Publicidade

RH

Lixo Que Vira Luxo

Artista sugere criação de associação de artesãs em Barra Mansa

Feira de Artesanato será realizada a partir de 23 de novembro, no Centro de Cultura Estação das Artes

Você é o repórter  –  14/11/2013 14:19

1

(Fotos: Divulgação)

"Feirinha": Até a metade do mês de dezembro, todos os sábados,
e a partir do dia 17 de dezembro até o dia 23 de dezembro, todos os dias

Internauta: Dora de Oliveira
Vista Alegre, Barra Mansa

Há muito tempo que lixo deixou de ser algo que você simplesmente descarta, sem pensar nele. Quando lixo passou a ser um "problemão", as pessoas e entidades começaram a se preocupar com o que poderiam fazer com ele para minimizar o problema. Os artistas e artesãos, com sua capacidade criativa nata, começaram a desenvolver técnicas para reaproveitar esses materiais, e isso detonou uma nova forma de ver e utilizar o lixo.

Muita coisa boa está acontecendo por conta disso, mas muitas dificuldades acompanharam o desenvolvimento dessa prática. A mais grave dela é a desvalorização do profissional que trabalha com artesanato. Mas esse é só um processo. Aos poucos, a arte, a persistência e a coragem vão levando essas guerreiras (a maioria é mulher, mas tem muito homem também fazendo esse tipo de arte) para o caminho do sucesso. 

Como uma fênix, renascer das cinzas 

2

Como artista plástica e artesã, venho acompanhando esse processo aqui em Barra Mansa desde que voltei do Rio de Janeiro, em 1999. No começo ainda consegui realizar alguns projetos artísticos, mas tive mais desilusão do que sucesso. A partir de um certo momento, precisei buscar novas formas de trabalho para sobreviver, e a arte ficou engavetada, esquecida e abandonada no meio dos meus planos. Agora, reuni algumas energias para dar mais um grito em favor dessas pessoas que insistem em viver de arte e artesanato.

Convivendo com algumas artesãs, antigas amigas da época que eu também participava das feiras de artesanato no Sesc (Serviço Social do Comércio) e no Jardim das Preguiças, senti vontade de me envolver novamente com essa arte. O que essas pessoas querem e precisam é de maiores oportunidades e valorização. Ainda há muito que fazer para tornar essa "feirinha" em uma atração turística do calendário da cidade. O potencial é gigantesco, só falta ser bem administrado, incrementado com ações políticas e sociais, e explorado em todos os seus aspectos. 

Um sonho bem real 

3

Convivendo diariamente com essa nova forma de ver a vida, a arte, o lixo, as oportunidades e a realidade das pessoas, passei a sonhar com uma série de ações que podem ser acrescentadas na vida de todas as pessoas, gerando qualidade de vida. Entre essas ações, a criação de oficinas de artesanato com materiais recicláveis, que podem gerar um novo conceito de empreendedorismo auto sustentável, associado à utilização da arte como terapia para diversas situações.

Esse sonho é possível, com a criação de uma associação de artesãs e com o apoio dos governos, ou de entidades ou pessoas com visão para isso. Então, vamos voltar a trilhar esse caminho. Quem sabe desta vez nós conseguiremos chegar onde queremos? 

A volta às feiras 

Depois de fazer algumas experiências com esse tipo de artesanato, estarei de volta à Feira no dia 23 de novembro, no Centro de Cultura Estação das Artes, na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro, das 9 às 13h.

Até a metade do mês de dezembro, estaremos lá todos os sábados, e a partir do dia 17 de dezembro até o dia 23 de dezembro, todos os dias. Espero que, desta vez, a experiência seja mais produtiva para todos. Confira alguns trabalhos de Dora.

_____________________________________________________
> Como participar do “Você é o Repórter”

Fotografou (ou filmou) alguma irregularidade? Tem lixo acumulado na sua rua? Buracos, entulhos, flagrou algo que merece ser divulgado? É só enviar para o OLHO VIVO, que será publicado. Importante: Não são apenas coisas ruins e reclamações que podem ser enviadas. Viu uma ação social interessante? Um projeto na sua comunidade que está funcionando muito bem, obrigado. Tem uma banda, um grupo de pagode? Vai lançar um CD, EP ou DVD? Então, fotografe (ou filme) e envie os dados sobre o assunto com o seu nome completo, cidade, bairro e contato telefônico (não se preocupe, telefone e e-mail não serão publicados). Assim, todo mundo vai ficar de OLHO VIVO na sua reportagem.

. Envie para: claudioalcantara@pop.com.br I claudioalcantaravr@hotmail.com I contato@olhovivoca.com.br I Contato: (24) 99995-5250

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Dora de Oliveira

    Claudio, como sempre... impecável! Obrigada por oferecer sua voz para gritar por nós, e por estar sempre de OLHO VIVO nos acontecimentos. O seu sucesso é fruto da sua seriedade, compromisso e responsabilidade com as realidades do nosso povo. Parabéns pela matéria e obrigado pelo apoio.
    Dora