Publicidade

RH

Tomada Urbana

Sala Preta realiza quinta edição de mostra internacional de arte de rua

Projeto homenageia grupo equatoriano que influenciou o coletivo barramansense; objetivo é espalhar cultura pelas ruas do Sul Fluminense; programação é gratuita

Indicados ao Prêmio OLHO VIVO  –  14/11/2013 15:59

1

(Fotos: Divulgação)

Desdobramentos: A artista Leandra Espírito Santo fará enormes barcos de origami

A "Tomada Urbana" está em seu quinto ato. Depois de quatro anos consecutivos, a mostra internacional de arte urbana promovida pelo Coletivo Teatral Sala Preta, apresenta diversas linguagens artísticas na programação. Neste ano, o grupo leva às ruas teatro, música, videoclipes, curtas-metragens de ficção e documentários, e também artes visuais com intervenções plásticas e performáticas. A ocupação da silhueta urbana é o principal tema dos acontecimentos. 

O objetivo será espalhar cultura pelas ruas das cidades. Toda a programação é gratuita. Para participar, basta chegar bem curioso e atento aos locais indicados na programação. Em sua quinta edição a "Tomada Urbana" contará com obras e participações de artistas da Colômbia, Equador, Espanha, Mali, Inglaterra e de diferentes cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Niterói, Miguel Pereira e Campinas. A mostra acontecerá em diferentes cidades da região sul fluminense, como Resende, Volta Redonda e Barra Mansa.

Mas o que é a "Tomada Urbana"?

Ela surgiu como um forma de ocupar as ruas com teatro e em locais sem equipamentos de exibição artística. Era outubro de 2009 e os artistas do Sala Preta decidiram levar às ruas todo seu repertório, desde janeiro daquele ano, quando o coletivo foi formado. A ideia era concentrar toda a programação em uma só semana. O Coletivo ainda não tinha completado um ano de formado, e já tinha três espetáculos no repertório: "O cascudo douradinho", "A noiva de Gonzagão" e "Cantos de Euclides". Naquela época, o ator e bonequeiro colombiano Edwar Tápia, que fazia um intercâmbio com os atores barramansenses também se apresentou com o espetáculo "Cortina do céu". Ali então aconteceu a primeira mostra internacional de teatro de rua de Barra Mansa e Região do Médio Paraíba Fluminense.

No ano seguinte o grupo foi convidado a participar da "Revuelta a la Mitad del Mundo", realizada pela Corporación Humor y Vida, de Quito, no Equador. Aquele projeto consistiu em atender as comunidades esquecidas pelos governos e que estão em zonas de conflitos armados na fronteira equatoriana com a Colômbia. Foram cerca de 40 dias sem luz elétrica ou água encanada, passando por povoados hostis à presença de estrangeiros e viajando nos mais variados meios de transportes.

A "Tomada Urbana" foi tomando cada vez mais o território e transformando o lugar Barra Mansa num espaço de criação e difusão artística, percorrendo os bairros e distritos mais afastados. No ano passado, o Sala Preta contou com a participação das companhias mexicanas La Dueños e Coral Soldado. Além de bandas e músicos, como Beatbass Hightech, o Quinteto Vera Cruz, Vitor Fontes, Sara Bentes e Felipe Torres. Coube ao Sala Preta, além dos "Contos dos Continentes", participar também com uma performance musical, chamada "Marginal chic", que apresentou um musical bem inusitado em frente a um bar daqueles conhecidos como "pé-de-chinelo" no Centro da cidade.

O Sala Preta foi por dois anos consecutivos na Revolta no Equador. A força das ações do Humor y Vida para chegar nas regiões mais remotas, abandonadas e carentes de seu país transformou nosso modo de olhar para nossa própria comunidade. Os artistas barramansenses lembram que uma reflexão é fundamental para que o coletivo persista na realização da "Tomada Urbana": Por que não alcançar as nossas "fronteiras", nossas margens e agir de lá para cá? Por isso desde a segunda edição a mostra preserva o compromisso de levar arte nas regiões com menos oportunidades culturais cotidianas de Barra Mansa.

