Publicidade

RH

Aprendizados e Curiosidades

Roda Cultural de Volta Redonda ganha exposição

Cartazes, vídeos e fotografias contam a história do rap nas ruas e praças da região; mostra pode ser visitada no Centro Cultural Fundação CSN

Parabólica  –  12/07/2017 00:18

Publicada: 30/05/2017 (19:15:17) . Atualizada: 12/07/2017 (00:18:43)

1

(Foto: Divulgação)

Legado: São cinco anos e mais de 185 encontros de hip hop realizados na Roda Cultural

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

O Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, inaugura a exposição: “Rima: Marcas da Roda Cultural de Volta Redonda”, em 2 de junho, às 19h30. Bruno Nery, Pedro Henrique e Diogo Carvalho assinam a exposição que traz a história dos cinco anos de Roda Cultural, contando os aprendizados e curiosidades do rap nas ruas e praças de Volta Redonda e região.

Fazem parte da exposição cartazes, vídeos, fotografias, uma parede de tags com assinaturas dos rappers famosos da região e um painel especial para o público interagir com a mostra. “Rima: Marcas da Roda Cultural de Volta Redonda” traz a relação da arte com o sujeito e do espaço com a realidade na cidade de Volta Redonda.

A Roda, que começou em 2011 e já com mais de 185 edições realizadas, é um encontro de cultura hip hop no Centro da cidade, que tem como objetivo contribuir para o fomento e difusão da produção cultural local.

Considerada a maior Roda Cultural fora da capital, está entra as cinco maiores de todo o Rio de Janeiro e mobiliza a cultura independente de todo o Sul do Estado. Inclusa no CCRP - Circuito Carioca de Ritmo e Poesia - desde 2013 busca integrar e divulgar artistas e músicos da região, por meio da ocupação de espaços públicos com poesia, dança, leitura e arte de forma livre.

Aos 14 anos, Bruno Nery, uns dos artistas que assina a exposição e interlocutor cultural responsável por levá-la ao Centro Cultural da Fundação CSN, começou a frequentar o circuito cultural independente de Volta em shows de hardcore. Foi por meio desse estilo musical que teve contato com a filosofia do “faça você mesmo” e junto com integrantes de sua banda, Nossa Vitória, começou a organizar shows e eventos na cidade, trazendo no formato colaborativo bandas de diversos locais e países para se apresentarem na cidade. Em 2014 foi convidado por Caio Camargo, na época organizador da Roda Cultural, para fazer parte do coletivo e, a partir daí, uniu a filosofia do “faça você mesmo” do punk com a filosofia de ocupação urbana do hip hop, ajudando a organizar diversas Rodas e a levar grandes nomes do rap nacional para volta Redonda.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Rima: Marcas da Roda Cultural de Volta Redonda - De Bruno Nery. Centro Cultural Fundação CSN. Entrada gratuita. Abertura: 2 de junho, às 19h30. Período de visitação: 3 de junho a 22 de julho. Dias e horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14 às 18h. Sábados: sob agendamento - centrocultural.fcsn@csn.com.br / (24) 3343-3990.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×