Publicidade

RH

Rede Social

Portadora de câncer faz campanha de doação de sangue no Facebook

Falta de doadores em novembro é incomum; em média, doações têm caído à metade dos outros meses do ano

Geral  –  13/11/2012 15:33

415

(Fotos: Aline Gouvêa)

Estoque de sangue está muito

baixo e campanha é realizada

em Volta Redonda

“A gente só sabe o quanto é importante a doação, quando precisa. Muita gente não tem noção de que alguns mililitros podem fazer tanta diferença para uma pessoa. Temos tanto tempo para ir ao shopping, fazer unha, mas não arrumamos tempo para fazer uma doação que pode salvar vidas. É tão rápido e, muitas vezes, as pessoas não vão por falta de tempo”. Com esse desabafo, e um apelo no Facebook, Deiviane Lopes, de 26 anos, tenta mobilizar doadores de sangue para ajudá-la. Assim como ela, outras pessoas precisam de doações.

- Tenho câncer de colo de útero, e não foi por falta de fazer preventivo, fiz em fevereiro e outro em maio e, desde que descobri, no fim de novembro do ano passado, estou nessa batalha - contou, acrescentando que em 31 de outubro procurou o Hemonúcleo de Volta Redonda:

- Minha imunidade ficou baixa, por causa da quimioterapia, e precisei de sangue, pois deu anemia e não tinha a quantidade necessária que eu precisava. Precisei de sangue, eu e mais uma senhora, então foi uma bolsa para ela e outra para mim.

Foi essa fato que motivou Deiviane a multiplicar o pedido de ajuda pela rede.

- Postei o pedido no Facebook, para ajudar as outras pessoas também e quando vi a notícia estava na rádio e se espalhou na rede, inclusive já foram amigos meus doar - falou.

Segundo o coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Flávio Fagundes, apenas 20 minutos são necessários para fazer a doação de sangue em que são retirados de 400ml a 450ml, uma quantidade que o corpo repõe em menos de 24 horas.

- Se o doador não pegar peso, beber bastante líquido e seguir as recomendações, o corpo repõe em menos de 24 horas - explicou.

O pedido feito no Facebook

“Urgente: Meus amigos e amigas, venho carinhosamente pedir a vocês um grande favor. Eu estava internada até ontem no Hospital São João Batista, porém, precisei fazer uma transfusão de sangue. Só que eu precisava de duas bolsas de sangue e só puderam me doar uma, porque não tem sangue no hemonúcleo do hospital. Então, peço aos meus amigos e amigas que já doaram ou nunca doaram que vão ao Hospital São João Batista, doem no nome (Deiviane Lopes da Silva). Meu sangue é A+, porém quem não é A+ pode, por favor, doar para outras pessoas que também estão precisando como eu. Beijos a todos e obrigado!”

Novembro atípico deixa estoque em baixa

Mito, medo, falta de conscientização e desconhecimento do procedimento são alguns dos principais fatores que atrapalham novos doadores voluntários, segundo os coordenadores do Hemonúcleo de Barra Mansa, Flávio Fagundes, e do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, Cristina Guimarães do Nascimento.

De acordo com Fagundes, a falta de doadores em novembro não é comum. Fato que tem preocupado ainda mais, já que a diminuição de doadores acontece sempre no fim do ano - em dezembro - e no mês das férias escolares (janeiro). O coordenador informou que o ideal para abastecer o Banco de Sangue é de 20 a 25 doações por dia, porém, nos últimos dias, tem chegado à metade, de seis a dez doações por dia. Conforme Cristina, em Volta Redonda, a queda quanto ao número de doadores no período de fim do ano fica em torno de 20% (dados de 2010 para 2011).

- O estoque está muito baixo, caiu em torno de 60%. Em novembro não é comum, e essa baixa já vem desde setembro. Acredito que o principal motivo seja a falta de conscientização da população - falou Fagundes, ao destacar:

- No Hemonúcleo de Barra Mansa estamos precisando com urgência do tipo O+ e O-, pois estamos sem estoque no banco. Não tem nada que substitua o sangue. Sem doador, não tem a matéria prima. Existem muitos mitos em relação à doação, por isso, é preciso informar que doar não vai alterar o organismo e nem engordar.

