Publicidade

RH

Muita Gente Indignada

A greve, o prefeito Neto e o comportamento da mídia

El Rey está nu, só não vê quem não quer; o funcionalismo e a greve abriram os olhos da população

Choquei  –  22/04/2013 14:30

1203

(Foto Ilustrativa)

É preciso denunciar as mentiras  de El Rey

 

Os grevistas denunciaram não só o não cumprimento do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) como também foram desfiando e desmascarando todas as mentiras do prefeito, desde os outros mandatos, passando pela eleição e suas promessas até os seus desastrosos 100 primeiros dias de governo. Durante as assembleias, nos boletins, nas passeatas, denúncias de todos os tipos foram aparecendo. Muita gente indignada com tantas promessas, falcatruas, imposturas e o autoritarismo de El Rey, que, acuado em seu palácio, tramava das suas. Enquanto isso... 

Enquanto isso, um dos seus mais competentes assessores, em parceria com a maioria esmagadora da mídia da cidade, tentava abafar ou desqualificar a greve e os grevistas. Eram notícias e mais notícias tentando tirar o holofote que apontava para a greve. Eram telefonemas direto para funcionários e professores, mentindo e intimidando, falando em demissão, em descontos e até dizendo que a greve havia acabado.

Prefeito aproveitou para se fazer de coitadinho

A TV não cobria a greve ou o fazia de maneira tímida e tendenciosa. Na maioria das vezes falando apenas das aulas que os alunos estariam "perdendo". Nas rádios, principalmente no programa de seu fiel escudeiro radialista, as notícias eram truncadas e insistiam em dizer que a greve havia acabado, que os alunos estavam sendo prejudicados e que um calendário de reposição de aulas havia sido feito e alunos ficariam sem recesso. Isso sem falar que o próprio prefeito aproveitava para se fazer de coitadinho e justificar que a prefeitura estava quebrada (logo depois de uma campanha de reeleição milionária?) e que o PCCS acabaria de falir os cofres públicos.

E nos jornais impressos? Ali a coisa foi mais que bizarra. Se aproveitaram do oportunismo e da cara de pau dos vereadores que, numa manobra espetacular, pediam uma CPI para investigar El Rey e suas falcatruas, e rapidamente estamparam em sua capa que a greve era política e que os sindicatos se juntaram aos vereadores para pedir o impeachment. Piada! Todos nós sabemos que o prefeito tem maioria esmagadora de apoio na Câmara. A votação acabou dando em nada, mesmo com a vitória do pedido de investigação. Por regra, era necessário um nº de votos que acabou não acontecendo. Afinal, com o controle (joystick?) nas mãos, El Rey liberou alguns aliados para votar com a oposição, numa estratégia matemática que deixou todo mundo bem com a população.

"Animadores de rede" tentaram desqualificar a greve

Até na internet, campo livre e democrático, alguns "animadores de rede" (todos cargos comissionados e devidamente identificados pelos internautas mais antenados e politizados que debatem diariamente a cidade em grupos das redes sociais) tentavam desqualificar a greve, plantar discórdias e mentiras, como aquela de que a cidade havia sido invadida por milicianos para a campanha do candidato de oposição durante a reta final da eleição. Canalhice. Das mais puras!

E pra não sair do campo da internet, vou contar uma historinha que me envolveu: Sou poeta e realizo um sarau de poesias semanalmente. Ex-professor e ex-integrante da direção do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), apoiei e propagandeei a greve. Assim como alguns amigos artistas, que fizeram shows na praça, que falaram da greve nos seus shows e apresentações. Numa noite, depois de um sarau que contou com a participação de poetas do Rio de Janeiro, fomos até o acampamento em frente à prefeitura, prestar solidariedade e também levar um pouco de arte e diversão para os grevistas. Num determinado momento, um desses artistas teve a ideia de fazer uma brincadeira e realizar um halenshake de improviso para divertir as pessoas. E o fizemos.

Vídeo foi um dos mais acessados

No dia seguinte, o vídeo realizado foi um dos mais acessados nas redes. Mas um dos jornais da cidade aproveitou a imagem para tentar desqualificar ainda mais a greve. Pobres coitados. Alguns comentários negativos, agressivos até, mas uma boa parte, também entendendo que aquilo não passava de uma brincadeira e também uma forma de chamar a atenção para o acampamento e a greve.

Mas, se El Rey tem um assessor de comunicação muito bom...Os sindicatos, principalmente o Sepe, também tem. Um funcionário e uma equipe de diretores que soube se comunicar pela internet, que soube dar respostas em boletins, charges, vídeos... A resposta foi para as ruas e para as redes... A resposta fez a população enxergar que:

> O PCCS não foi cumprido e muito menos a ordem judicial que determinava seu pagamento.

> O bilhete único, o Hospital da Criança e o Hospital Regional, o fim das filas nos hospitais, o problema do lixo, a conclusão da Rodovia do Contorno, a ciclovia... Isso tudo foi promessa mentirosa de campanha.

Resta agora esperar que ao menos parte dessa mídia que se aliou ao prefeito, graças a contas gordas de publicidade, se alie à população e comece a propagandear verdades e denunciar as mentiras e falcatruas de El Rey.

Por Giglio  –  gigliovr@facebook.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×