Publicidade

RH

Gratuito

Festival multicultural

Evento que visa promover cidadania e arte vai contar com várias atrações, oficinas e atividades culturais

Pelo Brasil  –  22/08/2017 19:38

  • Desfile Multicultural do Carnaval das Culturas

  • Artes em anel (Foto: Beatriz Lima)

  • Gastronomia

  • Apresentação de crianças no Carnavalzinho (Foto: César Salomão)

  • Coral no Carnaval das Culturas (Foto: Márcia Pelucio)

  • Apresentação de adolescentes no Carnavalzinho

  • Apresentação de dança cigana (Foto: Juliana Chamoun)

(Fotos: Divulgação) 

Com a proposta de levar cultura de graça a todos e promover cidadania e arte, o 12º Carnaval das Culturas do Mundo promete encantar o público com diferentes espetáculos. Com entrada franca, o evento acontece no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, no Rio, dos dias 25 a 27 de agosto, do meio-dia às 21h, e conta com variadas atrações, oficinas e atividades que exaltam a diversidade cultural. 

Similar ao Karneval Der Kulturen Der Welt, que existe há mais de 20 anos em Berlim, na Alemanha, aqui no Brasil o projeto é organizado pela ONG Pra fazer Cultura. O objetivo é promover uma grande miscelânea cultural, reunindo culturas por etnias, comportamentos e classes sociais. Desde 2016, é lei estadual, fazendo parte do calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro, e agora denominado Semana Carnaval das Culturas. 

O público poderá acompanhar diversas atrações, como o Encontro de Corais, Festival de Cultura Cigana, de Danças Orientais e Folclore Árabe. No espaço acontece também o Varal de Poesias e oficinas gratuitas, como de contação de histórias, samba de roda, ciranda, dança afro, folclore entre outras. As pessoas vão ainda ajudar a eleger a Musa e o Muso do Carnaval das Culturas, um divertido concurso. E um grande Bailão a céu aberto acontecerá ao fim de cada noite. 

_______________________________________________________

Carnaval das Culturas do Mundo - 12ª edição - vai acontecer no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, dos dias 25 a 27 de agosto 

_______________________________________________________

A cidadania e a inclusão também têm papel de destaque no evento, com a promoção de alguns desfiles de moda com modelos moradores de comunidades do Rio. Um deles será o Comunidade Fashion, que contará com jovens do Borel, Formiga, Providência e Gamboa. O Comunidade Fashion é iniciativa do músico e dançarino Rodrigo Braz, idealizador do famoso projeto Rainha das Favelas. 

O outro desfile de moda será promovido pelas artesãs e modelos da comunidade Tavares Bastos, com apresentação de Glória Souza da Ação da Cidadania, irmã do Betinho e do famoso cartunista Henfil. 

O evento também recebe uma bailarina cadeirante, que fará um duo de tango e flamenco, e a Banda Recupera SOM, formada por adictos (pessoas em tratamento do vício em drogas). 

O público infanto-juvenil também terá vez com o Carnavalzinho, onde crianças e adolescentes de várias comunidades de risco social, como Cidade de Deus, Cantagalo, Rocinha, Vidigal, Gardênia Azul e até de São Paulo. Eles vão apresentar shows de dança, música e performances, tendo como ritmos o hip hop, rap, folclore brasileiro, jazz, afro, balé clássico, balé moderno e stomp. 

Paralelo ao evento e no mesmo local, durante os três dias, o público poderá visitar a feira de Art&Cultura, com artesanato, moda, gastronomia, acessórios, artes plásticas, decoração, literatura e cultura cigana. 

E no domingo, 27, das 11 às 13h, acontece o tradicional Desfile Multicultural do Carnaval das Culturas. A proposta é exaltar a diversidade dos diferentes grupos culturais, representada por alguns países e regiões do Brasil. A concentração será ao lado do Museu do Amanhã. 

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Carnaval das Culturas do Mundo - Data: 25, 26 e 27 de agosto. Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, no Rio. Gratuito. Público: livre.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×