Publicidade

RH

De Olho na Crítica

TV gourmet

A cozinha maravilhosa na nossa televisão

Televisão  –  12/08/2016 18:19

Publicada: 18/07/2016 (19:52:00) . Atualizada: 12/08/2016 (18:19:47)

1

(Fotos: Divulgação)

“MasterChef”: Comandado por Ana Paula Padrão, é um dos programas mais vistos em rede aberta 

Olá, galera!
A TV se renova a cada dia. Novos programas, novas propostas, muitas polêmicas... Enfim, não cairei em nenhum mimimi, como se dizem. O controle remoto está aí pra isso. 

Enfatizando as novidades, citarei o universo culinário como tema de hoje. Nunca a gastronomia esteve em completa evidência nos últimos tempos. 

O número de programas aumenta porque a audiência cresce. Novelas, programas de auditório, shows, futebol e jornalismo continuam no topo da lista das atrações mais assistidas pela maioria dos brasileiros. Mas os programas de culinária estão subindo no ranking. Em 2015 ocupavam a 31ª posição, numa lista de 38. 

Desde os primórdios, as pioneiras Edna Savaget, Ofélia Anunciato e Etty Fraser eram as rainhas da cozinha televisiva. No princípio eram apenas pratos simples. Hoje a culinária se sofisticou. Basta trocarmos de canal e assistimos a uma disputa entre os mais variados conteúdos gastronômicos. Atualmente, há ótimos realities shows mostrando disputas entre cozinheiros, confeiteiros e por aí vai... A cozinha é de todos e para todas as idades. Homens e mulheres preparando deliciosas e curiosas iguarias, deixando-nos com água na boca e angariando uma legião de fãs de apresentadores-jurados-chefs e patrocinadores como o enorme sucesso “MasterChef”. Comandado por Ana Paula Padrão, é um dos programas mais vistos em rede aberta. A atração desbancou o “Big Brother Brasil” com o número de marcas apoiadoras.

O cardápio da TV 

. Grandes chefs
A cozinha de Nigella (GNT)
Curso de culinária do Gordon Ramsay (GNT)
Cake Boss (TLC)
Que Marravilha! Revanche (GNT)
Jamie Oliver (GNT) 

. Competições
The Taste - O Sabor da vitória (Fox Life)
A Guerra dos Cupcakes (TLC)
Hells Kitchen (TLC)
MasterChef (Band)
Que seja doce (GNT)
Mais você - Super chef (Globo)
Cozinha sob pressão (SBT) 

. Cozinha descomplicada
Receita minuto (Band)
Tempero de Família (GNT)
Cozinha Prática (GNT)
Fome de Quê (h&h)
Programa da Palmirinha (Fox Life)
Bela Cozinha (GNT)
Homens Gourmet (Fox Life) 

. Pelo mundo
Diário do Olivier - América Latina (GNT)
Chef vs City (TLC)
Brasil no Prato (Fox Life) 

O universo gastronômico é elástico e abriga vários tipos de público. Não importa o canal. Há variados estilos. Bom mesmo é comida boa, bom entretenimento e audiência nas alturas! 

Abraços, galera! 

> Fonte: Na telinha, Observatório da imprensa, Guia da semana 

Personagem do Dia

2

Geraldito (o saudoso Guilherme Karan) em “América” (2005) de Glória Perez. Vítima de uma doença degenerativa, Karan morreu aos 58 anos na semana passada (7/7). O trabalho do ator pode ser visto no humorístico “TV pirata” e na novela “Meu bem, meu mal”, ambos no Canal Viva.

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

4 Comentários

×

×

×

  • Duh Secco

    De todo esse vasto cardápio, o único que me atrai é o Master Chef, embora a edição castigue o programa, deixando-o exageradamente extenso. O que me atrai, principalmente, é o engajamento nas redes sociais, comentar com outros espectadores, a empatia de alguns participantes e a qualidade não só dos pratos como do programa. Também sou fã do Jogo de Panelas, quadro esporádico do Mais Você.

  • Leão

    Muito bom Albinno, suscinto e informativo, e ainda tem o cardápio completo de todas as atrações do gênero. Informação com qualidade. :D

  • Mais comentários