Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquetes

Fotógrafo: Yuri Melo receberá o Prêmio OLHO VIVO 2013

Ele teve 35,45% dos votos; em segundo lugar ficou Jair de Assis e Ludy Souza aparece na terceira colocação

Crítica  –  15/10/2013 15:01

1

(Fotos: Divulgação)

"Tento fazer algo diferente do que os outros estão fazendo, com a minha própria personalidade"

> Confira a cobertura fotográfica do Prêmio OLHO VIVO 2013
> Preconceito é tema de exposição fotográfica de Yuri Melo

Yuri Melo venceu a enquete do Prêmio OLHO VIVO 2013 - Categoria Fotógrafo e vai receber o troféu que será entregue no início de 2014. A decisão foi voto a voto. Com o projeto reformulado, na 23a. votação do ano, a página da enquete foi visualizada 19.159 vezes e a reportagem com os indicados, mostrando fotos e links de cada um deles, foi vista 540 vezes. Foram registrados 6.889 votos. Melo fechou a enquete com 35,45% dos cliques. Em segundo lugar ficou Jair de Assis, conseguindo 32,31%. E Ludy Souza aparece na terceira colocação, com 18,05%. O resultado completo da enquete está aqui. Até 12 de outubro, em 23 categorias, foram registrados 65.646 votos, a página das enquetes foi visualizada 186.929 vezes e as reportagens mostrando o material dos indicados tiveram 13.611 views.

2

A cerimônia de premiação, será em 7 de fevereiro de 2014, às 20h, no Gacemss, em Volta Redonda    

Yuri Melo cursava design no UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), quando conheceu a fotografia. Ele conta que um amigo precisava de alguém para fotografar o show do Naldo que estava produzindo, então se ofereceu para fazer o trabalho, mesmo sem nunca ter tido contato com a fotografia. Conseguiu fazer dois cursos antes do evento e quando foi fotografar o show se apaixonou pela área. Depois disso as coisas aconteceram naturalmente, começou a fotografar para as produtoras de evento da região. Trabalhava em todos os grandes shows que aconteciam no Sul Fluminense. Com o tempo, começou a fotografar todo tipo de evento social (aniversários, casamentos, confraternizações, tudo que envolvesse foto). Hoje é dono de um estúdio fotográfico em Barra Mansa, o Ateliê Fotográfico Menezes & Melo, junto com seu sócio Rafael Menezes. É apaixonado pela profissão e com certeza vai continuar clicando pelo resto da vida. 

Confira a entrevista com Yuri Melo 

A votação foi disputadíssima e o vencedor foi decidido voto a voto no último dia. Você esperava ganhar o prêmio por votação popular? 

No começo eu não esperava não, ainda mais com todos esses ícones da fotografia da nossa região participando eu realmente não esperava ganhar, mas quando foi chegando próximo à final e fui vendo o apoio das pessoas, nas ruas, na internet, comecei a acreditar realmente que poderia ganhar! Foi apertada a disputa e realmente uma surpresa boa o final! 

Dos fotógrafos indicados, há algum que você tenha um carinho especial? Ou outro fotógrafo que não tenha entrado na enquete? Por quê? 

Muitos deles são meus amigos, como Ludy, Cris, Gabriel, Valquíria, Marcelo e o próprio Jair, que disputou comigo até o final. Admiro todos, mas com certeza o que tenho um carinho especial é o Rafael Menezes, que é meu sócio no estúdio e um grande amigo. Mas é bom ressaltar que temos vários outros talentos no meio fotográfico aqui na região e que não participaram da enquete este ano. 

Que análise você faz do mercado fotográfico em Volta Redonda? 

O mercado fotográfico em geral está um pouco saturado com a popularização das máquinas digitais, porém acredito que tem espaço para todos, e para conseguir manter-se no mercado tem que estar sempre estudando, pesquisando, tentando sempre fugir do temido "lugar comum". 

2

O que inspira você na hora de fotografar? O que pesa mais: a emoção ou a técnica? 

Acredito que as duas têm que caminhar muito juntas. Um fotógrafo que utiliza apenas a técnica acaba por fazer fotos frias, que em sua maioria não retratam a emoção daquele momento, e um fotógrafo que é só emoção pode acabar se perdendo nas muitas regulagens do equipamento e fazendo fotos pobres, sem uma iluminação adequada ou mesmo perdendo os cliques dos momentos emotivos. Eu busco ser um pouco dos dois, mas sou um pouquinho mais emoção. 

O número de fotógrafos aumentou bastante na região, e há quem critique esse aumento, argumentando que não se forma um fotógrafo profissional em pouco tempo. Como você avalia essa questão?

