Publicidade

RH

Simpáticos Disquinhos

Compactos de 7 polegadas em exposição no MIS Resende

Arte na Capa de setembro relembra importância que o formato teve na indústria fonográfica brasileira nas décadas de 70 e 80

Parabólica  –  18/09/2017 09:55

Publicada: 30/08/2017 (12:43:08) . Atualizada: 18/09/2017 (09:55:39)

(Fotos: Divulgação)

Discos: Mostra pode ser conferida até 28 de setembro, no Museu da Imagem e do Som

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

Se você acha os discos de vinil, tipo long play de 12 polegadas e 30 centímetros, uma raridade, prepare-se para conhecer os compactos de sete polegadas que se transformaram numa verdadeira febre da discografia brasileira no fim do século passado. Com mais de 600 milhões de unidades vendidas entre as décadas de 1970 e 80, eles são o tema principal da exposição Arte na Capa que o MIS (Museu da Imagem e do Som) abre nesta sexta-feira, 1 de setembro em sua sede, localizada na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, no Centro Histórico de Resende. 

A mostra, intitulada “7 polegadas - Discos compactos”, que inaugura a nona edição do Arte na Capa 2017, é composta por 30 capas de artistas populares, idolatrados pelo público entre os anos de 1960 e 80, e que tinham nos discos compactos - simples (com apenas duas músicas) ou duplos (com quatro canções) - uma boa forma de divulgar sua música. 

Entre eles, estão Baby Consuelo, hoje Baby do Brasil, Gretchen, Erasmo Carlos e o grupo Baiano e os Novos Caetanos, todos no início de carreira. Além deles, a mostra também traz, entre outras raridades, as capas dos compactos com a trilha sonora do filme “Love history”, e o memorável “Happy Xmas - War is Over”, compacto lançado por John Lennon e Yoko Ono em 1971. 

Formato abandonado 

No Brasil, os discos compactos de 7 polegadas deixaram de ser vendidos em 1989, com exceção da fábrica Polyson, que não abandonou o formato e ainda o produz, só que em escala bem menor.

A alegação da indústria fonográfica para abandonar o compacto foi a de que nele se vendia a música, e nos long plays se vendia o artista. Mas, na realidade, a causa principal para o fim da produção dos compactos parece ter sido mesmo a econômica, já que os LPs rendiam muito mais lucros às gravadoras, do que os simpáticos “disquinhos” de duas ou quatro músicas.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> 7 polegadas - Discos compactos - Arte na Capa. Pode ser conferida até o dia 28 de setembro, com visitação de segunda a sexta-feira, do meio-dia2 às 18h. MIS (Museu da Imagem e do Som), na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, no Centro Histórico de Resende.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×