<

Publicidade

DJ

Olho Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquetes

Banda: Dancing Flame receberá o Prêmio OLHO VIVO 2013

Ela teve 49,15% dos votos; Radiograma ficou em segundo lugar e Figurótico, na terceira colocação

Crítica  –  02/04/2013 10:49

1

(Fotos: Divulgação) 

Segundo álbum da banda, "Carnival of Flames", tem participações
especiais de Mark Boals e D.C. Cooper; capa ficou a cargo do artista britânico
Mark Wilkinson, que já fez trabalhos para Marillion, Iron Maiden, Judas Priest e Fish;
álbum foi gravado no Brasil e masterizado em Nova York, no SunRoom Studios 

Voto a voto. A Dancing Flame venceu a enquete do Prêmio OLHO VIVO 2013 - Categoria Banda e vai receber o troféu que será entregue no início de 2014. Com o projeto reformulado, a terceira votação do ano bateu o recorde de participação dos internautas (considerando todas as enquetes de 2012/2013) e registrou 7.298 votos, em dez dias. Para se ter uma ideia, no ano passado, nessa mesma categoria, tivemos 1.427 votos. Este ano, apenas na categoria Banda, a página da enquete foi visualizada 14.698 vezes. A reportagem apresentando as bandas indicadas e mostrando o vídeo de cada uma delas foi acessada 596 vezes. A DF fechou a enquete com 49,15% dos votos. Em segundo lugar ficou a Radiograma, conseguindo 40,02%. E Figurótico aparece na terceira colocação, com 4,07%. O resultado completo da enquete está aqui.

1

A cerimônia de premiação, para 450 convidados, será em 7 de fevereiro de 2014, às 20h, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) 

Veja o clipe oficial da banda 

 "Lords of fire", gravado no show em Lorena (SP)

 

Adriano Oliveira (vocal), Emerson Mello (guitarra e backing vocal), Glaydson Moreira (guitarra e backing vocal), Rafael Muniz (contrabaixo) e Bruno Martini (bateria). A banda de hard/heavy começou em 1995 com o nome de Dirty Woman, em Volta Redonda e já teve seus trabalhos registrados em duas demos: "Strike a blow!" (96) e "Red moon" (98). A repercussão, segundo o vocalista, foi muito boa em revistas especializadas, rádios, TVs e fanzines online de rock no Brasil e no exterior, em países como Alemanha, Holanda, França, Itália e Panamá. 

Em 2009, a banda gravou 12 composições próprias em um CD onde o estilo oscila basicamente entre o hard rock e o heavy metal, contando com várias referências musicais. "Uma busca de identidade própria e individualidade artística", como consta no material de divulgação da banda. O álbum contou com a masterização de Heros Trench e Marcelo Pompeu (da banda Korzus). A capa foi criação do designer Gustavo Sazes, que já trabalhou para Manowar, FireWind, Lauren Harris, Krisiun, Dr. Sin, Angra, Almah, Shaman, entre outros. "Sleepless nights" foi a composição escolhida para carro-chefe e o clipe foi gravado em abril de 2009. 

O segundo álbum, "Carnival of Flames", começou a ser preparado no ano passado, mantendo seu estilo e personalidade. O disco terá as participações especiais de Mark Boals (vocalista que trabalhou com Yngwie Malmsteen, Ring of Fire, Royal Hunt, Seven the Hardway) na faixa "Follow the sun", e D.C. Cooper (vocalista atual do Royal Hunt e ex-Silent Force) na balada "Dry my tears". A capa do novo CD ficou a cargo do artista britânico Mark Wilkinson, que já fez trabalhos para Marillion, Iron Maiden, Judas Priest, Fish, entre outros grandes nomes do rock e metal. O álbum foi gravado no Brasil e masterizado em Nova York (Estados Unidos), no SunRoom Studios. O OV bateu um papo com Adriano Oliveira. 

Confira a entrevista com o vocalista da banda vencedora 

Essa enquete detém o recorde de votos até agora: 7.298. A disputa foi voto a voto entre a Dancing Flame e a Radiograma. Você esperava ganhar o prêmio por votação popular? Qual a sua avaliação sobre um prêmio como esse? 

Sinceramente não esperava não, ficamos muito felizes em saber que as pessoas estão reconhecendo esse trabalho, que é feito com muito coração e dedicação. Afinal, são 18 anos na estrada, mas ainda estamos amadurecendo como músicos e pessoas, a cada dia buscando crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Penso que esse prêmio é uma reflexão do que temos trabalhado durante todos esses anos. É super positivo pra nós, saber que temos visibilidade na região onde tudo começou! Gostaria de parabenizar a iniciativa do projeto criado pelo OLHO VIVO em divulgar quão talentosos são os artistas e quão rico é o nosso jardim artístico! E parabéns também à banda Radiograma, do meu amigo Rafael Biga, uma grande pessoa e excelente musico! 

