(Fotos: Cláudio Alcântara)
“Não se pode ficar parado no tempo. É preciso se antecipar às mudanças, reagir quando for preciso e se desenvolver com inteligência, de forma coletiva, em busca do sucesso”.
(Mario Sergio Cortella)
O Cine 9 de Abril, em Volta Redonda, ficou pequeno para ouvir um dos maiores pensadores do país. Na segunda-feira à noite, 13 de outubro, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella subiu ao palco para encerrar o calendário de palestras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) de 2025. Diante de um auditório lotado, com cerca de 1.500 pessoas, ele apresentou a palestra “Cenários Turbulentos - Mudanças Velozes”, conduzindo o público a uma reflexão sobre a urgência da transformação em tempos de instabilidade e avanços tecnológicos.
O evento marcou o fechamento de um ano de investimentos expressivos da CDL-VR em capacitação empresarial - mais de R$ 250 mil destinados à formação do setor produtivo local. A proposta foi preparar empresários e colaboradores para as novas exigências do mercado, abordando temas como Inteligência Artificial, Comunicação, Reforma Tributária, Gestão e Marketing, entre outros.
Cortella destacou que a velocidade das transformações exige um olhar atento e uma ação coletiva baseada em inteligência, inovação e uso estratégico das ferramentas digitais.
- Não se pode ficar parado no tempo. É preciso se antecipar às mudanças, reagir quando for preciso e se desenvolver com inteligência, de forma coletiva, em busca do sucesso - afirmou o filósofo.
Ele também compartilhou sua ligação afetiva com a cidade:
- Gosto muito de Volta Redonda. Estive aqui pela primeira vez em 1970 e fico feliz em voltar para falar a tantas pessoas sobre temas que nos fazem pensar em como agir diante do novo.
Visão de futuro
Com patrocínio das empresas Cláudio Imóveis, Drogarias Povão, Plamesc e UniFOA, o evento reuniu empresários, autoridades, professores e profissionais interessados em ampliar o conhecimento e impulsionar o crescimento pessoal e profissional. Além da troca de ideias, a noite teve um viés solidário: O público colaborou com a arrecadação de latas de leite em pó para a Apae de Volta Redonda.
Segundo o presidente da CDL-VR, Giovane Freitas Ferreira, a escolha de Cortella para encerrar a programação do ano foi estratégica.
- Ele é um dos principais pensadores e influenciadores do país, com dezenas de livros publicados e quase 20 milhões de seguidores nas redes. Em um mundo em constante transformação, ouvir alguém que analisa essas mudanças com tanta sabedoria é essencial para repensarmos nossas empresas e nossa visão de futuro - afirmou.
Giovane Freitas reforçou ainda o papel da CDL-VR como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do empresariado regional.
- Nosso objetivo é criar oportunidades de aprendizado, incentivar o desenvolvimento e manter as empresas alinhadas às tendências do mercado, mesmo diante de crises. É esse compromisso que faz de Volta Redonda um polo econômico de destaque no Sul do Estado, com influência sobre mais de um milhão e meio de pessoas.
O presidente também destacou a importância dos patrocinadores na realização do evento.
- Associar suas marcas a uma palestra de alto impacto e ao nome da CDL é uma demonstração de responsabilidade social e visão de futuro. São empresas que acreditam no poder transformador do conhecimento, e isso faz toda a diferença.
O OLHO VIVO marcou presença. Os vídeos estão nos nossos Destaques do Instagram. Veja também o Reel. Confira as fotos!
Comunicado
A direção do portal OLHO VIVO comunica que não envia mais fotos em resolução 16K gratuitamente aos internautas pelo WhatsApp. No entanto, é possível baixar as fotos (sem custo) na qualidade que está no portal. Basta apertar o dedo na foto e segurar por alguns segundos (se estiver no celular); vai aparecer a opção "Baixar Imagem". Se estiver com computador, é só clicar na foto, e também vai aparecer a mesma opção. Quem desejar a foto em 16K, pode entrar em contato pelo WhatsApp 24 999955250; o investimento por foto é de R$ 10 - chave Pix 88836843700 (em nome de Cláudio Antônio de Alcântara).