Publicidade

RH

O Que Vem Por Aí...

Volta Redonda amplia ocupação de espaços culturais em 2019

Artistas serão chamados pela Secretaria de Cultura para novo edital de ocupação do Memorial Zumbi, Zélia Arbex e do novo Centro de Artes

Geral  –  26/12/2018 17:39

8057

 

(Foto: Divulgação/SecomVR)

Memorial Zumbi concentra as atividades com foco em cultura afro, como capoeira, dança, jongo, música, exposições, feiras afro

 

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda prepara para novo edital de ocupação dos atuais centros culturais do município com uma novidade. O CEU (Centro de Esporte e Artes Unificadas), que foi entregue neste mês, pelo prefeito Samuca Silva, aos moradores do Conjunto Habitacional Vila Rica e Jardim Tiradentes, também estará no edital junto com o Memorial Zumbi dos Palmares e Centro Cultural Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. 

- Haverá também um novo Chamamento dos Artistas para diversas atividades relacionadas a cultura e eventos, ainda no primeiro trimestre - contou a secretária de Cultura, Aline Ribeiro.  

O Memorial Zumbi concentra as atividades com foco em cultura afro, como capoeira, dança, jongo, música, exposições, feiras afro. O Centro Cultural Zélia Arbex para as artes plásticas, onde cada artista inscrito e selecionado terá o prazo de até 30 dias para mostrar os seus trabalhos. Este ano foram 22 ocupações com artes, no local. 

Visibilidade para um grande público 

O edital de Chamamento Público é feito para as pessoas interessadas em ocupar os espaços públicos culturais do município, lançado este ano pela Secretaria Municipal de Cultura. Todos que se inscreveram e foram aprovados ganharam o prazo de até 30 dias para mostrar os seus trabalhos artísticos. As exposições vão até abril de 2019, quando novo edital de chamamento será divulgado pela SMC. 

O prefeito Samuca Silva comentou a construção desta nova política de incentivo aos artistas da cidade e região. 

- Estamos abrindo oportunidades para todos se inscreverem e participarem ativamente da política cultural da cidade, junto com o Conselho Municipal de Cultura. O papel do poder público é atuar como um agente de fomento na ocupação dos espaços públicos, democraticamente. Estes espaços culturais são vitrines para a visitação pública nas áreas centrais e de fácil acesso - comentou Samuca. 

Entre os novos projetos para 2019, estão o VR do Rock, na Praça Brasil, previsto para o fim de março de 2019, com a participação de bandas autorais da região, com praça de alimentação e venda de artesanato (economia criativa) durante os dois dias do evento musical. Outra atividade cultural programada é o Afro Rua com ocupação para espaço cultural de 11 quiosques na Vila Brasília, pelos empreendedores culturais para os temas de culinária, moda, beleza afro, livraria. A previsão é para o primeiro trimestre de 2019. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×