Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Tradição, Música e Solidariedade

Samba da Jurema fecha 2025 vestido de branco e com um pedido em coro de paz

Na 17ª edição, encontro em Volta Redonda reuniu roda de samba, economia criativa, feijoada, recreação infantil e ações solidárias em benefício de cinco instituições

Cobertura Fotográfica  –  22/12/2025 18:57

 

(Fotos: Cláudio Alcântara)

Público e artistas celebraram o fim de mais um ciclo, unindo cultura, arte, esperança e propósito, na Área de Lazer do Hotel-escola Bela Vista

O ano terminou em tom de branco, mas o recado foi direto e coletivo. Paz. Foi assim que o Samba da Jurema encerrou 2025, transformando um domingo de dezembro em celebração, encontro e propósito. No dia 21, a Área de Lazer do Hotel-escola Bela Vista, em Volta Redonda, recebeu a 17ª edição do evento, que entregou música, arte, afeto e esperança do começo ao fim.

No centro da festa, a roda de samba dos Juremeiros manteve o clima vibrante que já virou marca registrada. O palco também abriu espaço para a participação especial de Fabíola Machado, do Awurê, que apresentou música nova ao público. Léo Oliveira trouxe a atmosfera do pagode dos anos 90, enquanto o DJ Gustavo Peixoto comandou os intervalos, mantendo a energia em alta ao longo do dia.

Fora do palco, o Samba da Jurema mostrou que vai além da música. A Mostra Cordel de Economia Criativa ocupou o espaço com moda, fé, arte e resistência, reunindo diferentes expressões culturais. Para a criançada, a recreação ficou por conta da Turma Anima Aí, garantindo diversão enquanto os adultos aproveitavam a programação. E, como manda a tradição, a feijoada da família Samba da Jurema marcou presença logo cedo, reunindo público e artistas em torno da mesa.

Mais do que uma confraternização de fim de ano, o evento reafirmou seu compromisso social. Toda a renda arrecadada foi destinada à Apae, à Casa Jurema, à Casa Rosa, ao Galpão Cultural e à SPA-VR, reforçando a proposta de transformar alegria em solidariedade.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Volta Redonda e do Estado do Rio de Janeiro, o Samba da Jurema mostrou, mais uma vez, por que é gigante. Em tempos de pressa e ruído, escolheu fechar o ano com samba no pé, mãos estendidas e um desejo simples, repetido em coro: paz. 

OLHO VIVO marcou presença. Os vídeos estão nos nossos Destaques do InstagramVeja também o Reel. Confira as fotos! 

Comunicado 

A direção do portal OLHO VIVO comunica que não envia fotos com melhor resolução gratuitamente aos internautas pelo WhatsApp. No entanto, é possível baixar as fotos (sem custo) na qualidade que está no portal. Basta apertar o dedo na foto e segurar por alguns segundos (se estiver no celular); vai aparecer a opção "Baixar Imagem". Se estiver com computador, é só clicar na foto, e também vai aparecer a mesma opção. Quem desejar a foto em qualidade suficiente para postar nas redes sociais, pode entrar em contato pelo WhatsApp 24 999955250; o investimento por foto é de R$ 10 - chave Pix 88836843700 (em nome de Cláudio Antônio de Alcântara). Não enviamos fotos sem edição. Também não vendemos fotos com qualidade HD.

Informações Técnicas de Pós-produção (Edição)

• Capture One + Adobe Photoshop, com dodge & burn para esculpir o rosto e tratamento de cor profissional;
• Estética fashion;
• Realce nos olhos e textura da pele suavemente preservada (sem over softening);
• Color grading quente e dramático;
• Nos tecidos, destaque nas texturas com realce direcional de luz;
• Sombra bem trabalhada, com iluminação em três pontos;
• Leve vinheta.

 

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×