Publicidade

RH

Conflitos Sociais

Dhiogo José Caetano

dhiogocaetano@hotmail.com

Opinando e Transformando

Saúl Hernández é o 36º entrevistado na série sobre cultura

Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado

Pelo mundo  –  30/05/2017 10:42

Publicada: 22/05/2017 (19:42:06) . Atualizada: 30/05/2017 (10:42:15)

1

(Foto: Divulgação)

Hernández: “A maioria consome a primeira coisa que tem perto; nem sempre a mais proveitosa” 

O 36º convidado na série de entrevistas “Opinando e Transformando” é Saúl Alejandro Hernández. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura. Confira: 

> Nome: Saúl Alejandro Hernández
> Reside: Heredia (Costa Rica)
> Breve currículo: Editor-chefe da biblioteca eletrônica Portugues.Free-eBooks.net. Coproprietário e diretor acadêmico da Asul (Academia Superior de Lenguas). Poeta, filólogo e criador de materiais para o ensino de línguas. Produtor artístico especializado no uso do humor profissional. 

> Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é para mim aquilo que não é natureza, que foi criado conscientemente pelo ser humano para preencher cada necessidade. Toda produção de material tecnológico, artístico, espiritual, tangível e intangível, costumes e ideias; são exemplos de cultura. 

> Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Sou sim. Por exemplo, como editor da biblioteca eletrônica Portugues.Free-eBooks.net, facilito a publicação de todos tipos de literatura de ficção e não ficção. Além de dar oportunidade a muitos escritores de distribuir suas obras, milhares de leitores por mês podem desfrutar do conhecimento e do prazer que oferecem os livros. Como é uma plataforma de distribuição na internet e como oferecemos e-books em todos os formatos de todos os dispositivos móveis que há no mercado, as possibilidades para uma pessoa ler durante o dia em qualquer lugar simplesmente já não tem limites, e naturalmente, o volume de leituras por pessoa aumenta exponencialmente, e com elas, o crescimento e a transformação cultural. Como diretor acadêmico também abro a mente dos estudantes a novas línguas, e com elas, a novos mundos de cultura. 

> Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Brasil é um país extremamente fascinante e complexo, a formação da sociedade brasileira nasceu sendo fruto da mistura cultural do mundo e ainda é. Brasil tem a característica de ser nacional e internacional ao mesmo tempo, e eu acho que deveria continuar aceitando os elementos das culturas estrangeiras para enriquecer a sua própria cultura, mas sem perder a identidade como nação, senão exatamente o oposto, se apoderando de toda a riqueza forânea, para assim ter cidadãos cosmopolitas que possam manter e produzir constantemente uma cultura de primeiro nível, original e valiosa, que continue dando ao Brasil um lugar indispensável no cenário mundial, enquanto os outros países também recebem essas contribuições culturais inestimáveis para se enriquecerem. 

_______________________________________________________

"Fique sempre fora da zona de conforto. Faça sempre o melhor, nunca dê esboços ao público, as pessoas merecem a máxima qualidade, o melhor que você realmente pode produzir". 

_______________________________________________________

> A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Depende. Se o indivíduo é analítico e crítico, a cultura vai libertar e acelerar o processo de crescimento dessa pessoa. Caso o indivíduo seja apenas um consumidor acrítico, a cultura não vai dar asas senão que vai cortar elas, deixando ele sem criatividade e limitando a cosmovisão a uma prisão de ideias predefinidas, sem chance de progredir. 

> Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Acho que um grande problema na prática da difusão cultural é o que vamos difundir. Se você possui os meios materiais para a disseminação da cultura, a problemática principal vai ser criar e/ou escolher conteúdo de qualidade, discernir entre as toneladas de informações e temáticas qual realmente vale a pena e qual é desnecessária. É problemático também para o consumidor, como saber o que consumir? Não é simples não, de fato, a maioria simplesmente consome a primeira coisa que tem perto, que nem sempre vai ser a mais proveitosa. 

> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

Para mim, o espaço digital é sem dúvida o maior espaço cultural do mundo, vai além das possibilidades físicas para abrir a porta de uma realidade sem limites, que oferece liberdade de opinião, liberdade de consumo, democratiza a cultura baixando o custo econômico, de tempo e de espaço, e fica literalmente nas mãos de uma massa populacional cada vez maior que tem acesso à internet. Brasil, agora mais do que nunca, precisa tirar o máximo proveito desta nova possibilidade, de forma proativa e com muita sabedoria para dar ao país e ao mundo as vantagens que uma ferramenta tão poderosa como é o espaço digital pode dar, absolutamente capaz de estragar ou melhorar a qualidade de vida da humanidade. 

> Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Ame a vida e ame o que você faz. Fique sempre fora da zona de conforto. Faça sempre o melhor, nunca dê esboços ao público, as pessoas merecem a máxima qualidade, o melhor que você realmente pode produzir. Para consegui-lo, consuma sempre cultura de primeiro nível, seja um estudante eterno e nunca pare de criar coisas novas. Não deixe o conhecimento ser apenas conhecimento, meça o que sabe em ações realizadas. Tenha um plano com claros objetivos diários. Fale menos e faça mais. Esqueça o medo e compare objetivamente suas criações com as melhores do mundo para você saber qual será seu valor acrescentado. Sonhe grande, atinja grande.

> Clique e confira todas as entrevistas da série sobre Cultura "Opinando e Transformando"

Por Dhiogo José Caetano  –  dhiogocaetano@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×