Publicidade

RH

Sucesso Sem Crédito

Chay Suede grava música de Julinho Marassi & Gutemberg

Maiores sites de música do país publicaram a canção - Aos meus heróis -, composta em 2002, mas sem creditar o autor

Música  –  11/10/2017 19:21

Ouça: Sem dar os devidos créditos ao compositor, Chay Suede regravou sucesso da dupla

Os músicos Julinho Marassi e Gutemberg foram surpreendidos recentemente com a notícia de que o cantor, ator e apresentador Chay Suede gravou uma composição de Marassi. A canção "Aos meus heróis" foi escrita em contraponto à explosão do funk na mídia brasileira e gravada em 2002, no segundo CD da dupla, intitulado “Julinho Marassi & Gutemberg ao vivo”. 

De acordo com Marassi, ao ver os comentários nas redes sociais (e ter a confirmação do fato, por meio de sua assessoria), ficou surpreso, já que sua composição atingiu milhares de visualizações no YouTube e também em redes sociais como MySpace, Facebook, Twitter, entre outras. 

- Ficamos felizes e ao mesmo tempo levamos um susto porque não sabíamos de nada. Ter nossa música com milhares de visualizações e nos maiores sites, principalmente de músicas, como Vagalume e Cifra Club, é um orgulho para nós - disse. 

Ainda segundo Julinho Marassi, que tem mais de 50 composições próprias, é muito legal perceber que uma música composta há quase 20 anos continua atual, sendo reeditada e fazendo sucesso para um público que não era nem nascido quando ela foi escrita. 

- Eu estava assistindo a um programa, domingo à tarde na TV, e o apresentador anunciou como o maior sucesso do momento o funk "Eguinha Pocotó". Mal terminei de ouvir a música e tive um insight para compor essa canção para homenagear alguns dos maiores nomes da MPB, como Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Belchior, Gilberto Gil, Chico Buarque, Cartola, Cazuza, Tom Jobim, Fábio Junior, Renato Russo, Roberto Carlos, Oswaldo Montenegro, Taiguara, Ivan Lins, Alceu Valença, Marisa Monte, Zé Rodrigues, Geraldo Azevedo, Lulu Santos, Zé Ramalho, Jorge Ben, Tim Maia, Rita Lee, Beto Guedes, Toquinho, Milton Nascimento, Elis Regina, Djavan, Vandré e Gonzaguinha.

A assessoria de imprensa de Chay Suede afirmou que o músico gravou a canção e publicou em seu perfil no MySpace e seus fãs compartilharam em várias redes sociais, ganhando assim milhares de visualizações. Nos shows ao vivo do artista, sempre que ele interpretava a música, era imediatamente acompanhado pela plateia, que cantava a letra do início ao fim.     

Sites publicaram música de Julinho Marassi
como se Chay Suede fosse o compositor

Versão original: Ouça a canção na interpretação de Julinho Marassi (o autor) & Gutemberg

Ter uma composição gravada por um músico de destaque nacional é gratificante, porém tem seu lado negativo, quando a canção não é creditada ao seu verdadeiro autor. Alguns dos maiores sites do país destacaram Chay Suede como compositor de “Aos meus heróis”. 

Julinho Marassi disse que essa foi a parte negativa da história e que não houve o cuidado e atenção necessária com os direitos autorais. 

- Essa música tem lugar de destaque em nosso repertório (Julinho Marassi & Gutemberg) há mais de 20 anos. Os artistas de sucesso, quando forem interpretar ou gravar uma canção, deveriam citar seus autores, o que não ocorreu neste caso. Vou levantar sempre essa bandeira - afirmou.

 1

(Foto: Divulgação/Daryan Dornelles)

. Chay Suede - É ator, cantor, compositor, apresentador e empresário. Ele se tornou conhecido nacionalmente ao participar da quinta temporada do reality show brasileiro “Ídolos”, exibido pela Rede Record em 2010, onde conquistou o quarto lugar. Logo após ser eliminado do programa, foi confirmado para integrar o elenco da versão brasileira da telenovela “Rebelde”. Em 2013, apresentou o programa “Hora do Chay”, na MTV Brasil, e no ano seguinte participou da série “Milagres de Jesus”, na Record. A fama mesmo só veio quando transferiu-se para a Rede Globo, ainda em 2014, e participou da primeira fase da novela “Império”, na qual, como protagonista, interpretou José Alfredo. Em 2015, viveu o personagem Rafael na telenovela das 21h da Rede Globo, “Babilônia”. Em 2016, “A lei do amor” (Rede Globo) e em 2017 - Joaquim - “Novo mundo” (Rede Globo). No cinema participou de “Lascados”, “Jonas e a Baleia”, “A frente fria que a chuva traz” e “Minha fama de mau”. Chay Suede deu início à sua carreira solo com um pocket show em um festival chamado “NoCapricho”, em 2012. O jovem foi indicado a vários prêmios, dos quais recebeu a maioria.

