Publicidade

RH

Museu de Arte Moderna de Resende

Irreverência marca a exposição - Viva o povo brasileiro - no MAM

Obras do artista plástico Clécio Penedo retratam personagens do Brasil Imperial

Parabólica  –  15/11/2017 18:16

(Fotos: Divulgação)

Oportunidade imperdível: Mostra reúne obras produzidas por Clécio na década de 1980 

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

A irreverência, o bom humor e o traço inconfundível, que são a marca registrada do artista plástico Clécio Penedo, estão na exposição “Viva o povo brasileiro”, que o Museu de Arte Moderna de Resende abre nesta sexta-feira, 17, às 19h. A mostra, que é um verdadeiro painel do Brasil Império, reúne obras produzidas por Clécio na década de 1980, a pedido da Fundação Pró-Memória. O artista, que morreu em 2004, além de desenhista, pintor e gravador, sempre foi parceiro do MAM de Resende desde sua reabertura em 1974. 

Realizada em parceria com o Instituto Clécio Penedo, a exposição “Viva o povo brasileiro” chega a Resende após passar pelo Museu Imperial de Petrópolis. As obras que compõem a mostra retratam personagens do período imperial brasileiro, com destaque para o projeto Baralho Imperial. Entre as personalidades retratadas nele, sempre com certa ironia, estão o imperador Dom Pedro I, Carlota Joaquina, Dona Leopoldina e a Princesa Isabel. 

De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, órgão ao qual o Museu de Arte Moderna está vinculado, quem for ao museu conhecer a exposição poderá apreciar um total de 35 obras: 11 desenhos (onde o artista faz o estudo das cartas), uma serigrafia, um desenho e colagem, quatro litogravuras, uma tela a óleo, duas acrílicas sobre tela e 12 banners da série Baralho Imperial, além de três desenhos pertencentes ao acervo do MAM. 

Ainda segundo a Fundação, durante o período de visitação da exposição, o Instituto Clécio Penedo comercializará caixas do Baralho Imperial, que poderão ser adquiridas pelo público por R$ 60 a unidade.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Exposição: Viva o Povo Brasileiro, de Clécio Penedo - Local: Museu de Arte Moderna de Resende, Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, Centro Histórico. Abertura: 17 de novembro, às 19h. Visitação: Até 22 de dezembro, de terça a sexta-feira das 10 às 19h, e aos sábados, das 14 às 18h. Mais informações: (24) 3360-4470.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×