Publicidade

RH

A Prima

Fofoca é algo muito comum no âmbito da cirurgia plástica

Dar ouvidos à fofoca é um mau caminho, e geralmente atrapalha sua felicidade; a verdade é que a maledicência anda de mãos dadas com a inveja

Viver bem  –  04/07/2016 14:29

5073

(Foto Ilustrativa)

A cirurgia plástica invoca sempre a noção de

bem-estar e o conceito de felicidade; estar bem

com seu corpo é muitas vezes o primeiro passo

para nos sentirmos felizes; é por isso que

desperta tantos sentimentos, incluindo a inveja

 

          Publicada: 15/06/2016 (18:10:05)
          Atualizada: 04/07/2016 (14:29:04) 

Recebi uma antiga paciente em meu consultório, acompanhada de sua prima. Minha paciente encontrava-se no 14º dia de pós-operatório de abdominoplastia - aquela cirurgia utilizada para correção da estética do abdome. Apesar do edema (inchaço) compatível com a cirurgia, minha paciente estava espetacularmente bem: bom aspecto da ferida, linha da cintura com ótima definição, abdome com ótimo contorno.

Sete dias depois recebo novamente minha paciente triste e abatida, queixando-se do aspecto da cirurgia, apesar do resultado belíssimo e acima das minhas expectativas. O que houvera? O que de fato ocorreu para a mudança de julgamento e de humor de minha paciente? Resposta: a prima.

Após uma breve avaliação, constatei que sua prima havia feito comentários maldosos sobre a cirurgia de minha paciente para terceiros. A maledicência, ou mais conhecida como fofoca, é algo muito comum no âmbito da cirurgia plástica.

“Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo” (Sigmund Freud, como já dissera o sábio filósofo).

Dar ouvidos à fofoca é um mau caminho, e geralmente atrapalha sua felicidade. A verdade é que a maledicência anda de mãos dadas com a inveja... Que foi exatamente o que aconteceu com minha paciente.

As pessoas falam mal daquilo que desejavam ter ou ser. Neste caso a prima desejava fazer a cirurgia, mas como não era algo acessível preferiu deferir as profanidades sobre a vida alheia para aliviar sua dor, para esquecer sua própria limitação. Falamos mal exatamente daquilo que mais desejamos e queremos. É a maneira encontrada pelo fofoqueiro de tentar reduzir a felicidade alheia. Infelizmente somos todos assim, exceto eu e o leitor... Será?!

A cirurgia plástica invoca sempre a noção de bem-estar e o conceito de felicidade. Estar bem com seu corpo é muitas vezes o primeiro passo para nos sentirmos felizes. É por isso que desperta tantos sentimentos, incluindo a inveja.

Minha paciente está melhor! Alertou-me que devemos tomar cuidado com as pessoas que “tentam puxar a gente pra baixo”. Interessante, como nota o historiador Leandro Karnal, pois a frase já leva o conceito de que o invejoso encontra-se abaixo de você.

Por Rodrigo Honorato  –  honoraro.rod@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • luciana gil

    Um médico com mãos divinas como as suas nunca conheci, profissional divino tb.. Não tenho palavras para descrever um ser que foi tão especial em minha vida..sinto me realizada graças ao dr Rodrigo ...bjsss