Publicidade

RH

Conflitos Sociais

Dhiogo José Caetano

dhiogocaetano@hotmail.com

Opinando e Transformando

Maria Antonieta Gonzaga Teixeira é a 82ª entrevistada na série sobre cultura

Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado

Pelo Brasil  –  20/06/2020 19:18

 
92649801_3111235385563417_2596463586205237248_n

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“A cultura e a educação libertam os indivíduos, ampliam seus horizontes nas suas maneiras de agir e de pensar”

_______________________________________________________

Maria Antonieta Gonzaga Teixeira é a 82ª convidada na série de entrevistas “Opinando e Transformando”. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura.

> Nome: Maria Antonieta Gonzaga Teixeira
> Breve currículo: Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Didática e em Psicopedagogia. Professora, poeta, escritora e artista plástica. Autora dos livros: Dos Pequizeiros às Araucárias; Encruzilhadas; Uma Vida Affonso e Marieta; Instituto Cristão Arte e Vida; e Cavanis: 50 Anos no Brasil. Integra a Academia Luminescência Brasileira - ALUBRA. É correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni - ALTO. Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia - AVIPAF. Participação em revistas e antologias poéticas. Participa das exposições de arte e poesia organizadas pelo curador e especialista em arte digital Carlos Zemek no Brasil, Portugal, Argentina, Espanha, Chile e Colômbia.

Confira a entrevista com Maria Antonieta Gonzaga Teixeira e algumas obras

> Em sua opinião, o que é cultura de paz?

A cultura de paz são todas as ações usadas para haver harmonia e concórdia no ambiente em que se vive nas diferentes dimensões: pessoal, coletiva, social, política e religiosa. Iniciando com todos os esforços pela harmonia do lar, solucionando os problemas nas escolas e comunidades e resolvendo os desafios mais diversos de cada povo na sua pátria.

> Para que serve a cultura da paz?

A Cultura da paz serve para evitar conflitos, desavenças entre pessoas, grupos e nações.

10484211_984479374905706_6208637416285423455_o

> Como promover a cultura de paz?

Promove-se a cultura de paz para todos os indivíduos desde crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos pondo em prática os valores humanos: o respeito para com o seu semelhante e para com a natureza, a solidariedade para com os que necessitam, a justiça - atribuir a cada um o que lhe é devido, a honestidade em todos os aspectos, a moral e bons costumes e sobretudo ter ética.

> Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Só é possível difundir de forma coerente a paz vivendo os valores humanos, “só se dá o que se tem”, e divulgando em todos os meios de comunicação, nas escolas, nos livros, nas revistas, em palestras e seminários. Trabalhando intensamente na formação para o Bem da mente e do intelecto. Na reflexão filosófica de que o Ser humano é o Bem maior que existe no universo.

IMG_1662

> Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

Aconteceram muitos conflitos, a iniciar pela chegada dos portugueses, que houve um choque de culturas. Extermínio de muitos nativos, tanto por meio de conflitos entre os portugueses e indígenas quanto pelas doenças que chegaram com os europeus. A História do Brasil é cheia de muitas desavenças, guerrilhas, grileiros de terras e assim a história continua... A sociedade brasileira teve muitos conflitos nas mais variadas esferas nacionais: nas classes sociais, na política e assim vai.

> A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?

A cultura significando conhecimento, arte, leis, hábitos e costumes adquiridos pelo ser humano... E entendendo que com a educação transfere esses valores culturais de uma geração para as seguintes. Só libertam os indivíduos. Ampliam seus horizontes nas suas maneiras de agir e de pensar.

26 de abril

> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

O espaço digital é sinônimo de internet, que é essa gama de computadores interligados. O mundo hoje caminha a passos velozes. O que se passa do outro lado do oceano sabe-se no momento exato em qualquer parte do planeta. É de capital importância para difundir e despertar a humanidade para que todos sejam mais humanos. Mas o caminho é longo e ainda demanda um bom tempo para que se tenha a maioria dos seres humanos mais cumpridores dos deveres, das leis e da ética.

IMG_9154 1

> Qual mensagem você deixa para a humanidade?

A mensagem que deixo para a humanidade:
A vida é um dom precioso de Deus.
Viva a vida com alegria e sobretudo com muito respeito para com os seus semelhantes.
Viva com muito amor no coração e no seu trabalho.
Respeite a Natureza -  que é bela e nos dá o sustento de cada dia.
Cuide dos Seres Humanos, criaturas criadas pelo Arquiteto do Universo.
Cuide do Planeta Terra. 

> Clique e confira todas as entrevistas da série sobre Cultura "Opinando e Transformando"      

________________________________________________________

Por Dhiogo José Caetano  –  dhiogocaetano@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Maria Vitória

    Ótima entrevista! Palavras sábias e muito importantes para esse momento.