 2

(Foto: Divulgação/Julio Prado)

. Julinho Marassi & Gutemberg - Com 25 anos de carreira, Julinho Marassi & Gutemberg já têm três CDs e um DVD independente, já fizeram turnê de nove dias com apresentações em Lima (Peru), dois no Pub Terra Brazilis e um na Embaixada Brasileira. Se apresentaram também em cruzeiros marítimos europeus. Além disso, foram realizadas cinco turnês europeias: 2009, 2010, 2011, 2013 e 2016. A dupla tem 26 anos de carreira e composições próprias, dentre umas das mais famosas “Aos meus heróis”. Trazem na bagagem shows para públicos superiores a 30 mil pessoas. Fizeram, neste período, grandes parcerias. Com um repertório variado que mescla suas composições, sucessos da MPB do passado e do presente, eles já representaram o Brasil no exterior e abriram shows de grandes músicos renomados. 

Aos meus heróis

(Julinho Marassi

Faz muito tempo que eu não escrevo nada,
Acho que foi porque a TV ficou ligada
Me esqueci que devo achar uma saída
E usar palavras pra mudar a sua vida. 

Quero fazer uma canção mais delicada,
Sem criticar, sem agredir, sem dar pancada,
Mas não consigo concordar com esse sistema
E quero abrir sua cabeça pro meu tema 

Que fique claro, a juventude não tem culpa.
É o eletronic fundindo a sua cuca.
Eu também gosto de dançar o pancadão,
Mas é saudável te dar outra opção. 

Os meus heróis estão calados nessa hora,
Pois já fizeram e escreveram a sua história.
Devagarinho vou achando meu espaço,
Mas não me esqueço das riquezas do passado. 

Eu quero "a benção" de Vinícius de Morais,
O Belchior cantando "como nossos pais",
E "se eu quiser falar com..." Gil sobre o Flamengo,
"O que será" que o nosso Chico tá escrevendo. 

Aquelas "rosas" já "não falam" de Cartola
E do Cazuza "te pegando na escola".
To com saudades de Jobim com seu piano,
Do Fábio Jr. Com seus "20 e poucos anos". 

Se o Renato teve seu "tempo perdido",
O Rei Roberto "outra vez" o mais querido.
A "agonia" do Oswaldo Montenegro
Ao ver que a porta já não tem mais nem segredos. 

Ter tido a "sorte" de escutar o Taiguara
E "Madalena" de Ivan Lins, beleza rara.
Ver a "morena tropicana" do Alceu,
Marisa Monte me dizendo "beija eu" 

Beija eu, Beija eu Deixa que eu seja eu
Beija eu, beija eu deixa qe eu seja eu 

O Zé Rodrix em sua "casa no campo"
Levou Geraldo pra cantar no "dia branco".
No "chão de giz" do Zé Ramalho eu escrevi
Eu vi Lulu, Benjor, Tim Maia e Rita Lee. 

Pedir ao Beto um novo "sol de primavera",
Ver o Toquinho retocando a "aquarela",
Ouvir o Milton "lá no clube da esquina"
Cantando ao lado da rainha Elis Regina. 

Quero "sem lenço e documento" o Caetano
O Djavan mostrando a cor do "oceano".
Vou "caminhando e cantando" com o Vandré
E a outra vida, Gonzaguinha, "o que é?" 

Atenção DJ faça a sua parte,
Não copie os outros, seja mais "smart".
Na rádio ou na pista mude a sequência,
Mexa com as pessoas e com a consciência. 

Se você não toca letra inteligente
Fica dominada, limitada a mente. 

Faça refletir DJ, não se esqueça,
Mexa o popozão, mas também a cabeça.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×