<

Publicidade

Premio

Conflitos Sociais

Dhiogo José Caetano

dhiogocaetano@hotmail.com

Olhar Vital

Democracia em vertigem

Filme de Petra Costa é um grito de esperança em meio às crises; é o desejo individual da cineasta ganhando voz na coletividade de uma nação que objetiva viver a dignidade

Opinião  –  21/06/2019 11:32

8521

 

(Foto: Divulgação)

 

Petra apresenta o nosso Brasil e suas rachaduras profundas, fruto da corrupção e da traição

 

A cineasta Petra Costa, com seu olhar vital, descreve de forma revolucionária como o povo assistiu à ascensão e aniquilação das estruturas sociopolíticas da nação Brasil. Petra entrelaçou poesia e fatos, apresentando um Brasil dos bastidores, trazendo a história dos vencidos, dos bestializados diante dos processos. 

As memórias pessoais de Petra conectam com as histórias de homens e mulheres que acreditam no Brasil para todos os brasileiros, rompendo com a polarização, com a corrupção, com o abuso de poder, com os golpes. 

Em poemas e versos, a descrição de um Brasil de dentro para fora, uma versão sem estereótipos, uma narrativa que bulira o etnocentrismo e exila a bestialização. 

Somos filhos de Arabutã, descendentes de índios, nossa mãe é a natureza, a nossa essência brilha diante do sol do novo mundo. As revoluções condensam a nossa história, quantos homens exilados pela ditadura, múltiplos segredos abafados pela Revolução de 30, a morte de inúmeros pensadores pela negligência sociocultural. 

“Democracia em vertigem” é um grito de esperança em meio às crises. É o desejo individual Petra ganhando voz na coletividade de uma nação que objetiva viver a dignidade. 

Não é o fim! Tudo é assustador... Petra apresenta o nosso Brasil e suas rachaduras profundas, fruto da corrupção e da traição. É triste, entretanto, o drama de Petra é também o nosso drama, mergulhar na sua história é uma oportunidade para compreendermos os acontecimentos. 

_______________________________________________________

Por Dhiogo José Caetano  –  dhiogocaetano@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×