Um grande cortejo artístico pelas ruas do Centro da cidade

A abertura oficial da "Tomada Urbana" consistirá em um grande cortejo artístico pelas ruas do Centro da cidade, em 19 de novembro, terça-feira, às 15h. Ainda nesse dia, às 19h, a mostra homenageará a Corporación Humor y Vida, pelo projeto "Revuelta a La Mitad del Mundo". O Sala Preta propõe abrir a mostra com cinema de rua exibindo três curtas-metragens documentais sobre a participação do grupo barramansense no Equador.

Bem diferente das salas de cinema tradicionais, os vídeos serão exibidos numa tela montada nas escadas na Rua Bernardino Silva, que dão acesso à Avenida Domingos Mariano, próximo a um supermercado. Depois da projeção, a colombo-equatoriana Cony Angel (organizadora da "Revuelta") e os artistas que participaram da caravana, irão conversar com o público sobre essa incrível experiência. Os filmes foram produzidos e realizados pelo cineasta espanhol Octavie Royo Olazaguirre, da Korovo Films. Toda a programação é grátis.

_____________________________________________________
Obras inéditas na Região do Médio Paraíba Fluminense

Uma das novidades do projeto neste ano é que, além de três bairros e distritos de Barra Mansa, também realizará apresentações e intervenções em Resende e Volta Redonda. Além de Cony Angel, a mostra contará com mais participações internacionais, como o equatoriano bonequeiro Camilo Pacheco, e o inglês James Turpin, que hoje vive em Miguel Pereira. Isso, sem contar com os vídeos do espanhol Octavie Royo, gravados na Colômbia, e em Mali, na África.

Todos esses convidados estarão pela primeira vez na região sul fluminense e algumas obras de artes visuais serão elaboradas especialmente para as ruas das cidades que receberão o projeto. Os artistas Alexandre Pinheiro, Ana Luísa, Ana Costa, Leandra Espírito Santo e o fotógrafo André Sodré levarão para as ruas de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda obras como varais de fotografia, carimbos nas calçadas, origamis enormes, e colagens em muros. Segundo Thiago Delleprane, coordenador da programação de artes visuais da mostra, "há artistas que levarão pela primeira vez suas obras para as ruas e há outros que já têm a silhueta urbana como principal referência para sua produção". Delleprane ressalta ainda que o principal objetivo da mostra é promover a troca, o intercâmbio entre os artistas, o público, a cidade e suas relações, por isso a programação mistura artistas estreantes e experientes, artistas locais e internacionais, público do centro e dos bairros.

Esse é um dos únicos eventos da região a explorar as ruas das cidades como elemento principal para a produção artística. Dessa forma, a "Tomada Urbana" se destaca com uma referência não só para o estado fluminense, como para todo o país e o exterior. Delleprane enfatiza que a cultura de uma região pode ser fortalecida por meio de encontros como este: "Aliás, por meio deles que a arte e a cultura vão resistir e manterem-se ativas".

Oficinas gratuitas

O Sala Preta assinou uma parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), por meio do Sesi (Serviço Social da Indústria) Cultural para oferecer em Barra Mansa mais de 40 horas de oficinas gratuitas em diversas áreas artísticas. As oficinas acontecerão de 26 a 28 de novembro, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, localizada no Parque da Cidade. A coordenadora das oficinas da "Tomada Urbana", Viviane Saar, garante que não será preciso experiência profissional para participar: "O maior aprendizado dessas oficinas será o encontro de toda a comunidade com artistas de diferentes áreas, regiões, idiomas e culturas". Para participar das oficinas o interessado deve encaminhar um e-mail para salapreta@gmail.com com seu nome, telefone, RG e CPF, e o nome das oficinas que deseja participar. Os interessados podem se inscrever em quantas oficinas quiser. Porém, caso haja lotação será convidado a escolher no máximo duas.

