Publicidade

RH

Políticas Culturais

Claudio Chiesse fala sobre a Conferência Municipal de Cultura de BM

Superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa fala das suas expectativas em relação ao evento deste fim de semana

Indicados ao Prêmio OLHO VIVO  –  26/07/2013 13:02

1

(Foto: Reprodução/Facebook)

"Espero com muita certeza que o objetivo dos representantes
de todos os segmentos artísticos do nosso município sejam alcançados"

Na manhã desta sexta-feira, 26, o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Claudio Chiesse, a pedido desta coluna, encaminhou suas expectativas em relação à II Conferência Municipal de Cultura de Barra Mansa. Sabe-se que o objetivo da conferência é promover a discussão e apresentar propostas de políticas públicas voltadas para a cultura do nosso município. O superintendente espera receber cerca de 200 pessoas no plenário do Palácio Barão de Guapi. Claudio Chiesse destacou que o encontro foi marcado para um fim de semana para ampliar a participação da sociedade e interessados em discutir os rumos das políticas culturais locais e nacionais.

O encontro, que acontece hoje e amanhã, 27, é fundamental, segundo ele, para trazer à tona todas as demandas dos artistas e articuladores culturais da cidade, e completa:

- A conferência é aberta a todo cidadão barramansense que quiser contribuir com propostas de políticas culturais que poderão vir a ser defendidas na Conferência Estadual de Cultura ou até mesmo em Brasília (na etapa nacional), pelos nossos delegados, que na oportunidade serão escolhidos para representar o nosso município.

Incertezas e esperanças 

Barra Mansa vive um momento de importantes transformações no campo político, principalmente pela mudança do chefe do Poder Executivo, que derrotou nas últimas eleições o candidato herdeiro político dos últimos três ciclos eleitorais, ou seja, por quase 12 anos. As expectativas de profundas transformações na cena cultural local inspiram em alguns artistas incertezas; noutros, esperanças. Nos primeiros sete meses no governo, observou-se abertura para a regulamentação das irregularidades na estrutura da Fundação de Cultura, no conselho, e ainda a adequação às diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. Situação que manteve-se na inércia e morosidade nas mãos dos governos anteriores.

A Fundação de Cultura, órgão gestor das políticas públicas culturais do município, analisa as expectativas para os desdobramentos possíveis em relação ao evento deste fim de semana, nas falas de seu superintendente:

- Do ponto de vista cultural, a nossa região é fortemente marcada por suas expressões artísticas, principalmente no campo literário, musical e das artes cênicas, e a cidade de Barra Mansa, nesse contexto, é bastante significativa, tendo fortes marcas identitárias e espero com muita certeza que o objetivo dos representantes de todos os segmentos artísticos do nosso município sejam alcançados.

Toda a programação e o regimento da conferência deste ano já foram publicados pela coluna. Veja aqui

Por Bravo  –  marcelobrv@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×