Publicidade

DJ

Analfabeto Político

Por que devemos participar da política

Dizer que todos são bandidos e pilantras e anular o voto é deixar que a coisa pública vá pelo ralo e o dinheiro público para o bolso de alguns

Opinião  –  07/09/2012 00:44

19

(Foto: Reprodução)

Bertold Brecht

Eu não gosto de política! Políticos são todos bandidos e pilantras! Vou anular o voto! Escuto isso todos os dias e leio isso sempre nas redes sociais. Até entendo, tamanha é a corrupção em nosso país, estado e cidade. Entendo e não concordo. Bertold Brecht, dramaturgo e poeta alemão, na primeira metade do século XX, lutando contra o nazismo de Hitler, já chamava essas pessoas de “Analfabeto Político” em uma das suas poesias.

O senso comum está levando pessoas a desacreditarem na participação política. Participam socialmente ainda, pela terceira via (ONGs) ou por meio de serviços voluntários, mas ignoram solenemente a participação política. E aí a coisa pública vai indo pelo ralo e o dinheiro público para o bolso de alguns.

O que faz o político

Esquecem de que é o político que realiza a administração e elabora as leis. Esquecem de que são os políticos que regulam o custo de vida, os preços de tudo e o que podemos ou não fazer dentro da Legalidade. Esquecem de que são os políticos que decidem se vamos ter ciclovias ou permitir que empresas de ônibus prestem péssimos serviços e cobrem passagens abusivas dos usuários.

Esquecem de que são os políticos que decidem se as escolas vão oferecer horário e formação integral para os alunos ou vão continuar oferecendo cada vez menos formação. Esquecem de que são os políticos que decidem se teremos uma saúde pública de qualidade e para todos ou se teremos que pagar planos de saúde caríssimos. Esquecem de que são os políticos que resolvem o que é cultura para todos e quais as obras serão realizadas para o bem comum.

Não abandone a política

Não podemos abandonar a política como o senso comum prega. É bom lembrar que esse senso comum é construído pelos Aparelhos Ideológicos do Estado. Não são neutros esses aparelhos. São utilizados para garantir que a sociedade seja moldada pelo Estado. Por quem governa. E quem governa? Quem ganha as eleições? Os políticos financiados por grandes empresas, os que já estão no poder e por aqueles que são corruptos, pilantras e mal intencionados, na maioria das vezes! E são os políticos que têm ganhado as eleições. Os culpados pela prostituição, pelas pessoas em situação de rua, pelo desemprego, por grandes obras e rodovias inacabadas, pelos baixos salários de funcionários públicos, pelas filas nos postos de saúde e hospitais, pelos jovens mortos na guerra do crime organizado.

Ou participamos ativamente da vida política, votamos em propostas e projetos sérios ou seremos totalmente dominados por uma bandidagem que assola a política brasileira e a barbárie tomará conta e se esparramará por nossas vidas.

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Giovana Damaceno

    Este texto acaba de entrar para a minha coleção "concordo, concordo e concordo".