Eu acredito que o mercado está sendo bombardeado de novos fotógrafos que pensam que ser fotógrafo é apenas comprar uma boa máquina e sair clicando. Aqueles que não estudam, não se preparam e realmente não tratam a fotografia com o respeito e a seriedade que ela merece podem, por exemplo, destruir o registro do casamento de alguém, que são cenas que nunca mais voltarão e com isso acabam prostituindo o mercado, colocando valores muito baixos. Porém, acredito que tenham clientes para todos, para os sérios que estudam e são realmente fotógrafos e para aqueles que acham que esse é apenas um jeito de ganhar dinheiro. Como disse uma pessoa esses dias: "Hoje em dia todo mundo é fotógrafo" (risos). 

Do ponto de vista mercadológico, o trabalho do fotógrafo profissional é valorizado como arte na região?

Se você souber trabalhar, buscar novas tendências, estar sempre inovando, com certeza seu trabalho vai ser reconhecido e valorizado, mas não é fácil, são muitas horas de estudo e de prática! 

4

Quais são os fotógrafos que te influenciaram? E de que forma?

Eu tenho muitos fotógrafos que me influenciam. Sou fã do Sebastião Salgado, do Giancarlo Macarelli, mas um que me inspira muito é o Marcio Sheeny, ele tem um trabalho muito inovador e com personalidade própria, suas fotos me guiam a fazer sempre algo diferente do que os outros estão fazendo e a buscar sempre minha própria personalidade. 

Você tem fotos incríveis de shows. Você considera esse o seu forte na fotografia? Que outros segmentos você se sente bem fotografando? 

Muito obrigado! A fotografia de shows foi onde eu comecei e onde me especializei primeiro, com certeza é uma área que gosto muito de trabalhar. Hoje, além dos shows, fotografo muitos casamentos e aniversários e também gosto muito, me sinto muito bem podendo registrar o dia do casamento de duas pessoas, um dos dias mais importantes da vida delas, além de ser um registro sempre carregado de muito sentimento e emoção. 

Quais os momentos mais marcantes na sua trajetória?

Este ano de 2013 está sendo um ano marcante pra mim, consegui abrir meu próprio estúdio, junto com o Rafael, tenho sido reconhecido e valorizado pelo meu trabalho pelos clientes. E que venham mais e mais momentos importantes na minha trajetória. 

5

Projetos futuros? O que vem por aí? 

Pretendemos lançar nossa primeira exposição no ano que vem, temos viajado bastante em feiras e congressos de fotografia. Vocês podem esperar que com certeza vem muita coisa boa por aí! Se Deus quiser!

Os vencedores do Prêmio OLHO VIVO 2013

1 > Cantora (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Carina Sandré.
2 > Cantor (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Ricky Vallen.
3 > Banda (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Dancing Flame.
4 > Dupla (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Jô & Samuel.
5 > Grupo de Samba (os vídeos dos indicados). O vencedor é Samba Roque Clube.
6 > DJ (veja os vídeos dos 10 indicados). O vencedor é Sandro Dejota.
7 > Casa Noturna (veja os vídeos das 10 indicadas). A vencedora é Black Jack Pub.
8 > Colunista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Hugo Dalmon.
9 > Blog (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Espaço Zero
10 > Programa de Rádio (os vídeos dos indicados). O vencedor é Henrique Barbosa.
11 > Dança (veja os vídeos dos 10 indicados). A vencedora é Fifi Dance.
12 > Poeta (saiba mais sobre os 10 indicados). A vencedora é Anielli Carraro.
13 > Artista Plástico (mais sobre os indicados). A vencedora é Ludmila Vilarinhos
14 > Web Rádio (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é BSide.
15 > Atriz (saiba mais sobre as 10 indicadas). A vencedora é Poliana Batista
16 > Ator (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Rodrigo Do Val.
17 > Diretor (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Lucio Roriz
18 > Grupo de Teatro (mais sobre os indicados). O vencedor é Liberdade de Expressão
19 > Modelo Feminino (mais sobre as indicadas). A vencedora é Patrícia Guido
20 > Modelo Masculino (mais sobre os indicados). O vencedor é Rafael Botelho
21 > Revelação (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Kell Muniz
22 > Iniciativa Cultural (os indicados). O vencedor é Sai da Rua Menino... 
23 > Fotógrafo (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Yuri Melo
24 > Livro (mais sobre os indicados). O vencedor é "O homem que fugiu para a lua". 
25 > Instrumentista (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é Gustavo França
26 > Espetáculo Teatral (mais sobre os indicados). O vencedor é "Los best amigos 2".  
27 > CD/EP (saiba mais sobre os 10 indicados). O vencedor é "Fallen angel". 
28 > Música (mais sobre as indicadas). A vencedora é "El diablo cazador de..."
29 > Show (mais sobre os indicados). O vencedor é "Lugar de mulher é no vocal 4".
30 > Clipe (saiba mais sobre os indicados). O vencedor é "Bad river blues".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Andréia Arneiro

    Ele é maravilhoso, votei e pedir muito e muitos votos, ele merece tudo de melhor.
    Parabéns lindão!!!!!

  • Rinaldo de Souza

    Parabéns ao Yuri, esse jovem de grande valor e carácter, sinto muito orgulho de ser seu Amigo...