Publicidade

DJ

Atividades Lúdicas

Projeto Árvore do Saber acontece pela primeira vez na Fumaça

Nesta edição, haverá exposição de poemas, contação de histórias e doação de livros

Cidades  –  28/01/2019 19:51

(Fotos: Carina Rocha e Jenny Faulstich / PMR)  

_______________________________________________________

Evento reúne pessoas de todas as faixas etárias, principalmente crianças, embaixo de uma árvore com diversos livros pendurados por elástico

_______________________________________________________

Pela primeira vez, a Prefeitura de Resende leva o projeto Árvore do Saber até a Praça da Vila da Fumaça, no domingo, 3, a partir das 15h. Desenvolvido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, por meio da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, o projeto oferece diversas atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento da leitura, interação entre pais e filhos, incentivo à cultura e entretenimento. Nesta edição, haverá exposição de poemas, contação de histórias com Maria Violante e doação de livros. 

O projeto, que envolve oito profissionais, existe desde 2016 e tem a proposta de ser realizado uma vez por mês. O presidente da Fundação Casa da Cultura, Thiago Zaidan, explicou como funciona a dinâmica da Árvore do Saber, salientando que um dos objetivos é divulgar a Biblioteca Municipal. 

- O evento reúne pessoas de todas as faixas etárias, principalmente crianças, embaixo de uma árvore com diversos livros pendurados por elástico. Com um tapete aconchegante, o leitor tem a liberdade de escolher qualquer título exposto para desbravar novos conhecimentos e exercitar a mente, podendo ficar sentado com tranquilidade. O ambiente é propício para abrir os horizontes a partir das obras literárias e estimular o interesse das pessoas em frequentar a biblioteca do município - destacou. 

Thiago Zaidan reforçou que a promoção da leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual das pessoas, em especial na formação de crianças e adolescentes. 

- A arte literária deve ser expandida para todos os cantos da cidade, focando no público infanto-juvenil. O projeto da Casa da Cultura era tradicionalmente desenvolvido durante o Domingo no Parque, no Parque das Águas. Por isso, resolvemos ampliar para outras localidades, inclusive, às mais distantes. Todos têm direito ao conhecimento e o projeto propicia uma abordagem sociocultural - frisou, complementando que o projeto é uma extensão que demonstra a riqueza cultural da Biblioteca Municipal. 

Hoje, o município dispõe de uma biblioteca nova com um acervo com aproximadamente 20 mil títulos técnicos, didáticos, de literatura, entre outros gêneros. O acervo inclui volumes em braile e audiobooks. São 16.210 livros catalogados. A biblioteca foi reinaugurada em maio do ano passado, no espaço onde funcionou pela primeira vez, há 71 anos. O local foi totalmente reformado pelo Programa Revitaliza Resende, dando maior acessibilidade. A mudança reflete na valorização na cultura e em uma economia anual para os cofres públicos de mais de R$ 50 mil, já que a sede anterior era alugada por 4,2 mil ao mês. Além disso, o acervo estava comprometido na antiga sede, devido à falta de climatização e ao excesso de umidade. 

> A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h, na Praça do Centenário, 37, no Centro.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×