Publicidade

RH

Educação Ambiental

Projeto Movimento Verde busca parcerias para 2019

Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, na Jaqueira, em Piraí, realiza visitas-técnicas em áreas verdes urbanas em todo o Estado do Rio de Janeiro

Geral  –  30/04/2019 10:23

  • Bosque da Barra

  • Museu do Amanhã

  • Contação de história

  • Pedra Selada

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Entre as visitas já realizadas: Pedra Bonita, Corcovado, Parque Nacional do Itatiaia, Pedra do Telégrafo, Parque Lage, Museu do Amanhã, AquaRio, Pão de Açúcar e Jardim Botânico

_______________________________________________________

O Movimento Verde: Da Educação Ambiental à Inclusão Social, realizado na Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, na Jaqueira, em Piraí, está tentando parcerias para que a parte prática do projeto possa ser desenvolvida novamente em 2019. 

- Temos algumas instituições que acreditam que o nosso projeto tem muita importância dentro de nossa comunidade. É preciso realizar ações como essas de educação ambiental para que os alunos cresçam e possam cuidar da comunidade - enfatiza Cláudia Santos, que juntamente com Neyri Justino (as duas são professoras/diretoras) desenvolvem com a escola esse projeto de educação ambiental desde 2015. 

Na parte prática a escola realiza visitas-técnicas em áreas verdes urbanas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Entre as visitas já realizadas: Pedra Bonita, Corcovado, Parque Nacional do Itatiaia, Pedra do Telégrafo, Parque Lage, Museu do Amanhã, AquaRio, Pão de Açúcar e Jardim Botânico. Tudo de forma gratuita para os alunos. As parcerias são para auxiliar nas visitas-técnicas, oficinas e novas ações ambientais na escola.  

Várias visitas-técnicas já foram confirmadas, entre elas, uma visita ao AquaRio, o maior aquário da América Latina, no Rio de Janeiro. Um passeio ciclístico com circuito de caminhada será realizado para toda a comunidade. A escola não possui patrocinadores, mas possui parcerias com instituições como: Sesc (Serviço Social e Comércio), Eco Óleo, Secretaria de Meio Ambiente de Piraí, Comitê Guandu, Nova Cedae, Tribeca Macadâmia e Agevap (Comitê de Bacia do Rio Paraíba do Sul), que realizam ações sociais e educativas para a escola. Alguns professores aproveitam as visitas-técnicas para ministrar uma aula prática de um assunto já discutido em sala de aula. 

- Temos vários professores e funcionários que se dedicam para que o projeto possa funcionar da melhor forma possível. É uma equipe maravilhosa que sabe bem a importância de uma ação como esta - frisa o professor Fernando Marlos. 

Da teoria à prática         

O projeto realiza ações teóricas e práticas de meio ambiente com os alunos da educação infantil ao 9º ano, durante todo o ano letivo. A comunidade tem o sonho de receber caçambas em locais estratégicos para que os moradores possam jogar o lixo nelas e não sujem o bairro. Entre as ações que a escola realiza:

. Oficinas de bonsay, plantio e reciclagem;
. Ensinamentos por meio de teatro infantil e contação de história;
. Recolhimento de lixo reciclável e óleo de cozinha usado, para diminuir o lixo jogado na comunidade;
. A escola não utiliza copos descartáveis, o que gera uma economia de pelo menos 4.000 copos mensais e no mínimo 40.000 copos ao ano. Sem contar a economia financeira. Na escola os alunos, professores e funcionários possuem as suas xícaras e copos. Os copos descartáveis são usados apenas em dias de evento com convidados.            

Oficinas de compostagem e horta freática 

Uma oficina de compostagem será realizada com os alunos do 6º ao 9º ano na escola, utilizando os próprios alimentos descartados pela cozinha. Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. 

E uma horta freática será construída com a ajuda dos alunos e da comunidade. A horta freática é um modelo de agricultura urbana inteligente que não precisa ter o hábito diário de regar e nem o cuidado de colocar a quantidade certa de água que a planta precisa (fator que varia de espécie para espécie). Isso porque, esse modelo de horta simula o que acontece na natureza, onde a própria planta regula a quantidade de água que ela necessita pra sobreviver. 

A coordenação da atividade será das professoras de ciências Angélica Trindade e Paôla Souza, que já estão ministrando as aulas teóricas, para depois realizar uma oficina. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×