Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Coletânea de Poemas Bíblicos

Lourildo Costa divulga seu terceiro livro

Escritor de Volta Redonda lançou - Os frutos de minh´alma - durante a Bienal Internacional do Livro no Riocentro

Livros  –  24/12/2017 11:25

  • Com o editor e escritor Arthur Rodrigues

  • Autografando o livro para amigos

  • Com familiares

  • A obra

(Fotos: Divulgação) 

Recebemos e não poderíamos deixar de registrar, em nossa coluna, o lançamento do livro “Os frutos de minh´alma (coletânea de poemas bíblicos) de autoria do escritor Lourildo Costa, de Volta Redonda. A obra foi lançada no estante da Editora Litteris, durante a Bienal Internacional do Livro no Riocentro, realizada em setembro. Abaixo, o prefácio/apresentação que muito bem traduz um pouco da obra/autor, escrito por um grande escritor/professor/doutor, Pedro Albeirice da Rocha, residente em SC e que já foi homenageado por nós no livro “I coletânea viagem pela escrita”, de 2015 (PoeArt Editora). 

Simples e honestas emoções

Pedro Albeirice da Rocha (*) 

Algum tempo atrás, tive o privilégio de estudar com Lourildo Costa no curso de Letras do atual UBM, época que me traz muitas saudades e bons sentimentos. Aquela não era uma sala de aulas comum: eis que ali estava, dentre outros, o escritor J. M. do Lago Leal. No UBM tivemos professores inesquecíveis, como Nehy de Aguiar Peixoto, Maria da Conceição Condeixa, Roberto Markeson, Marlene Carvalho, Francisco Jácome Gurgel, Alcino Camatta, para citar apenas alguns. Lembro-me que as intervenções do acadêmico Lago Leal eram, por si, verdadeiras aulas.

A época era de sonhos e projetos. Lourildo Costa era, como eu, cheio de sonhos e sublimes ideais. Foi, então, que me iniciei no jornalismo, encaminhado por Geraldo Pançardes, e tive o privilégio de incentivar Lourildo também à prática jornalística, chegando ele a assinar coluna no jornal “A Voz da Cidade”, de Barra Mansa.

Chamavam-me a atenção no autor deste presente livro duas características: o exemplo de cristão e o amor às Letras. E a junção desses dois atributos levou o então mestre em formação a buscar aperfeiçoamento, sendo hoje autor de excelente trabalho ensaístico sobre a família. Agora, Lourildo Costa nos mostra sua verve artística no terreno da poesia.

Tendo como base a Palavra Sagrada, o poeta nos convida a uma viagem agradável, preenchendo nossos corações com simples e honestas emoções, e elevando nosso pensamento ao Criador de todas as coisas. Em versos descomprometidos com maior rigor formal, o que demonstra o esteta do nosso tempo que ele é, Lourildo não deixa de nos encantar com seu lirismo embalado por belas construções poéticas.

Não pretendo, aqui, fazer uma análise dos versos do autor, até para não influenciar o juízo que cada leitor deverá ter da obra. Mas convido o leitor a sentir a emoção de fruir a poesia que emana de uma alma crente e preocupada em louvar o Deus de Israel.

Com vocês, um escritor que orgulha meu coração voltarredondense, Lourildo Costa. 

(*) Pedro Albeirice da Rocha, PhD - Doutor em Letras, professor da Universidade Federal do Tocantins - Miracema - Brasil e ex-professor visitante das Universidades de Dublin (Irlanda) e Malta - União Europeia, Vinculado ao Colegiado de Pedagogia - Universidade Federal do Tocantins. 

Brando beijo 

Aquele brando beijo
Que me beijaste na boca
Com teus lábios de baeta,
- Balsâmico beijo!
Bebi-o, bebadamente,
como o beija-flor bebe o néctar...
E beberrão eu fiquei!
Como é bom bebericar
Este teu brando beijo
Até o estado de embriaguez!...

________________________

 

À minha esposa, Eliane, minha musa inspiradora, para quem fiz esta poesia, em 23/5/1983, também lhe dedico esta obra.

> Como adquirir o livro direto com o autor: lourildo_2006@yahoo.com.br

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×