Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Perigos da Internet

Novo golpe pelo Facebook chega a Volta Redonda

Golpistas tentam fazer vítimas usando falso perfil de funcionário do Barclays Bank (Dubai) e prometendo ganho de US$ 26 mil

Exposed  –  24/05/2014 20:10

Publicada: 24/02/2014 (16:45:00) . Atualizada: 24/05/2014 (20:10:00)

1

(Fotos: Reprodução)

Cuidado: Identidade falsificada pelos golpistas que estão agindo em Volta Redonda 

> Dica do internauta: O IP do computador que enviou a mensagem (basta clicar em mostrar cabeçalho completo) é de São Paulo (é só copiar o IP e colar no campo indicado no site http://www.ip-adress.com/ip_tracer/ que o mesmo indica a localização do computador que enviou a mensagem). Após perguntar ao remetente o motivo que ele estaria em São Paulo e o idioma ser em inglês, ele não mais entrou em contato e bloqueou o seu acesso pelo Skipe.

Uma maneira fácil de se verificar que é golpe esse tipo de assédio, são os documentos enviados, basta aumentar a resolução da imagem e a parte verdadeira é distorcida (o que acontece normalmente com documentos verdadeiros: distorce tudo por igual), mas a parte falsificada tem uma distorção que não acompanha a parte verdadeira ou às vezes nem distorce a imagem).

Tem novo golpe na internet. E estão tentando fazer vítimas em Volta Redonda. Desta vez, usando a rede social Facebook. Os golpistas criaram um perfil fake, usando uma foto e alguns dados de Azar Makram, da equipe de gestão do Barclays Bank (Dubai). O OLHO VIVO localizou pelo menos sete falsos perfis no Face com as mesmas características. A promessa é de ganhar mais de US$ 26 mil, numa transação bancária internacional. Os "espertalhões" têm tanta fome de conseguir enrolar internautas que sequer selecionam as possíveis vítimas ingênuas. Além do jornalista do OV, tentaram com um vereador, um ex-prefeito da cidade e um motorista.

No site oficial do Barclays Bank consta que Makram Azar é vice-presidente da Banca de Investimento, diretor de Gestão e Relacionamento Sênior Banker Europa, Oriente Médio e África do Norte e chefe da Banca de Investimento, Oriente Médio e Norte da África. Os golpistas falsificaram documentos que podem levar internautas desavisados a cair na arapuca. Essas falsificações são enviadas por e-mail, quando se responde à proposta feita por meio do falso perfil no Facebook. 

Passo a passo de como funciona o golpe 

2

Trechos da primeira mensagem padrão enviada pelos golpistas via in box pelo Facebook

> Os golpistas enviam o pedido de amizade pelo Facebook. Ao aceitar, imediatamente, chega uma mensagem privada (in box), com o seguinte texto:

"Muito obrigado por aceitar meu pedido de amizade, eu realmente aprecio muito, eu sou um banqueiro trabalhando com Barclays Bank aqui nos Emirados Árabes Unidos. Eu escrevo para contatá-lo sobre uma transação de negócios muito importante que será de nosso interesse e benefício para o nosso tanto famílias. Em 2007, um Sr. Husson (aqui eles colocam o sobrenome da possível vítima do golpe), cujo sobrenome é o mesmo que o seu e tem o seu país em seu arquivo como seu lugar de origem, fez um depósito fixo por 36 meses, no valor de $ 26,700,000.00 com o meu banco. Eu era o seu gerente de conta antes de eu subiu para a posição de Diretor. A data de vencimento para o presente contrato de depósito é 27 de setembro 2010. Sr. Husson estava entre as vítimas de morte no terremoto de setembro de 2009 na Indonésia, que deixou mais de 1.200 mortos, enquanto ele estava lá em viagem de negócios. Desde o último trimestre de 2010 até hoje, a gestão do meu banco tem sido encontrar meios para alcançá-lo assim como verificar se ele vai rolar o depósito ou ter a soma do contrato retirada. Quando descobri que isso vai acontecer, eu tentei pensar em um procedimento para preservar este fundo e usar os rendimentos para os negócios. Alguns diretores aqui vêm tentando descobrir de mim as informações sobre a conta e o proprietário, mas eu mantive fechada porque, eu sei que se eles se tornam conscientes de que o Sr. Husson é tarde, eles vão encurralar os fundos para si. Por isso, estou procurando a sua cooperação para apresentá-lo como o único a se beneficiar de seu fundo de sua morte, uma vez que você tem o mesmo nome, de modo que a sede do meu banco vai pagar os fundos para você. Eu tenho feito o suficiente dentro arranjo do banco e você só tem que colocar os seus dados para a rede de informações nos computadores de bancos e refletir como o seu parente mais próximo. Se você concordar com esta proposta, eu pretendo para você manter 50% dos recursos, enquanto 50% serão para mim. Por favor, enviar a sua resposta para mim estritamente através do meu endereço de e-mail evazarm@gmail.com e não aqui no Facebook. Atenciosamente" 