_____________________________________________________
Saiba mais sobre cada oficina

1) Desdobramentos - Com Leandra Espírito Santo (Rio de Janeiro). Série de dobraduras gigantes feitas no ambiente urbano em meio à rotina diária, e instaladas para explorar o potencial destas dobraduras no âmbito da performance, da escultura pública e no da intervenção urbana. Dia 20/11, das 13 às 15h - Bairro Paraíso de Cima. Dia 21/11, das 10 às 12h - Corredor Cultural Parque Centenário). 10 Vagas (Para cada dia) | Classificação: 14 anos

2) Elaboração e manipulação de bonecos - Os bonecos ou formas animadas movem uma linguagem poética universal, possibilitando um intercâmbio mais dinâmico. Experimentando materiais reciclados e técnicas de manipulação para a confecção dos bonecos. Com Camilo Pacheco (Equador). Dias 26/11 a 28/11, das 19 às 22h - Tulhas do Café (Parque da Cidade). 20 vagas | Classificação: 14 anos

3) Carimbos - Com Ana Luísa Flores (Volta Redonda). A oficina propõe a construção e elaboração de carimbos artesanais, feitos com materiais fáceis de se encontrar. Ao final da oficina cada participante terá alguns carimbos que servirão para futuras impressões. Dia 26/11, das 14h às 18h - Tulhas do Café (Parque da Cidade). 15 vagas | Classificação: 14 anos

4) Colagens - Com Ana Costa (Volta Redonda) - A oficina se propões a ser um espaço para a experimentação de possibilidades expressiva da das técnicas de colagem, muito presentes no processo criativo da artista. Dia 27/11, das 14 às 18h - Tulhas do Café (Parque da Cidade). 15 vagas | Classificação 16 anos

5) Derivas sonoras - Com Cambar Coletivo - Raquel Aguilera e James Turpin (RJ/MG/SP). Utiliza conceito e prática do método da Deriva junto à pesquisa de intervenções sonoras, materiais pré-gravados e composições urbanas. Trata da narração e recriação em fluxo de memórias e territórios afetivos. Dias 26/11 e 27/11, das 14 às 18h - Tulhas do Café (Parque da Cidade). 15 Vagas | Classificação: 16 anos. Material: Os participantes devem levar seus celulares carregados, com fones de ouvido e cabos conectores.

6) Jogos teatrais - Com Cony Angel (Equador). Os jogos são ferramentas riquíssimas para o desenvolvimento do trabalho cênico. A artista trabalhará técnicas de clown para atores profissionais e amadores. De 26/11 a 28/11, das 8 às 12h - Tulhas do Café (Parque da Cidade). 25 vagas | Classificação: 14 anos

2

O inglês James Turpin integra o Cambar Coletivo,
um grupo com artistas residentes em três estados brasileiros

_____________________________________________________
Artistas de diversas nacionalidades ocupam as ruas

Na programação estão artistas internacionais como a atriz Cony Angel e o ator Camilo Pacheco, que apesar de serem equatorianos não são da mesma companhia. Camilo, Cony e Suzana Zana (Sala Preta) se conheceram na "Revuelta a La Mitad del Mundo" de 2012. Além dos equatorianos, marcam presença na "Tomada Urbana" o inglês James Turpin, com uma oficina, em parceira com a atriz Raquel Aquilera, apresentará a performance "Entre territórios", representando o Cambar Coletivo. O Cambar é formado por artistas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, e se reúnem e montam seus espetáculos muitas vezes por meio de telepresença e videoconferências pela internet. O espanhol Octavi Royo participa por meio de seus curtas-metragens. O cineasta produziu alguns documentários cujos personagens são povos pouco conhecidos em todo o mundo, como em Mali no continente africano, ou em Bella Flor, uma pequena cidade da Colômbia. Dentre os filmes estão alguns que contam com a participação do Sala Preta e da Corporación Humor y Vida.

