Publicidade

RH

Canal Aberto

Artistas levam histórico do que Moa fez de errado à nova secretária de Cultura

Grupo apresentou a situação da política cultural de Volta Redonda sob a ótica de quem faz arte na cidade

Choquei  –  22/01/2013 23:17

815

(Foto: Divulgação)

Positivo: Canal com Rosane Gonçalves foi aberto,

significa que artistas podem ser escutados

 

Só pra que todo mundo fique sabendo, um grupo de artistas foi até à Secretaria de Cultura de Volta Redonda conversar com a nova secretária, Rosane Gonçalves Pinto Mendonça. Sei que foi uma conversa apenas, mas eles apresentaram a situação da política cultural da cidade sob nossa ótica. Levaram um histórico do que o antigo secretário fazia. De errado. Abriram um canal de diálogo com a secretária. E isso é bom. Sei que ela não é da área, sei que ela caiu de paraquedas lá e sei que podíamos ter uma equipe mais técnica trabalhando lá. Mas se um canal foi aberto, significa que podemos ser escutados.

Agora é preciso avançar e rumar para a Conferência de Cultura e para as mudanças na Lei Orgânica. Destituir o Conselho de Cultura e eleger os conselheiros. Outra coisa que vai ajudar muito: o Moacir Carvalho de Castro Filho, o Moa, saiu da Secretaria de Cultura! Finalmente! Só falta a CPI para investigar os RPAs. E nós vamos continuar cobrando da Câmara Municipal.

O ano começou bem

Grupos, bandas, artistas já estão se movimentando e quem diz que o ano começa depois do Carnaval tá por fora. Num curto espaço de tempo já tivemos o Salve Geral!, comandado por Tiago El Niño; Amplexos tocando no Rio, saindo em jornais e revistas; o ECFA com seus cursos, oficinas, estúdio comunitário e o bloco Filhos da Privada (aliás, os blocos da cidade já estão ensaiando a pleno vapor para o Carnaval); o Poesia em Volta de volta com seu sarau de poesias na Toca do Arigó - espaço onde rola de tudo um pouco, de música a artes plásticas, de reggae a forró, de poesia a comida mexicana.

Tá. Aí você pergunta por que eu tô fazendo essa propaganda toda. E eu respondo: Não é propaganda. Escrevi isso tudo para falar de outro assunto, mas que tem ligação com isso: a dificuldade de se fazer arte em VR City. Essa galera toda tem trabalhado sem apoio do poder público e sem patrocínio privado. Essa galera e os que têm se apresentado, escrito, pintado... De maneira geral, todo mundo produzindo sem dinheiro. E produzido muito e com qualidade. E enfrentando dificuldades, como a repressão feita contra artistas de rua, multas por barulho excessivo (mal temos grana para ter um espaço, como fazer o isolamento acústico?), multas por ter mesas na calçada.

Galera tá se afinando

Vamos resistindo bravamente, e ouso dizer que este ano será dos mais produtivos e gratificantes para os artistas da cidade. A galera tá se afinando, se misturando e isso tá fazendo diferença. Começo já a ver algumas carinhas repetidas em teatro, rua, shows. Carinhas de artistas que tão sacando o trabalho do outro, que tão prestigiando o trabalho do outro, que tão aparecendo para o outro. Isso é bom! Eu reclamava muito que isso não acontecia e tá aí: tá começando a acontecer.

E paralelo a isso é preciso começar uma campanha para que empresários e comerciantes da cidade invistam nos artistas daqui. Entretenimento é rentável e é preciso investir neste mercado. Nós artistas não entendemos de dinheiro, mas sabemos que se faz dinheiro com arte. Muito. Mas é preciso investimento, seja público ou privado. Mas é preciso. Então fica a dica: Valorize os artistas da cidade para que a cidade fique mais rica!

Por Giglio  –  gigliovr@facebook.com

17 Comentários

×

×

×

  • Anielli Carraro

    Pretendo parar por aqui, mas não posso fazer ouvidos de mercador ao que esse senhor vem dizendo desde o começo dos comentários. Acho um absurdo este senhor ,por exemplo, dizer que não há um movimento que possa ser chamado de MOVIMENTO CULTURAL. Meu caro amigo, quaisquer que seja a ação, desde que haja uma movimentação, é reconhecida como e isso não está ligado a um número X ou Y de participantes, que aliás, nem dá pra dizer aqui quantos somos ao todo, reivindicando as mesmas coisas. Somos muitos, pode crer nisso.Tenho vontade de rir do senhor e é exatamente o que estou fazendo agora, rindo muito. A sua outra fala então!! É a pior de todas. Não está interessado em nossas "edificações democráticas" ? Então "fica quietinho pra eu gostar de você", porque sinceramente, também não me interessam as suas críticas, que nada possuem de edificantes, construtívas e / ou maduras, servem apenas para "chacotear" do nosso empenho e tem como base, o desejo explícito de nos desnortear, de sabotar-nos. Faz o seguinte amigo, vai comprar seu ingresso para hollyood e deixa a gente aqui, trabalhando com a nossa arte em paz. Se ela não é boa o bastante pra você, certamente você também não é bom o bastante pra ela. Por favor, vá em busca daquilo que te dá prazer e ao invés de se tornar mais um infeliz neste mundo, torne-se feliz, afinal, pessoas realizadas e felizes, não nos fazem perder tanto tempo. Chega!! Cansei!! Quanto aos "melhores do Olho Vivo", também queria que outras pessoas ganhassem, amigos queridos, muito queridos e que merecem, mas confio totalmente nos critérios do Cláudio e da votação, sei que é uma coisa séria, ao contrário do que o senhor Carlos vem fazendo aqui, nestes comentários.

  • André Borges

    Bom, Sr. Carlos Carvalho, como pode ver caiu por terra todos seus argumentos mesmo que continue a reiterá-los, enfrentamos todas suas provocações, que o Sr. mesmo comentou existirem, entretanto o Sr. não respondeu nenhuma de nossas provocações, gostaria de ouvi-lo também. Agora só para não deixar que absurdos se propaguem, a criação das edificações não são pros artistas, e sim pra todos os cidadãos, pra cultura como um todo, e esta se coloca ao lado da economia na contemporaneidade. Mais uma vez a confusão entre artistas e cultura propriamente dita. Apesar de discordar da maioria de suas colocações por óbvio, queria mesmo ter a oportunidade de dialogar ao vivo com o Sr., quem sabe não possamos trocar mais do que disputar ,que é o que o senhor aqui nos remete, disputa. Abraços Fraternos....

  • Mais comentários