1

Um dos falsos perfis criados pelos golpistas, usando dados e fotos de Azar Makram

> Enviada a resposta para o e-mail que consta na mensagem do in box, os golpistas respondem, orientando a possível vítima a fornecer dados e documentos para concretizar o golpe:

"Esta operação requer maior confiança e dedicação de você, já que você estará recebendo os fundos (26.700 mil dólares ) como o beneficiário Next of Kin ao Sr. Husson, que morreu em uma viagem de negócios para a Indonésia em setembro de 2009 em um terremoto. Tenho a acreditar que a minha relação de partilha é aceito por você, 50/50% é um negócio justo. Eu quero que você tenha uma coisa em mente, essa operação é de risco de 100% livre e garantiu uma vez que você siga minhas instruções. O que eu tenho a fazer é apenas para colocar suas informações no banco de dados do sistema bancário como o parente mais próximo ao falecido Sr. Husson e como chefe de Operação do Barclays, colocando seus dados no sistema como o parente mais próximo à tarde Husson é um trabalho fácil para mim. Esta é uma tarefa muito fácil comigo no banco que não vai durar mais do que 2 a 3 semanas e os recursos serão liberados para você. As informações que eu preciso para iniciar o processo é o seguinte: 

1 . Nome completo
2 . Data de nascimento
3 . Ocupação
4 . Contato endereço
5 . Número de telefone
6 . Digitalizada carteira de identidade 

Na recepção da informação acima mencionada, vou elaborar uma carta de candidatura para você que você irá usar para aplicar a um consultor credenciado para o banco de Dubai quem eu vos dará seus dados para contato, também vos envio o meu bilhete de identidade bancária documento de depósito dos fundos como uma prova, mas o mais importante, eu gosto de você para me assegurar de que você não vai trair esta confiança que estou prestes a repousar em você. Finalmente, eu estou esperando para conhecê-lo e à sua família, logo que chegamos ao fundo transferido para sua conta para o desembolso e investimentos propósito. Eu espero por seu email. Atenciosamente" 

3

Mais um documento falsificado pelos golpistas e enviado por
e-mail na tentativa de convencer a possível vítima a participar do golpe

5

"Espertalhões" enviam documentos falsificados para tentar fazer internautas caírem na arapuca

> Se você demora a responder o segundo e-mail, os golpistas fazem novo contato pelo Facebook:

"Olá, como você, eu escrevi para o seu e-mail, você recebeu minha mensagem? Gentilmente me responda através do meu e-mail com seus dados, se você recebeu minha mensagem o mais breve possível. Obrigado" 

> Quem desconfia do golpe e responde por in box no Facebook, ao receber a primeira mensagem, os golpistas ainda tentam enrolar a possível vítima, com mais uma história fantasiosa. O músico Josue Otoni, por exemplo, percebeu o golpe e manteve a seguinte troca de mensagens:

. Josue Otoni - "A proposta é tentadora meu amigo, porém não conheço esta pessoa citada, OK".

. Golpista - "Eu sei que você não me conhece e eu não te conheço cabeceira, mas eu acredito que podemos trabalhar juntos como parceiros, além disso, eu escolhi você porque seu país tem um monte de oportunidades de negócios e seu bom para investimento, além disso, há uma série de pessoas de confiança no seu país do que qualquer outro, além disso, eu não quero que o dinheiro a ser confiscado pelo banco, eu quero usar a minha parte para ajudar os necessitados, há um grande número de órfãos por aí que precisam de ajuda para fora e esse dinheiro pode fazer algo grande em sua vida e Deus Todo-Poderoso nos recompensará por isso, se você me ajudar a garantir esse dinheiro em sua conta. Tudo que eu preciso de você é a sua confiança, cooperação e compreensão, assim que você enviar sua resposta para o meu e-mail: evazarm@gmail.com vou enviar-lhe mais detalhes, direções, a prova de fundo e requisitos necessários para essa operação seja bem sucedida".

. Josue Otoni - "Irei pensar no assunto".

. Golpista - "OK, Estou ansioso para uma transação comercial de sucesso com você".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

65 Comentários

×

×

×

  • EWERTON

    HAHAHAHA.

    Tambem recebi uma mensagem desta.

    Obrigado por responder a mim como eu pedi. Sou o Sr. Kelvin Christian Evans, atualmente o Gerente Operacional do Banco do Investidor na 1001 Highway 71, Spring Lake Heights, NJ - 07762, Estados Unidos da América. Desejo fazer uma parceria com você e reivindicar este fundo deixado pela falecida Sra. Regiane Bernardes, cidadã do seu país, antes que nosso banco confiscasse este fundo.

