(Fotos: Cláudio Alcântara)
Instituição comemorou meio século de existência com a mesma energia que a move desde 1975: reunir vozes novas e veteranas, unidas pelo poder transformador da palavra escrita
“Hoje somos gotas orvalhadas, gotejando poesia em cada página desta coletânea”. A frase da escritora e presidente do Glan, Silvia Helena Xándy, resume com delicadeza o clima da noite do sábado (5 de julho), quando o Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, virou morada de emoções, versos e lembranças para celebrar o jubileu de ouro do Grêmio Literário de Autores Novos.
Com o lançamento da “XXVII Coletânea de Contos e Poesias”, a instituição comemorou meio século de existência com a mesma energia que a move desde 1975: reunir vozes novas e veteranas, unidas pelo poder transformador da palavra escrita. Autores foram homenageados com certificados e medalhas - cada uma simbolizando a persistência de quem não deixou a poesia calar - e, ao fim, o público foi recebido com um coquetel celebrativo.
Fundado por José Luiz de Oliveira, o Glan nasceu do sonho de dar espaço a novos escritores em uma época sem internet, redes sociais ou e-mail.
- Era o tempo da escrita manual - relembra Silvia Xándy.
As correspondências iam e vinham pelos Correios, muitas vezes escritas à mão, em folhas dobradas com cuidado.
- Tínhamos que digitar os poemas dos autores, porque muitos deles não sabiam datilografar - contou.
Em sua fala emocionada, durante a abertura do evento, Silvia recordou os tempos difíceis, as batalhas para manter o grupo vivo, e destacou o valor da coletividade:
- Uma geração constrói uma estrada por onde a outra trafega.
A coletânea deste ano carrega, além dos novos textos, um simbolismo especial. É o marco de um ciclo que ultrapassou obstáculos financeiros, distâncias geográficas e até um incêndio na antiga sede. O Glan resiste como um farol cultural de Volta Redonda, e precisa manter vivos os tradicionais Cafés Poéticos, encontros mensais onde se leem versos, se trocam ideias e se fortalece a alma literária da cidade.
- Não podíamos deixar que as dificuldades diminuíssem o nosso otimismo - disse Silvia, ao lembrar das reuniões feitas até mesmo em locais improvisados quando a sede do grupo era de difícil acesso.
A noite de lançamento da coletânea também trouxe de volta o espírito do fundador José Luiz, lembrado como “visionário, compassado e humano além do seu tempo”. E foi nesse mesmo espírito que a presidente encerrou sua fala com esperança no futuro:
- Precisamos de sangue novo para continuar... Assim, a Coletânea de 50 anos de Ouro de 2025 poderá confirmar o esforço e empenho daqueles que lutaram para preservar tão significativa entidade poética.
Entre versos e abraços, ficou a certeza: o Glan não é apenas um grupo literário, mas um refúgio de sonhos compartilhados - e Volta Redonda, seu eterno ponto de partida rumo ao infinito da palavra escrita.
Poesias
1º lugar: A Palavra No Tempo do Cólera - José Augusto Oliveira Huguenin
2º lugar: Lembranças - Nathália Lucinda Chaves
3º lugar: Sangrar Intermitente - Claudia Christina M. R. Carvalho
4º lugar: Gaveta de Guardados - Ana Malfacini
5º lugar: O Menino... E a Menina dos Olhos - Stael Lima de Oliveira
Meções Honrosas
Anjo do Campo - Tito Rodrigues
Angústia de Narciso - Márcio do Nascimento Castilho
Reflexões Poéticas - Camila de Araújo Cabral
O Jardineiro do Éden - Ana Maria Bentes Brum
Contos
1º lugar: Flor de Ipê - Sônia Vidal
2º lugar: Acordei - Elyane Lacerdda
3º lugar: Psicopatia - Adahir Gonçalves Barbosa
4º lugar: Surpresa da Noite - Marcelo Soares Barbosa
5º lugar: Maldição - Guilherme Tadeu Costa da Cruz
O OLHO VIVO marcou presença. Os vídeos estarão nos nossos Destaques do Instagram. Veja também o Reels. Confira as fotos!
Comunicado
A direção do portal OLHO VIVO comunica que não envia mais fotos em alta resolução gratuitamente aos internautas pelo WhatsApp. No entanto, é possível baixar as fotos (sem custo). Basta apertar o dedo na foto e segurar por alguns segundos (se estiver no celular); vai aparecer a opção "Baixar Imagem". Se estiver com computador, é só clicar na foto, e também vai aparecer a mesma opção. Quem desejar a foto em melhor qualidade, pode entrar em contato pelo WhatsApp 24 999955250; o investimento por foto é de R$ 10 - chave Pix 88836843700 (em nome de Cláudio Antônio de Alcântara).