(Foto Ilustrativa)
O primeiro lugar pertence ainda às rádios
AM/FM, seguidas pelas rádios web
Um estudo da consultoria norte-americana NPD indica uma tendência de crescimento maior das rádios online do que dos serviços de música sob demanda.
A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostra que o setor de rádios web - que naquele país inclui empresas como a Pandora - cresceu 27% nos últimos 12 meses. Em comparação, serviços de música on-demand, como os que são oferecidos nos EUA por Spotify, Youtube e Rhapsody, por exemplo, se expandiram 18%.
Uma nova legislação
Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, está em trâmite uma nova legislação que, se aprovada, baixará o preço pago por rádios online pelos royalties para gravadoras e artistas, o que deverá dar impulso adicional ao segmento.
CDs perderam muito espaço
Entre os outros achados do estudo da NPD, estão a constatação de que os CDs perderam muito espaço nos últimos anos e já figuram na terceira colocação entre as mídias favoritas dos norte-americanos para escutar música. O primeiro lugar pertence ainda às rádios AM/FM, seguidas pelas rádios web e os serviços de streaming.
A pesquisa também concluiu que o período registrou uma queda de 21% no número de pessoas que preferem escutar música em dispositivos portáteis, como iPods.