Publicidade

RH

Infanto-Juvenil Para Todas as Idades

Evandro Ferreira e o bullying numa linguagem leve e clara

Trabalho realizado por professor serve de referência para outros educadores

Livros  –  09/01/2018 18:51

1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“Muitos têm tomado consciência, pois tenho organizado, quando posso, rodas de conversa, pedido relatos, ouvido o que eles apresentam e se queixam, e prestado mais atenção em todos; eles sabem disso” 

_______________________________________________________

Evandro Ferreira Rodrigues, nascido em São Gonçalo (RJ), atualmente reside em Caucaia (CE). Licenciado em matemática, está cursando pedagogia e é pós-graduado em matemática financeira e estatística e em gestão escolar. Atua como professor, sempre trabalhando poesia e leitura na escola. Publicou os livros “Momentos apaixonados escritos em poesia”, “Amar com poesia” e “Bullying, estou fora!” (infanto-juvenil). Ministra palestras sobre o tema “bullying, prevenção e intervenção!”, em escolas, faculdades, igrejas etc. Participa do Abraço Literário, promovido pelo Sesc de Fortaleza e faz parte da Almece (Associação dos Escritores dos Municípios do Ceará). Tem cinco poemas na antologia “Vozes escritas” e ficou entre os três primeiros no IV Prêmio Radiotelegrafista Amaro Pereira, de crônicas, organizado no Rio de Janeiro. Também está na antologia “Mil almas, mil obras”. Lançou esse livro na XI Bienal Internacional em Fortaleza e X Feira do Livro da UEFS (BA) e Programa Literatura, no BNB (2015 e 2017). Tem três anos de carreira literária e atualmente está terminando dois livros infantis para 2018. 

Confira a entrevista com Evandro Ferreira 

Escritor Evandro Ferreira, é um prazer contarmos com a sua participação. Conte-nos, o que o motivou a escrever sobre bullying?

Pelo fato de trabalhar em escolas e observar o comportamento da maioria dos adolescentes, me incomodou ver certas atitudes e não poder fazer nada. Escrevi o livro pensando justamente em chegar até eles para conversar, ministrar palestras e conscientizá-los daquilo que nem eles sabiam, isto é, que o bullying é sério e considerado crime. Dessa forma, podemos conscientizar os pais sobre o comportamento dos filhos e também dos cuidados a serem tomados. Assim, toda comunidade escolar poderá ser envolvida no processo de diminuição e erradicação do bullying. 

Apresente-nos seu livro “Bullying, estou fora”.

Um livro com uma linguagem leve e clara, com algumas ilustrações, por meio das quais a criança que já sabe ler poderá entender e criar o hábito pela leitura e o respeito pelo próximo. O livro conta uma história baseada em muitas situações reais, e pode ser lido por pessoas de qualquer faixa etária. O legal tem sido o feed das crianças e mães, no que diz respeito à personagem principal - Josefina. Todos sofrem com ela, mas no fim vem a grande lição. 

A quem você indica a leitura desta obra literária?

Todas as pessoas, especialmente crianças e responsáveis. Sem esquecer que pode ser bem trabalhado nas escolas e na igreja, por que não?! Tenho tido experiências fantásticas de crianças que começam a tomar gosto pela leitura, pois são envolvidas pela história e ilustrações do livro. Elas já contam para seus pais e outros, toda a história, ou seja, a leitura é de fácil entendimento. 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura de “Bullying, estou fora”?

A atenção para essa praga que se alastra na sociedade, independentemente de faixa etária e classe social. Creio que à época da infância e adolescência de muitos de nós podia-se brincar e tirar “sarro” dos colegas, mas vejo nos dias atuais crianças e adolescentes se matando por banalidades. O objetivo é conscientizar, alertar, prevenir e saber como e quando intervir na situação. 

Como têm sido as experiências com o livro em sala de aula?

