Publicidade

Toca Logo

Trocando Ideias

Rogério Luís da Rocha Seixas

[email protected]

Direitos e Liberdade

Democracia e a sombra autoritária

Em nossa atualidade a sombra do autoritarismo se torna cada vez mais intensa, muito talvez pela culpa da própria democracia

Colunistas  –  15/11/2020 20:40

9712

 

(Foto Ilustrativa)

A democracia, com certeza, necessita repensar práticas, objetivos e conceitos

 

Dou início a essa nova troca de ideias expressando uma definição muito comum do termo democracia: demos, o povo e kratein, governar, essa é a etimologia em suas raízes gregas. E que ainda na contemporaneidade “a democracia é o governo pelo” e acrescentamos “para o povo”. O governo democrático representa a promoção e defesa de direitos e liberdades. Abre espaço para a pluralidade de diversidades e visões de mundo diferentes, que podem entrar em debate, discordando para se alcançar um consenso.

A democracia, diferentemente do que se apregoa, passa muito pelo dissenso entre posições e ideias, para que se possa chegar a um consenso que venha a contemplar uma maioria. Só que em nossa atualidade a sombra do autoritarismo se torna cada vez mais intensa, muito talvez pela culpa da própria democracia, que com certeza necessita repensar práticas, objetivos e conceitos.

Indubitavelmente, o processo democrático sempre abre a esperança de algo novo e melhor, como pode ser destacado como exemplo a conflituosa e belicosa eleição norte-americana. Porém, a sombra autoritária ganha formas de disfarce e adaptação à estrutura democrática. Há situações de sociedades atuais que se tornam um tanto difícil definir se essa encontra-se experenciando uma democracia mais plena ou apenas serve de disfarce para esconder a sombra de um regime autoritário que se amplia e a absorve.

Apesar de todos os seus problemas e limitações, a democracia de fato permite aspirarmos pelo anseio de mais liberdade e equidade, mesmo cientes de que nunca será plena. Por esse motivo, devemos nos esforçar de vencer a sombra autoritária que cresce, a partir da iluminação democrática que precisa se fortalecer e renovar. 

________________________________________________________

Seja o primeiro a comentar

×

×

×