7

Oportunidade: A colombiana Cony Angel está na programação

8

Único: O equatoriano Camilo Pacheco integra o time de talentos

As cidades terão as ruas tomadas por grupos, bandas e cineastas vindos da capital fluminense e de Niterói, como a dupla Fabrício Moser e Cadu Cinelli com "Duo sobre Desvios", o grupo Será o Benedito?!, com "O Salto", a cantora barramansense-carioca Glaucia Cris, e os performers Sara Panambi e Felipe Espínola com "Traverter". Também são do Rio de Janeiro o grupo Arvorá, que apresentará "Fragmento sobre a espera", e a artista, que apesar de ser natural de Volta Redonda, hoje reside no Rio, Leandra Espírito Santo com a instalação "Desdobramentos".

Os vídeos cariocas são representados por "Minha tia, meu primo", de Quem?; "Lágrimas de Oxum" e "Eu nunca deveria ter voltado", de Renan Brandão; e "Antigamente", de Sérgio Santeiro, esse último de Niterói.

Para Rafael Crooz, coordenador da programação de vídeos da "Tomada Urbana", todos os filmes foram inscritos para participar da mostra, e a maioria foi produzida por profissionais da região. O curta "Voto de domingo", por exemplo é do barramansense Thiago Almeida, da Andaime Filmes. São de Volta Redonda os videoclipes das bandas Quarto do L, com a música "Da mesa para o quarto", produzido pela Casuloroots Produções; da banda Amplexos, com a música "Sim"; do Thiago Elniño com a música "Amigo branco", esses dois produzidos e dirigidos por Rabú Gonzales.

Pratas da casa, a mostra conta também com a participação das bandas de Volta Redonda: Amplexos e Quarto do L. A cantora Glaucia Cris, apesar de nascida em Barra Mansa, desenvolve seus trabalhos na cidade do Rio de Janeiro há muitos anos. Completando a programação musical está a voz doce da resendense Ive Seixas, o rap de Thiago Elniño, e o som sambado do bom malandro Ed Zambroni e seu bando. O teatro da região será mostrado pela Cia. Muribeca com "Vida Muribeca" e pelo Coletivo Teatral Sala Preta, espetáculos do projeto "Contos do Continentes" e "Muito além do jardim". As artistas plásticas Ana Luisa Flores, com o trabalho "Camisetas" e Ana Costa, com "Colagens urbanas" e o artista Alexandre Pinheiro com "Janela" completam o time de artistas do interior do Estado do Rio.

5

O Sala Preta integra a programação com o espetáculo
"Muito além do jardim" e obras do "Contos dos Continentes"

> Confira aqui a programação completa

5

Artistas regionais de destaque nacional recheiam
a programação musical como a banda Amplexos

Quem é quem na "Tomada Urbana"

. Coordenação de projeto: Marcelo Bravo e Danilo Nardelli
. Direção de produção: Marcelo Bravo
. Coordenação técnica: Rafael Crooz
. Coordenação de artes visuais: Thiago Delleprane
. Coordenação de música: Bianco Marques
. Coordenação de oficinas: Viviane Saar
. Assistência de produção: Clarissa Anastácio, Kaline Leigue e Suzana Zana
. Vídeo: Casuloroots - Diego Bonifácio e Marcela De Aguiar
. Arte gráfica e assessoria de imprensa: Marcelo Bravo
. Fotos: Clarisse Melo
. Realização: Sala Preta.

Serviço

> Tomada Urbana - Ato V - De 19 a 28 de novembro pelas ruas de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. Confira a classificação na programação. Gratuito. Agradecimentos: Marinho Branco, Shana Cancino, Paty Galarza e a todos que colaboraram para que a "Tomada Urbana" acontecesse desde 2009. A "Tomada Urbana" é uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta, patrocinado por Sesi Cultural, Firjan, Sky Formaturas, Cata-Vento Centro de Educação, Transporte Excelsior e Ótica Modelo. Com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Farizel, Casuloroots Produções, Animais Eventos Culturais, Be Happy Tabacaria Retiro, Diário de Bordo, Gacemss 68 anos, Ponto Chic Bar e Restaurante, Viação Sul Fluminense, Pizzaria Papabru, UBM, Mademax, Darc Tintas, Amigos na Cultura, Padaria Triunfal e Gráfica Drumond. Mais informações: site oficial e Facebook. E-mail: salapreta@gmail.com

Por Bravo  –  marcelobrv@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×