Cainã de Morais, Clayton Moore, Dayana Oliveira, Diuliane Quadroz, Fábio Soares, Fernanda Souza, Gabriel Tarso, Heloisa Medeiros, Italo Matheus, Juliana Bordman, Leandro Mocca, Neto Monteiro, Patrick Thouin, Pedro Roque, Sabrina Gabana, Simone Rodrigues, Wallace Domingues e Yuri Gomes.

. Informações para adquirir o livro: viniguardian@hotmail.com / www.facebook.com/mviniciusviana

Experimentos poéticos

(José Huguenin)

Em 2 de dezembro, o professor, escritor e poeta José Huguenin lançou seu quinto livro, o segundo de poesias. O lançamento ocorreu durante ação de extensão relativa ao Projeto Cultura e Artes no Sul Fluminense: Memória & História, coordenado pela professora Gisele Wolkoff, do Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF, em Volta Redonda.

Realizado no Auditório da UFF no Campus Aterrado, o evento contou com a participação de alunos professores, servidores e comunidade em geral. O vice-presidente da Academia Voltarredondense de Letras, o jornalista Vicente Melo, prestigiou o evento do confrade.

Gisele Wolkoff fez uma crítica aprofundada da obra, tecendo correlações e afinidades entre grandes nomes na poesia mundial. O ponto alto da noite ficou por conta de uma intervenção artística do escritor, médico, arteterapeuta Márcio Marinho Nogueira, que produziu um roteiro artístico para apresentar poemas de Huguenin.

O editor da Criativa Leitura, Marcelo Nogueira, coassinou o roteiro da apresentação e prestigiou o lançamento. O poeta falou ao fim do evento, emocionado, agradecendo a presença e o carinho que recebeu de todos que foram prestigiar esse autor muito criativo e dedicado à arte literária.

. Informações para adquirir o livro: jose.huguenin@gmail.com

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×