<

Publicidade

Premio

Cidades Inovadoras e Inclusivas

Sesc BM recebe atividades certificadas pela ONU Habitats

Agência reconheceu a importância do trabalho sustentável e ambiental desenvolvido pelo Sesc RJ

Cidades  –  30/09/2019 10:11

8818

 

(Foto: Divulgação/Erbs Jr.)

Sesc-BM teve a Oficina - Construindo uma Horta Comunitária e o Jardim Sensorial selecionados

 

A ONU Habitats selecionou eventos relacionados ao tema “Cidades Inovadoras e Inclusivas” para celebrar o Outubro Urbano, com o objetivo de refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. O Sesc RJ teve quatro selecionados: a Oficina - Construindo uma Horta Comunitária e o Jardim Sensorial, no Sesc Barra Mansa, a Mostra Sesc+ Sustentabilidade, no Sesc Nogueira, e a Exposição A Casa Sustentável no Parque Radical. 

Todos os projetos deveriam estar diretamente relacionados com inovações que contribuam para políticas urbanas. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos. 

Em 2018, cinco programações do Sesc RJ foram certificadas pela entidade e mapeadas como parte do Circuito Urbano. Mostra Sesc+Verde (Todas as Unidades); Sesc+Verde Curso Gestão de Resíduos (Unidade Madureira); Sesc+Verde Roda de Conversa: Consumo Consciente (Unidade São João de Meriti); Sesc+Verde Oficina de Tecnologias Ambientais (Unidade São João de Meriti) e Sesc+Verde Roda de Conversa Resíduos Sólidos Responsabilidade Compartilhada (Unidade Nogueira). 

O Sesc+Sustentabilidade é a linha conceitual que abrange todas as iniciativas de sustentabilidade para o público externo. Através dele, o Sesc promove ações que levam conhecimento, inspiram pessoas e fortalecem redes e territórios, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e comunitário. 

Com este reconhecimento, mais uma vez, a ONU-Habitat certifica que o Sesc RJ, como uma das entidades parceiras provocadoras de reflexões sobre temas importantes para o alcance de um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, além de ser responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e moradia adequada. 

Confira a agenda do Circuito Urbano 2019 

Oficina - Construindo uma horta comunitária
. Local: Sesc Barra Mansa
. Data: 12, 19 e 26 de outubro - 10 às 13h
O curso visa estimular os participantes a construir ambientes sociais, participativos e saudáveis obtendo ganhos ambientais e coletivos que possam de alguma forma contribuir para um novo pensar sobre a alimentação urbana, principalmente identificando potencialidades de alimentos que não são vistos como usuais. 

Vivência - Jardim Sensorial
. Local: Sesc Barra Mansa
. Data: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de outubro - 10 às 17h
Um jardim sensorial tem por objetivo estimular todos os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e gustação. Dessa forma, é possível interagir com o ambiente e estar em harmonia com o mesmo, permitindo que pessoas com deficiência visual, por exemplo, possam vivenciar uma experiência sensorial de contato com o meio ambiente nas suas mais diferentes formas. 

Exposição - A Casa Sustentável
. Local: Parque Radical
. Data: 11 de outubro - 8 às 16h
Dentro dessa casa de formato geodésico vamos aprender sobre diversas tecnologias que ajudam a causar menos impacto ao meio ambiente. São tecnologias sustentáveis como: caixa de gordura, filtros, captação de água de chuva, placa solar e muito mais! Essas tecnologias ajudam a não contaminar o solo, a água e o ar. 

Mostra Sesc+ Sustentabilidade
. Local: Sesc Nogueira
. Data: 3 a 5 de outubro - 10 às 16h
O evento é uma culminância das ações do projeto, onde levamos para um só local ações relacionadas aos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, o que inclui atividades sobre: alimentação do futuro, compostagem, formas alternativas de tratamento de esgoto, captação de água da chuva, plantas alimentícias não convencionais, além de uma exposição de sobre o tráfico de animais silvestres e um jardim sensorial. 

_________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×