Publicidade

RH

Resultado de Pesquisa

O poder e a beleza das mulheres quilombolas

Exposição no Espaço Z, em Resende, revela muito mais do que apenas a rica culinária dos quilombos

Parabólica  –  14/03/2017 11:10

Publicada: 07/03/2017 (20:35:39) . Atualizada: 14/03/2017 (11:10:57)

1

(Foto: Divulgação)

Registros: Toda a temática da exposição do Dagaz tem a mulher como ponto central

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região 

O Instituto Dagaz, em parceria com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, promove no Espaço Z, em Resende, a exposição fotográfica “Quilombos do Rio de Janeiro”. Durante a mostra, os convidados poderão experimentar amarrações de turbantes oferecidos pelo Instituto Dagaz. 

A exposição é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido, em 2014, pelo Instituto, nas comunidades quilombolas no Estado do Rio de Janeiro, visando identificar suas histórias, culturas e costumes culinários. Ela traz obras dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa, Fred Borba e Lidiane Camillo. De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura, Denise Assis, a mostra também é uma homenagem às mulheres, no mês em que se comemora o seu Dia Internacional. 

- Toda a temática desta exposição tem a mulher como ponto central. Por isso decidimos fazer esta mostra no mês de março, pois ela mostra toda a força, beleza e poder da mulher negra e quilombola - disse Denise. 

Segundo a presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes, a exposição revela muito mais do que apenas a rica culinária quilombola. 

- A mostra, além de trazer fotos dos pratos tradicionais das comunidades quilombolas, revela uma forma diferente de manifestar a cultura e os afetos dessa população, além de chamar a atenção da sociedade para questões sociais que ainda permeiam seu território - explicou. 

> Quilombos do Rio de Janeiro - Entrada franca. Exposição pode ser visitada até o dia 21 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Espaço Z, Avenida Gustavo Jardim, s/nº, Centro, Resende.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×