Publicidade

RH

Cartão Postal

Exposição destaca os 114 anos da Ponte Velha

Elementos que contam a história de um ícone da história de Resende podem ser visitados no Arquivo Histórico até 31 de maio

Parabólica  –  02/05/2019 18:42

8408

 

(Foto: Divulgação/Gleiciane Carvalho)

Mostra resgata a importância histórica da Ponte Nilo Peçanha para o desenvolvimento de Resende, além de destacar toda a sua beleza arquitetônica; conta com fotografias, textos explicativos, banners e maquetes

 

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região 

Um dos mais marcantes cartões postais de Resende, a Ponte Nilo Peçanha, conhecida na cidade como Ponte Velha, é tema de exposição do Arquivo Histórico Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h, até o dia 31 de maio. 

Segundo os organizadores, a exposição, que visa resgatar a importância histórica da Ponte Nilo Peçanha para o desenvolvimento de Resende, além de destacar toda a sua beleza arquitetônica, contará com fotografias, textos explicativos, banners e maquetes. Cada elemento da mostra registra um momento da história da ponte, levando o público a uma viagem no tempo. Além disso, a exposição também conta com materiais produzidos por alunos de escolas municipais. 

- A exposição é voltada para pessoas de todas as idades, em especial para os jovens que terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da nossa cidade, de uma forma lúdica. Conhecer o lugar onde vivemos é um exercício fundamental para a formação da cidadania - explica o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan. 

Além das visitas individuais, a exposição, que tem entrada franca, também poderá ser visitada por grupos de estudantes ou profissionais que tenham interesse no assunto. Para isso, basta entrar em contato com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e agendar o dia e a hora.   

Marco do desenvolvimento 

Construída em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio para o Brasil, a Ponte Velha foi inaugurada no dia 16 de abril de 1905. Sua construção, considerada um marco no desenvolvimento da cidade, pôs fim a um verdadeiro drama enfrentado pelos moradores que precisavam atravessar o Rio Paraíba utilizando as antigas pontes de madeira, que periodicamente eram carregadas pelas enchentes. O nome oficial da ponte, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao presidente do Brasil na época, que veio a Resende especialmente para a inauguração da travessia. 

Posteriormente, a ponte foi tombada como patrimônio histórico municipal e estadual pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pela Prefeitura de Resende. A travessia se tornou um ícone histórico da cidade e completa mais um ano de existência. 

> Ponte Velha - 114 anos - Visitação até 31 de maio. Local: Arquivo Histórico de Resende. Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, Centro Histórico. Visitação: de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. Agendamentos: (24) 3354-6927. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×