Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquetes

Grupo de Teatro: Liberdade de Expressão receberá o Prêmio OLHO VIVO 2013

Ele teve 69,12% dos votos; em segundo lugar ficou o Gacemss e o LIATT aparece na terceira colocação

Crítica  –  24/09/2013 18:06

1

(Fotos: Divulgação)

"Los best amigos 2": Proposta do grupo é não seguir uma única
linha, e sim diversificar os trabalhos, estudos e experimentações

O Liberdade de Expressão venceu a enquete do Prêmio OLHO VIVO 2013 - Categoria Grupo de Teatro e vai receber o troféu que será entregue no início de 2014. Com o projeto reformulado, na 18a. votação do ano, a página da enquete foi visualizada 9.091 vezes e a reportagem com os indicados, mostrando fotos e links de cada um deles, foi vista 231 vezes. Foram registrados 8.099 votos. O Liberdade de Expressão fechou a enquete com 69,12% dos cliques. Em segundo lugar ficou o Gacemss (vencedor de 2012), conseguindo 24,47%. E o LIATT aparece na terceira colocação, com 2,94%. O resultado completo da enquete está aqui. Até 22 de setembro, em 21 categorias, foram registrados 57.531 votos, a página das enquetes foi visualizada 164.973 vezes e as reportagens mostrando o material dos indicados tiveram 12.487 views.

1

A cerimônia de premiação, reunindo 450 convidados, será em 7 de fevereiro de 2014, às 20h, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) 

Segundo o diretor do Liberdade de Expressão, Patrick Thouin, a proposta do grupo é não seguir uma única linha, e sim diversificar os trabalhos, estudos e experimentações. "Apresentamos recentemente dois espetáculos, um drama e uma comédia, e no próximo mês subiremos ao palco com um infantil. É fundamental que o ator trabalhe e se trabalhe nas várias vertentes que o teatro oferece, proporcionando assim a seu público sempre uma nova experiência", diz.

Os espetáculos "Fragmentos" (drama) e "Los best amigos 2" (comédia) foram os dois mais recentes trabalhos realizados pela CTLE e foram apresentados no Sesc (Serviço Social do Comércio), em Barra Mansa, e no Colégio Verbo Divino, respectivamente.

- Tivemos uma ótima aceitação e retorno do público nas duas apresentações, reforçando assim o que foi dito acima, que o ator precisa ser multifacetado e trabalhar duro para ampliar seu repertório cênico. Assino a direção e o texto de ambos, sendo que, ao escrever a comédia, tive a parceria do meu grande amigo Glauber Leal, com quem já havia escrito o primeiro "Los Best Amigos" - conta. 

Confira a entrevista com Patrick Thouin 

2

Apostando em novidades: Websérie de humor "O jornal"já teve quase 4.000 acessos

A disputa ficou praticamente entre o Liberdade de Expressão e o Gacemss. Parece que alguns dos grupos indicados desistiram de participar, em decorrência do número elevado de votos (muito superior à media registrada nas demais categorias) desses dois líderes. Que avaliação você faz disso?

Alguns grupos não desistiram de participar em decorrência do número elevado de votos, mas sim por ficarem para trás na votação, o que é uma coisa bem diferente. E é natural que uma disputa mais acirrada gere um número maior de votos e só vence qualquer tipo de disputa quem realmente entra nela. 

Qual (ou quais) o(s) trabalho(s) mais significativo(s), o mais gratificante do grupo?

Por mais clichê que possa parecer, é muito difícil apontar um ou outro espetáculo como o mais gratificante, pois cada um foi criado, trabalhado e montado em uma época diferente, mas para todos sempre houve a mesma vontade de fazer acontecer, de contar aquela história, sempre trabalhamos pesado com a mesma dedicação e a mesma entrega. Eu diria que os dias de estreia são os mais significativos, pois é o momento em que tudo pelo qual nos dedicamos por meses toma vida e vai de encontro ao seu destino, ou seja, o público. 

Dos grupos indicados na enquete, existe algum que você tenha um carinho especial, admiração? Por quê? Ou outro grupo da região?

Não vou citar grupos, mas admiro os artistas que se dedicam e se entregam totalmente à arte, à construção dos seus personagens, que mesmo não ganhando um centavo realizam seu trabalho com tamanha paixão e entusiasmo, que nos fazem rir e nos emocionam tantas e tantas vezes, que estão sempre dispostos a ajudar o outro a crescer, e especialmente aqueles que não perdem sua essência quando algum sucesso chega, pois sabem que isso é passageiro, e que de concreto mesmo só restarão as relações verdadeiras criadas ao longo da jornada. 

Como está o mercado de trabalho para os grupos locais? Muitas dificuldades para sobreviver da arte?

Percebi um aumento significativo em relação ao público este ano, mas que poderia ser ainda maior, se tivéssemos mais espaços para as apresentações. Existem bons trabalhos sendo desenvolvidos, mas infelizmente engavetados por não terem onde se apresentar. É urgente a construção de um Teatro Municipal (realmente democrático), além também de outros teatros nos próprios bairros, isso sim facilitaria a presença do público e iria fomentar as produções artísticas. Hoje, o único espaço que "temos" para as apresentações, comporta no máximo 144 pessoas, e mesmo assim a dificuldade em se conseguir uma data para uma apresentação é enorme, e para uma cidade com 172 mil habitantes (segundo estatísticas do Censo 2000 do IBGE) é muito pouco, não acham? 