Todas as letras do repertório de vocês são em inglês? As composições abordam o quê? E o trabalho paralelo à banda (você toca com a Carina Sandré)? É muito diferente? 

Sim, todas nossas letras são em inglês, se você observar, Cláudio, o rock pesado (hard rock, heavy metal e vertentes) são nativos do inglês. Para nós, na banda Dancing Flame, não soa muito bem em português porque soaria como uma adaptação, como quando você traduz um livro ou nome de filme, algumas situações perdem a riqueza de detalhes do que se quer expressar (nosso ponto de vista, apesar de não ter nada contra quem faz em português). E também por uma questão de aceitação no mercado externo, o inglês é praticamente universal na Europa e outros países. As composições abordam muitas coisas, conceitos cotidianos, mídia, pessoais. Temos uma letra composta pelo Glaydson (guitarra) chamada "Kalash", que fala sobre como as pessoas destroem o mundo numa corrida armamentista, como uma arma barata e mortal, o automatic akalashnikov, famoso AK47, assunto triste mas que chama atenção pro que acontece fora e dentro do nosso país. Essas armas estão nas guerrilhas da África e nas favelas brasileiras, custam o preço de uma galinha de granja, acredite, é triste. Já o trabalho com a cantora Carina, onde toco guitarra backing vocais, é uma outra praia, são temas menos pesados (letras) e mais nas vertentes da música brasileira, funk (James Brown) e soul americano. 

Qual (ou quais) o(s) trabalho(s) mais significativo(s), o mais gratificante, na carreira da banda? 

O primeiro CD oficial, "Dancing Flame" foi importante porque nos abriu muitas portas. Conseguimos algumas participações especialíssimas, como o cantor Mark Boals (cantou com Yngwie Malmsteen, Ring of Fire, além de seu trabalho próprio), um papa no vocal do rock, o renomado DC Cooper, vocalista da banda Royal Hunt e nossa lindíssima capa feita por Mark Wilkinson, que fez as capas da mundialmente famosa banda Marillion! Tudo isso vai estar no nosso segundo CD, "Carnival of Flames", com 14 tracks de puro hard heavy rock e com muito coração! Quem quiser conferir é só dar uma espiadinha no nosso site

Das bandas indicadas na enquete, existe alguma que você tenha um carinho especial, admiração? Por quê? Ou outra banda da região? 

Sem sombra dúvidas, a banda Figurótico! Além do Figurótico ser um dos caras mais gente fina que já conheci, é um pioneiro da bandeira do rock nacional e pra mim na região ninguém traduz melhor o sentimento rock na veia e na cabeça! Traz um som muito pessoal com letras irreverentes e bem escritas, além do trabalho harmônico e melódico, que é simplesmente impecável! Quero parabenizá-lo pela força e humildade e que ele seja reconhecido como merece. Ao Figo um grande abraço e paz! 

Ainda estamos no começo de 2013. Como foi o ano de 2012 para a banda? 

Foi um ano de muitas lutas, horas de ensaio e composição, regadas a muito café (risos)! Reunindo material, selecionando o que entra no CD, escolha de fotos e encartes, algumas gravações já concluídas no EME Studio com nossos queridos técnicos Diogo e Tuta Macedo, que são excelência em produção. E muitas coisas mais que ainda estão em andamento. 

Banda vai tocar no VR do Rock
e preparou um repertório mais
calcado no segundo CD

Qual o papel do artista hoje em dia na região? Como está o mercado de trabalho para as bandas de rock aqui? 

Sabe, Cláudio, parece-me que tem aparecido mais campo, mas ainda é muito pouco para a quantidade de estilos e tribos que a região oferece, ainda há muito que se conquistar. As bandas de rock nacional já têm um certo espaço na mídia e são mais bem aceitas hoje, mas no estilo que fazemos, o hard rock mais tradicional e o tipo de mercado que nos propusemos a buscar, ainda é bem pequeno na região. Em São Paulo o campo é um pouco maior, mas aqui no Brasil ainda sentimos restrições no que diz respeito ao estilo. 

E o público? Mudou muito o gosto popular? A banda tem a preocupação de seguir tendências musicais ou criar novas? Ou se mantém fiel ao seu estilo? 

Há um público que sentimos por perto e que sei que nos acompanha há um bom tempo e somos gratos a eles e por eles temos forças pra continuar na batalha. O gosto popular é muito diverso, difícil se dizer como é ou será daqui mais alguns anos. Nós seres humanos somos evolutivos e posso gostar de rock hoje, amanhã de jazz... Mas existem os que são mais tradicionais no caso do rock, muitos deixaram de ser radicais em um único estilo, mas nunca abandonaram o bom e velho senhor rocknroll. A banda segue uma linha, não diria totalmente tradicional, porque misturamos muitos elementos como blues erudito e afins, mas se o que fazemos tem influências de bandas dos 70 e 80 diria que sim, somos tradicionais modernos (risos). 

