Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Instituições Literárias

Grebal e Glan encerram 2016 com lançamentos de livros

Grêmio Barramansense de Letras fez sessão solene no Rotary Club; Gremio Literário de Autores Novos comemorou no Gacemss

Livros  –  30/12/2016 11:29

Publicada: 23/12/2016 (11:23:55) . Atualizada: 30/12/2016 (11:29:08)
  • O livro de autoria da poeta e professora Claudete de Medeiros

  • A coletânea do Glan

  • A coletânea editada pelo Grebal

  • O Grupo Melos Shalon

  • Os poetas José Huguenin, este colunista, Thereza, Claudete, Dora de Oliveira e Antônio Pena no lançamento dos livros

  • O bolo comemorativo com a foto da capa do livro do Glan

  • Os poetas comemorando as conquistas literárias

(Fotos: Divulgação/PoeArt Editora)

Na noite de 6 de dezembro, o Grebal (Grêmio Barramansense de Letras) promoveu uma sessão solene com o Rotary Club Barra Mansa. O evento aconteceu na Casa do Rotariano, reunindo dezenas de pessoas que foram prestigiar a escritora Claudete de Medeiros pelo lançamento do seu livro de poesia, “Prelúdio de amor”, a sua segunda obra publicada. Também tivemos o lançamento da tradicional coletânea “Prosa e verso”, do Grebal, em sua décima nona edição, com trabalhos de 67 associados da instituição.

Esse livro é o resultado do concurso Prosa e Verso que outorgou aos grebalistas prêmios em dinheiro, livros e diplomas. O Grêmio Barramansense de Letras prestou algumas homenagens, tais como: Camilo Martins, presidente da Academia de Letras de Artur Nogueira (SP), que foi um dos jurados do concurso; foram entregues Moções de Agradecimento ao revisor da obra, professor Antônio Pena, ao Rotary Club de Barra Mansa pela importante parceria no evento e ao fotógrafo do jornal “A Voz da Cidade” Fábio Guimas, autor da bela fotografia retratando a ponte Ataulpho Pinto dos Reis, carinhosamente conhecida como Ponte dos Arcos, que ilustra a capa do livro.

A sessão foi conduzida pelos presidentes, Carlos José de Oliveira, do Rotary Club Barra Mansa, e escritor José Fleming, do Grebal. Ao final todos foram presenteados pelo grêmio com exemplares dos livros “Prelúdio de amor” e “Prosa e verso XIX” e, claro, não faltou o delicioso coquetel. Parabéns ao Grebal por mais uma importante iniciativa literária em nossa região! Essa instituição literária foi fundada em 6 de março de 1975.
Mais informações. 

_______________________________________________________

Os vencedores do concurso Prosa e Verso XIX 

Categoria Prosa
1º lugar: Cláudia Pereira de Andrade Damião - Barra Mansa - RJ
2º lugar: Artur Rodrigues - Barra Mansa - RJ
3º lugar: Antonio Gilberto Porte - Barra Mansa - RJ 

Menções Honrosas
Pedro Paulo da Gama Bentes - Volta Redonda - RJ, Cosme Custódio da Silva - Salvador - BA, Francisco Newton Santos de Carvalho - Barra Mansa - RJ, Beckmann Pithany - Volta Redonda - RJ, Francisco Evandro de Oliveira - Belford Roxo - RJ, Natália Faria - Barra Mansa - RJ, Dora de Oliveira - Barra Mansa - RJ 

Categoria Verso
1º lugar: Julia de Cassia Araujo Tardém - Barra Mansa - RJ
2º lugar: Natália Faria - Barra Mansa - RJ
3º lugar: Hugo Farinelli de Castro - Barra Mansa - RJ 

Menções Honrosas
Luis Antônio da Silva Duque - Barra Mansa - RJ, Beckmann Pithany - Volta Redonda - RJ, Airton Campbell Rodrigues - Barra Mansa - RJ, Jean Carlos Gomes - Volta Redonda - RJ, Marly Moreira Sarmento - Barra Mansa - RJ, Maria Aparecida Duque de Oliveira - Barra Mansa - RJ, Luan Paschoal da Silva - Barra Mansa - RJ, Heloísa de Paula Alves - Barra Mansa - RJ  

_______________________________________________________

Na memorável noite de 17 de dezembro, aconteceu também nas dependencias do teatro Gacemss II o lançamento da “XXVI Coletanea de contos e ooesias do Glan” - Gremio Literário de Autores Novos de Volta Redonda, presidida pelo poeta Ivanildo Gonçalves Martins, que abriu o evento convidando a sua diretoria para compor a mesa da solenidade. Em sua fala fez seus devidos agradecimentos, teve declamações poéticas de alguns poetas e logo após uma magnifica apresentação do grupo Melos Shalon, composto por vozes que falam e tocam profudamente quando cantam seus louvores perfeitos.

A obra é composta por poesias e contos dos escritores que são associados dessa importante agremiação literária fundada em 5 de julho de 1975 e que desde então vem divulgando e descobrindo novos escritores, apesar dos inúmeros desafios inerentes em nosso constante caminhar em favor das letras. O encerramento do evento foi feito com palavras de reflexão sobre o que é o Natal ou o que pensamos ser o Natal, nesses dias de tantas turbulências que estamos enfrentando, mas sempre esperançosos de dias e condições melhores para todos. O ensejo serviu também para fazermos nossa tradicional confraternização natalina com os poetas e demais convidados que fazem e apreciam a arte poética. Tudo com direito a banquete de poesias, champanhe para brindarmos as boas novas e um delicioso bolo com a foto da capa do livro que traz a imagem do Monumento ao Trabalhador (obra que traduz: força, luta, progresso e determinação), localizado na Praça Brasil, em Volta Redonda. Parabéns ao Glan por essa árdua missão de editar mais uma coletânea fazendo com que a chama da poesia continue sempre acessa!
Mais informações.

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×