O Liberdade de Expressão representa uma outra geração de grupos. O que mudou na prática?

3

Espetáculo "Anjos ou demônios", um dos sucessos do Liberdade de Expressão

Acredito que hoje em dia os grupos precisam estar mais antenados nas mudanças que acontecem ao nosso redor, antes você só precisa montar um espetáculo e apresentar, hoje isso já não é mais suficiente para cativar o público e fazer com que ele volte mais e mais vezes para te assistir. Precisamos ir muito além dos palcos. A arte, como tudo a nossa volta, vem se transformando, se reinventando e se não seguirmos essas mudanças com certeza estaremos fadados a cair na mesmice, ou pior, no esquecimento. 

O grupo aposta em outros segmentos além do teatral, como vídeos, cinema, TV?

Por causa das dificuldades de se apresentar aqui já citadas, e também para ampliar o nosso público e o repertório artístico dos integrantes, a CTLE começou a produzir vídeos para internet, que é hoje em dia a maior plataforma de divulgação para qualquer artista e trabalho. Criamos a Websérie de humor "O jornal", que já teve quase 4.000 acessos, e também um outro esquete: "Marcão e Minduim", que conta a história de dois bandidos atrapalhados que vão até um mercado para roubar os tomates. "O preconceito cega" é um curta-metragem que realizamos e que já está chegando na casa das 18.000 visualizações. É um vídeo que aborda um assunto sério e ainda tão presente nos dias de hoje, que é o preconceito. Esse curta foi selecionado entre os finalistas do "Curta Criativo 2013", que é o concurso de curtas-metragens do Sistema Firjan, que identifica novos talentos da indústria audiovisual. É importante lembrar que nos vídeos não estão somente os integrantes da Cia. Sempre que possível convidamos outros artistas do meio para participarem e unirem forças. Quem quiser conferir os vídeos, basta acessar aqui

E festivais de teatro, o grupo participa? Ou tem alguma ressalva a esse tipo de competição?

Já participamos de alguns festivais sim e tivemos resultados positivos. Festivais são sempre importantes, pois forçam os indivíduos a darem o melhor de si e com isso crescerem durante o processo. O mundo é feito de competições e com o teatro não vejo por que deveria ser diferente. Infelizmente já não temos tantos festivais na nossa região e muitas vezes fica inviável participar em outros estados. 

4

"Sorriso e Risada e o mistério da menina muda" também conseguiu agradar o público

O que vem por aí? Quais os novos projetos do grupo?

Ainda este ano, em 15 de outubro, apresentaremos o espetáculo "Sorriso e Risada e o mistério da menina muda", no 10º Festival Gacemss da Criança, em Volta Redonda. Estamos ensaiando alguns espetáculos novos, mas que ainda não têm data de estreia confirmada e continuaremos apostando nos vídeos no YouTube. Vem aí uma nova temporada de "O jornal", novas aventuras da dupla "Marcão e Minduim", entre outros.

Os vencedores do Prêmio OLHO VIVO 2013

1 > Cantora (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Carina Sandré.
2 > Cantor (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Ricky Vallen.
3 > Banda (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Dancing Flame.
4 > Dupla (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Jô & Samuel.
5 > Grupo de Samba (os vídeos dos indicados). O vencedor é Samba Roque Clube.
6 > DJ (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Sandro Dejota.
7 > Casa Noturna (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Black Jack Pub.
8 > Colunista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Hugo Dalmon.
9 > Blog (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Espaço Zero
10 > Programa de Rádio (os vídeos dos indicados). O vencedor é Henrique Barbosa.
11 > Dança (veja os vídeos dos 10 indicados). A vencedora é Fifi Dance.
12 > Poeta (saiba mais sobre os 10 indicados). A vencedora é Anielli Carraro.
13 > Artista Plástico (mais sobre os indicados). A vencedora é Ludmila Vilarinhos
14 > Web Rádio (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é BSide.
15 > Atriz (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é Poliana Batista
16 > Ator (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Rodrigo Do Val.
17 > Diretor (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Lucio Roriz
18 > Grupo de Teatro (mais sobre os indicados). O vencedor é Liberdade de Expressão
19 > Modelo Feminino (mais sobre as indicadas). A vencedora é Patrícia Guido
20 > Modelo Masculino (mais sobre os indicados). O vencedor é Rafael Botelho
21 > Revelação (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Kell Muniz
22 > Iniciativa Cultural (os indicados). O vencedor é Sai da Rua Menino... 
23 > Fotógrafo (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Yuri Melo
24 > Livro (mais sobre os indicados). O vencedor é "O homem que fugiu para a lua". 
25 > Instrumentista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Gustavo França
26 > Espetáculo Teatral (mais sobre os indicados). O vencedor é "Los best amigos 2".  
27 > CD/EP (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é "Fallen angel". 
28 > Música (mais sobre as indicadas). A vencedora é "El diablo cazador de..."
29 > Show (mais sobre os indicados). O vencedor é "Lugar de mulher é no vocal 4".
30 > Clipe (saiba mais sobre os indicados). O vencedor é "Bad river blues".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×