Os integrantes da banda têm formação musical? Acha isso importante? 

No caso da Dancing Flame todos nós estudamos algum tempo sim, mas não posso dizer que temos formação como bacharelado e tal, temos conhecimento sim do que é uma partitura, de elementos e fundamentos necessários a um músico. Se você observar bem, o rock é um estilo que exige de você dedicação contínua e técnica no que diz respeito a ser instrumentista, pode acreditar é trabalho duro e quem achar que é só tomar cerveja e fazer cara de mau pode esquecer (risos)! Sim, nós achamos importantíssimo estudar música e suas técnicas, saber como harmonizar é tudo. Aos novos músicos, procurem informação, busquem estudar o máximo possível, isso vai com certeza alavancar o processo de composição e execução, mas, acima de tudo, procurem cultura, formem seu caráter sob a luz da cultura, músico sem cultura e conhecimento não tem o que dizer ou expressar em sua música, você é sua música, pense nisso. Abraços e paz. 

Vocês vão tocar no Volta Redonda do Rock. O que vão mostrar nesse show? Qual a expectativa? 

Sim, vamos tocar lá, preparamos um repertório mais calcado no segundo CD, queremos mostrar quanta força tem nessas novas composições, claro que teremos algumas do primeiro CD também. Rapaz... Nunca se sabe o que esperar, só posso dizer que sempre dá frio no estômago, mas esperamos que o público goste e acho que gostarão, tem muito coração nesse novo trabalho! 

Projetos futuros? Vem um CD novo por aí. Detalhe o que você puder sobre o álbum. 

Projetos nunca param, isso é fato, vem mesmo um segundo CD, mas é segredo, hein (risos). Será um álbum muito especial para nós, quebramos algumas barreiras de língua e comunicação com esse CD, estamos a todo vapor na produção dele. Já falei alguma coisas especiais que teremos, mas tem mais! Mas isso... Ah, meu amigo, isso é segredo, se te contar terei que te matar (risos). Deixo aqui meu grande abraço em nome da banda Dancing Flame a você, Cláudio "Olho Vivo" Alcântara, e a todos aqueles que nos deram o privilégio de vencer esta enquete, dedico esta vitória a vocês, fãs do rock!

Os vencedores do Prêmio OLHO VIVO 2013

1 > Cantora (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Carina Sandré.
2 > Cantor (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Ricky Vallen.
3 > Banda (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Dancing Flame.
4 > Dupla (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Jô & Samuel.
5 > Grupo de Samba (os vídeos dos indicados). O vencedor é Samba Roque Clube.
6 > DJ (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Sandro Dejota.
7 > Casa Noturna (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Black Jack Pub.
8 > Colunista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Hugo Dalmon.
9 > Blog (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Espaço Zero
10 > Programa de Rádio (os vídeos dos indicados). O vencedor é Henrique Barbosa.
11 > Dança (veja os vídeos dos 10 indicados). A vencedora é Fifi Dance.
12 > Poeta (saiba mais sobre os 10 indicados). A vencedora é Anielli Carraro.
13 > Artista Plástico (mais sobre os indicados). A vencedora é Ludmila Vilarinhos
14 > Web Rádio (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é BSide.
15 > Atriz (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é Poliana Batista
16 > Ator (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Rodrigo Do Val.
17 > Diretor (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Lucio Roriz
18 > Grupo de Teatro (mais sobre os indicados). O vencedor é Liberdade de Expressão
19 > Modelo Feminino (mais sobre as indicadas). A vencedora é Patrícia Guido
20 > Modelo Masculino (mais sobre os indicados). O vencedor é Rafael Botelho
21 > Revelação (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Kell Muniz
22 > Iniciativa Cultural (os indicados). O vencedor é Sai da Rua Menino... 
23 > Fotógrafo (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Yuri Melo
24 > Livro (mais sobre os indicados). O vencedor é "O homem que fugiu para a lua". 
25 > Instrumentista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Gustavo França
26 > Espetáculo Teatral (mais sobre os indicados). O vencedor é "Los best amigos 2".  
27 > CD/EP (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é "Fallen angel". 
28 > Música (mais sobre as indicadas). A vencedora é "El diablo cazador de..."
29 > Show (mais sobre os indicados). O vencedor é "Lugar de mulher é no vocal 4".
30 > Clipe (saiba mais sobre os indicados). O vencedor é "Bad river blues".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Mauro Couto

    Parabéns moçada!! Para o alto e avante!! Aguardo o novo álbum.

  • Carina Sandré

    Orgulho de vocês, pelo que são, pelo que fazem e muito bem feito, e especialmente por não deixarem um grande sonho morrer! Vocês são guerreiros! Heeey, Dancing Flameee! Sem mais!