1

Desconhecimento é a principal dificuldade de conseguir doadores

- As pessoas precisam se conscientizar da importância do ato de doação. Saber que ao doar hoje ele consegue salvar três vidas. Que em dois ou três meses, a pessoa pode voltar a doar. Os medos e mitos de que vai pegar uma doença são comuns, por isso a importância de deixar claro que todo material é utilizado apenas uma vez e que o resultado do exame é sigiloso – enfatizou Cristina.

Para a coordenadora de Volta Redonda, a diferença está na demanda e não na quantidade de coletas. Segundo Cristina, as doações variam em torno de 30 por dia, mas nem todas são aproveitadas, já que há diferença entre comparecimento e bolsas coletadas, há ainda o processo de avaliação do material coletado e o prazo de validade dos elementos (hemácias, plasma e plaquetas).

- O que faz a diferença é o aumento da demanda, as doenças estão evoluindo e o tratamento também está. Para se ter ideia, o Hemonúcleo de Volta Redonda, que completará 1 ano em 4 de dezembro, abastece sete instituições públicas: o Hospital Municipal São João Batista, o Hospital do Retiro e os que prestam atendimento conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde), como o Santa Margarida e o Hinja, as cidades de Piraí, Pinheiral e Rio Claro - disse.

Campanha oficial vai até 30 de novembro

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda iniciou sua campanha com o tema “Para quem doa são alguns minutos. Para quem recebe uma vida inteira”, em 4 de novembro, com uma ação de conscientização em conjunto com profissionais da saúde, escoteiros e estudantes de administração, na Vila Santa Cecília. Na cidade, a campanha se estende até 30 de novembro.

- A falta de sangue é no Brasil inteiro. O Ministério da Saúde acredita que se jovens de 16 a 17 anos doassem pelo menos duas vezes ao ano não faltaria sangue. O desafio é manter o doador fidelizado - comentou Cristina.

Para doar é necessário:

- Documento de identidade original com foto
- Ter boa saúde
- Ter acima de 16 anos até 67 anos (de 16 a 18 anos é necessário autorização do responsável)
- Ter peso acima de 50 kg
- Não estar em jejum
- Evitar alimentação gordurosa antes da doação
- Não estar grávida
- Não ingerir bebida alcoólica de seis a 24 horas antes da doação

Dia Nacional do Doador de Sangue

Em 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O objetivo de valorizar a doação voluntária de sangue e a importância do ato levou o ex-presidente Marechal Humberto Castello Branco a instituir a data em 1964. Foi também uma estratégia para que o estoque dos bancos de sangue não seja prejudicado, em razão das férias e festividades de fim de ano, quando há menos doadores nos hemocentros.

Onde doar sangue na região sul fluminense

> Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda - Anexo ao Hospital Municipal São João Batista, na Rua Nossa Senhora das Graças, 235, São Geraldo. Horário para doações: de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h. Telefone: (24) 3339-4242 ou 0800 282 5742.

> Hemonúcleo de Barra Mansa - Ao lado da Santa Casa, na Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro. Horário para doações: de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h. Telefone: (14) 3322-8430. Ou no Facebook.

> Hemonúcleo da Costa Verde, em Angra dos Reis - Rua Manuel do Rosário, 67, Centro. Horário para doações: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 16h. Telefone: (24) 3369-6133.

> Hemocentro Regional de Vassouras - No Hospital Universitário Sul Fluminense, Rua Vicente Celestino, 201, bairro Madruga. Horário para doações: de segunda a quarta-feira, das 8h às 11h30. Telefone: (24) 2471-8141.

> Núcleo de Hemoterapia Municipal de Resende - Avenida Marcílio Dias, 800, Jardim Jalisco. Horário para doações: de segunda a sexta-feira, das 7 às11h e das 13 às 15h. Telefones: (24) 3381-4834, (24) 3381-2147 e (24) 3354-8907. Referência: Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori.

Fonte: Hemorio

Por Aline Gouvêa  –  alyne-gouvea@hotmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • cristina

    É importante que a doação de sangue seja considerada por todos como parte da responsabilidade social, nosso papel como cidadão. Ressalto que não tivermos DOADOR não teremos sangue disponível. Aproveito a oportunidade para parabenizar vc doador de sangue pelo seu dia 25 de novembro-Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Abraços....

    DOE SANGUE E SALVE VIDAS.FAÇA DIFERENTE NESTE NATAL...

  • débora bueno

    Parabéns Aline Gouvêa, como sempre trabalhando em prol de ajudar a quem precisa, sempre fazendo melhor do que já faz, profissionalismo em primeiro lugar!!!!