Maravilhosas. Percebo que alunos do ensino fundamental II não sabem o que é, mas praticam. Muitos têm tomado consciência, pois tenho organizado, quando posso, rodas de conversa, pedido relatos, ouvido o que eles apresentam e se queixam, e prestado mais atenção em todos. Eles sabem disso! Mas precisamos de ajuda de todos os professores, da gestão escolar e dos adultos que estão por perto. Os meios de comunicação têm sido muito mal utilizados pela maioria. Então o cyberbullying também aparece. É preciso que os responsáveis acompanhem seus filhos e dialoguem sempre, pois quem sofre tem medo de falar e sofre ameaças. É um trabalho de formiguinha, mas é prazeroso quando gostamos e vemos os resultados positivos. 

_______________________________________________________

"As crianças não podem crescer sem perspectiva ou achando que o errado é o que se dá bem na vida. Vamos expandir o amor, pois nele está o respeito, a paz, a igualdade, a humildade e a dignidade humana para um amanhã mais feliz".

_______________________________________________________

Além do livro sobre bullying, você tem outros livros publicados. Apresente-nos esses livros.

O livro “Momentos apaixonados escritos em poesia” é meu primeiro trabalho. Lancei-o em 2014, e mesmo sem muitos acreditarem as portas foram se abrindo por meio de igrejas católicas, centros culturais, recitais, roda de leitura e amigos mais próximos.
O segundo livro, “Amar com poesia”, veio completar o primeiro, pois ambos falam de amor. Ouvindo as poesias que a maioria do público, que é feminino, dizia ter gostado, investi mais nesse segmento e apostei em poesias e prosas amorosas e reflexivas, que falam dos três tipos de amor: Ágape, Eros e Filia. Os casais, namorados, solteiros e pessoas que amam a poesia têm gostado bastante. Eu fico feliz! 

Onde podemos comprar seus livros?

Como as livrarias infelizmente cobram um percentual muito alto, podem ser comprados diretamente comigo, e o exemplar já segue autografado e com dedicatória. 

Quais os seus principais objetivos como escritor? Você pensa em publicar novos livros?

Levar o gosto pela leitura até as pessoas que não a experimentaram ainda, e fazer dela um momento prazeroso de descobrir um novo mundo. Atualmente estou terminando dois livros infantis: uma fábula e outro de poesias infantis que englobará datas importantes a fim de que as crianças possam conhecer e ser trabalhados nas escolas infantis. Será meu novo desafio. Estou animado. (risos) 

Quais os principais hobbies do escritor Evandro Ferreira?

Ouvir música (Bom Jovi, U2, Bryan Adams, Legião Urbana, Padre Fábio de Melo, Anjos de Resgate, Rosa de Saron, Celina Borges etc.), escrever, ler, apreciar a natureza, caminhar na areia da praia descalço; gosto de animais (tenho um cachorro, o Fred, e dois gatos - George e Jeremias). Também gosto de uma bela música ao vivo e amo futebol. Ah, sou Fluminense. Não poderia deixar de mencionar o amor a Deus, por meio da música, boas palestras, TV Canção Nova e a missa dominical, se é que posso chamar de hobby, mas são momentos que consigo equilibrar meu ser para continuar a luta pelo bem neste mundo. 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Evandro Ferreira. Agradecemos sua participação. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Que foi um prazer ter refletido aqui em cada pergunta. Gosto de fazer amizades e interagir com o público, mas peço que cada um que ler esta entrevista possa me ajudar nesse trabalho de formiguinha, pois são apenas três anos e não tenho nenhum apoio. Saibam que quero uma sociedade melhor, mais justa, amorosa e sem essas corrupções que vemos a cada dia. As crianças não podem crescer sem perspectiva ou achando que o errado é o que se dá bem na vida. Vamos expandir o amor, pois nele está o respeito, a paz, a igualdade, a humildade e a dignidade humana para um amanhã mais feliz! Conto com o apoio de cada um de vocês. Obrigado!

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Onde comprar o livro - E-mail: evandrocaucaia2012@hotmail.com
Facebooke Fã Club

_______________________________________________________

Por Shirley Cavalcante  –  smccomunicacao@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×