Publicidade

RH

Canções Eternizadas

Arte na Capa homenageia 55 anos de telenovelas no Brasil

Cerca de 40 capas de discos com trilhas de novelas fazem parte da exposição

Parabólica  –  12/07/2018 11:23

Publicada: 02/07/2018 (23:24:21) . Atualizada: 12/07/2018 (11:23:22)

(Fotos: Divulgação/Anderson Patrick)

_______________________________________________________

“Novela - Paixão nacional” pode ser visitada no Museu da Imagem e do Som, em Resende, até o dia 31 de julho 

_______________________________________________________

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

As telenovelas brasileiras, respeitadas no mundo inteiro, mexem com a emoção de milhares de pessoas diariamente. Grande parte desse sucesso vem das trilhas sonoras, que pontuam as cenas mais marcantes e eternizam canções. E foi pensando em homenagear os 55 anos da primeira produção nacional exibida na televisão, que o Arte na Capa de julho terá como tem “Novela - Paixão nacional”. A exposição, que terá início nesta terça-feira, dia 3, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Resende, poderá ser visitada até o dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. 

Durante a exposição, cerca de 40 capas de discos de telenovelas poderão ser conferidas, relembrando grandes sucessos que marcaram época na TV Brasileira, como “Cavalo de aço”, “Carrossel”, “Pantanal”, “Dancin Days”, “Locomotivas”, “O cafona” e “Estúpido cupido”, entre outras produções. Muitas delas, como o LP com a trilha sonora da novela “O Bem-Amado”, um dos maiores sucessos da televisão brasileira, e “Ana Raio e Zé Trovão”, trazem fotografias dos atores e atrizes principais, levando os visitantes a uma verdadeira volta ao passado. 

A ideia é matar a saudade daqueles que tiveram a oportunidade de assistir às novelas, muitas delas exibidas no século passado, e, ao mesmo tempo, apresentar essas produções para o público mais jovem, que não assistiu à trama, mas conhece muitas canções que a embalaram. 

- A TV ainda é o grande meio de comunicação de massa do nosso país e as novelas, que tratam de vários temas da atualidade, têm o poder agregar as pessoas. Por todos os lados, ouvimos conversas sobre as novelas, comentários sobre as personagens e sobre o enredo e isso acaba sendo um traço importante na nossa cultura. As capas que trazemos para o público nesta exposição resgatam obras icônicas para os amantes dessa arte e, com certeza, serão uma grande oportunidade para recordar grandes sucessos da teledramaturgia brasileira - disse Denise Assis, presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. 

Além do horário normal, do meio-dia às 18h, também é possível fazer o agendamento de escolas e outros grupos para visitas no período da manhã, das 8h ao meio-dia. Para isso, os interessados devem entrar em contato com o MIS, pelo telefone (24) 3354.7530. 

Primeira produção 

A primeira telenovela brasileira exibida diariamente foi “2-5499 ocupado”, que foi ao ar de julho a setembro de 1963, pela TV Excelsior. Na trama, Glória Menezes vive uma presidiária que trabalha como telefonista em um presídio. Tarcísio Meira apaixona-se por ela através de um único contato telefônico, sem saber qual é a real condição em que ela está. 

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Arte na Capa - Novela - Paixão nacional - Visitação: 3 a 31 de julho, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. Local: Museu da Imagem e do Som (MIS). Rua Luiz da Rocha Miranda, 117. Andar térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Centro Histórico, Resende.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×