Publicidade

RH

Expandindo a Atuação

Senac leva atividades do Veste Rio para o interior do estado

Evento que acontece em Resende, Petrópolis e Campos em agosto irá reunir oficinas de estilo e sustentabilidade, além de bate-papos com profissionais da área

Moda  –  23/07/2018 19:16

(Fotos: Divulgação/Carlos Erbs)

_______________________________________________________

Região sul fluminense concentra comércio varejista de vestuário, calçados e acessórios, além de artigos de Viagem e de Cama, Mesa e Banho; seus 17 municípios empregam 9,5 mil trabalhadores formais em atividades ligadas à Moda

_______________________________________________________

Após cinco edições bem sucedidas no Rio de Janeiro, o Senac RJ, como apresentador do evento realizado pelas revistas “Ela” e “Vogue”, expande a atuação do Veste Rio e leva atividades do setor de Moda ao interior do estado. A fim de fomentar importantes polos produtivos e atender vocações e demandas regionais, em agosto, será oferecido o Veste Rio É Aqui nas unidades Resende (9/8), Petrópolis (14/8) e Campos (30/8). A programação irá abranger oficinas de estilo e sustentabilidade gratuitas para o público, além de palestras com profissionais da área. Para participar, as inscrições deverão ser realizadas diretamente nos locais do evento. 

Lançado em maio de 2016, o Veste Rio foi idealizado para gerar negócios e fortalecer o segmento da moda no estado fluminense, unindo à expertise grandes nomes do mercado de Moda. A regionalização do evento visa levar conhecimento e oportunidades de desenvolvimento a estudantes de Moda, profissionais e empreendedores de municípios considerados representativos para o setor. 

Mercado de moda fluminense 

Segundo dados do IBGE, em 2017, o segmento de moda (tecidos, vestuário e calçados) foi umas das atividades com maior crescimento no estado e no país. Houve expansão de 7,6% do volume de vendas de produtos da Moda no Brasil e de 4,2% no Rio de Janeiro, quando comparados aos resultados do ano anterior. 

De acordo com um levantamento do Senac RJ, a participação do varejo fluminense no segmento de Moda (7,6%) supera a do Brasil (6,2%). Em relação às regiões abrangidas pelo Veste Rio É Aqui, Campos dos Goytacazes, por exemplo, possui produção de peças de vestuário diversificada e é o principal polo de Moda na região, responsável por 62,1% dos empregos na Cadeia da Moda do Norte Fluminense. 

Petrópolis tem a famosa Rua Teresa como referência de consumo, atraindo moradores da Região Serrana e turistas da capital em seus mais de 900 pontos de venda. O polo produtivo do município supera 600 confecções, que geram cerca de 20 mil empregos. 

Já a região sul fluminense concentra comércio varejista de vestuário, calçados e acessórios, além de artigos de Viagem e de Cama, Mesa e Banho. Seus 17 municípios empregam 9,5 mil trabalhadores formais em atividades ligadas à Moda, com destaque para Volta Redonda, que concentra 28,4% das empresas e 23,7% dos vínculos empregatícios. Somado a Barra Mansa e Resende o resultado chega a cerca de 7,3 mil empregados em 1,8 mil empresas. 

Palestras 

Durante o evento Veste Rio É Aqui, as palestras serão realizadas sempre pela manhã, com a participação de empresários e profissionais da Moda, tanto da cidade do Rio quanto das regiões envolvidas. Entre eles, Fabio Monnerat, consultor de Marketing e Comunicação de Moda; Rique Groove, estilista da Ahlma; Luiza Brasil, jornalista de Moda e Colunista da “Glamour”; Rick Yates, Consultor de Marketing e Moda; além da participação de jornalistas da revista “Ela”, Márcia Disitzer e Bruno Astuto. Das 10 às 11h, haverá um bate-papo sobre Empreendedorismo e Novos Modelos de Negócios. Das 11h30 às 12h30, os visitantes poderão ampliar seus conhecimentos sobre Varejo de Moda e Marketing de Conteúdo em Redes Sociais. 

Oficinas de moda 

A rica programação conta ainda com duas oficinas. Na primeira delas, às 15h, Renata Bitencourt, instrutora de Moda do Senac RJ, consultora de estilo e influencer digital Fhits, irá orientar os participantes sobre Consultoria de imagem para varejo de Moda. Na segunda oficina, às 17h, a instrutora e designer de joias e bijuterias Danielle Costa irá ensinar como confeccionar Acessórios Sustentáveis a partir de matérias-primas que seriam descartadas. 

Senac RJ 

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 72 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 37 unidades em todo o estado, a instituição investe em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos. 

Ainda neste segundo semestre, serão oferecidos diversos cursos de Moda nas unidades Senac RJ localizadas nas regiões onde serão sediados os encontros. São eles: Workshop Processo Criativo em Moda (Petrópolis), Workshop Moda e Estilo (Petrópolis, Resende e Volta Redonda), Workshop Modelagem de Moda Praia e Íntima (Campos), Workshop Vitrines Estratégicas (Petrópolis e Resende), Workshop Confecção de Bolsa em Tecidos (Teresópolis e Resende), Workshop Modelagem Infantil (Resende e Campos), Curso Styling e Produção de Moda (Resende) e Curso de Costureiro (Teresópolis, Resende e Campos).

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Senac RJ - Veste Rio É Aqui - As inscrições deverão ser realizadas diretamente nos locais do evento:
. Senac Resende - Rua Sarquis Jose Sarquis, 80 - Jardim Jalisco - (24) 3358-1950. Dia 9 de agosto, quinta-feira, das 10 às 19h.
. Senac Petrópolis - Rua Alfredo Pachá, 26 - Centro - (24) 2231-7001. Dia 14 de agosto, terça-feira, das 10 às 19h.
. Senac Campos - Rua Cora de Alvarenga, 151 - Parque Leopoldina -(22) 2739-6000. Dia 30 de agosto, quinta-feira, das 10 às 19h.
Mais detalhes podem ser obtidos nas próprias unidades ou pelo site.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×