    Entrei em contato para buscar sua opinião, assistência ou parceria para recuperar este fundo deixado por um cidadão do seu país Brasil. Late Regiane Bernardes para brasileiro, mas reside aqui em Nova Jersey, Estados Unidos. Ela era parteira e também atuava na área de administração imobiliária, mas morreu de doença cardíaca nos Estados Unidos desde setembro de 2012, deixando para trás nosso banco a quantia de dois milhões e quinhentos dólares dos Estados Unidos (US $ 2.550.000,00) como depósito fixo por um período de dois anos. Este depósito amadureceu por muito tempo e ficou inativo por mais de cinco anos. Tentamos contratá-la e não conseguimos. Seus números de telefone não puderam ser acessados. E-mails enviados a ela continuam sendo devolvidos como não entregues e nunca recebemos nenhuma resposta do cartas postadas em seu endereço residencial

    Eu estou fazendo isso porque eu costumava ser seu contabilista, então, Esta questão me levou a realizar uma investigação independente sobre o paradeiro dela desde que ela não forneceu um parente ou beneficiário no momento em que ela fez o depósito conosco, com choque ao meu inquérito eu descobri que ela morreu de doença cardíaca relacionada em um hospital de las vegas durante as férias, sua morte não foi comunicada ao nosso banco a partir desse momento até este momento e ninguém em nosso banco está ciente disso. Ela era uma mulher gentil com bom coração, que sua alma descanse em paz.

    No entanto, eu tenho feito várias investigações na embaixada brasileira e nenhuma informação dela foi encontrada, o que eu acho estranho. Meu esforço para localizar algum de seus parentes me levou ao Brasil há algum tempo e o escritório regional de passaportes em Brasília, Brasil, me informou que o número do passaporte expirou e não foi emitido em nenhum lugar do Brasil. Já que esta é a questão, eu quero que você aplique como parente mais próxima da falecida (tarde senhora Regiane Bernardes) para reivindicar o depósito do nosso banco desde que ela era do mesmo país com você, Brasil, não importa se você a conheceu ou não, não importa se você tem algum tipo de relacionamento com ela ou não.

    Eu irei guiá-lo a todos para ter certeza de que alcançaremos essa reivindicação. Isso não é uma questão de ter uma moral feia, não é sábio permitir que o dinheiro acabe nas mãos do governo enquanto as pessoas têm a oportunidade de viver melhor com ele.
    Como Gerente de Operações do nosso Banco, a aprovação final do seu pedido será feita pelo meu departamento. Uma vez aprovado, você terá o direito de receber o dinheiro. E quando for transferido para você, eu tomarei permissão para me encontrar. você em seu país de origem, o Brasil, a fim de obter minha própria participação, a qual dividiremos em duas partes iguais (50:50) para cada um de nós, depois de deduzir todos os custos incorridos na obtenção do dinheiro.

    Eu ofereço os documentos necessários para você permitir uma transferência suave do dinheiro para sua conta bancária em qualquer parte do mundo. Esta transação é segura e tudo será feito legalmente, não tenha medo disso. Neste momento, eu tenho todas as cópias dos documentos relativos ao depósito fixo da tarde Regiane Bernardes, que você arquivará para fazer o backup desta reclamação junto ao nosso banco. Tudo o que eu preciso agora é da sua cooperação honesta para permitir-nos fazer esta reivindicação e nós temos que fazer isso no menor tempo possível.

    Se você estiver disposto a fazer isso comigo, escreva de volta e eu lhe informarei o que fazer a seguir. Se nada for feito imediatamente, o dinheiro será perdido para o departamento do Tesouro do governo como um fundo abandonado e não ganharemos nada com isso. Estou aguardando o seu consentimento para avançar para o próximo passo em direção a isso. Obrigado e estou aguardando sua resposta.

    Atenciosamente,
    Sr. Kelvin C. Evans.
    # +1 (609) 415-3325Obrigado por responder a mim como eu pedi. Sou o Sr. Kelvin Christian Evans, atualmente o Gerente Operacional do Banco do Investidor na 1001 Highway 71, Spring Lake Heights, NJ - 07762, Estados Unidos da América. Desejo fazer uma parceria com você e reivindicar este fundo deixado pela falecida Sra. Regiane Bernardes, cidadã do seu país, antes que nosso banco confiscasse este fundo.

    Entrei em contato para buscar sua opinião, assistência ou parceria para recuperar este fundo deixado por um cidadão do seu país Brasil. Late Regiane Bernardes para brasileiro, mas reside aqui em Nova Jersey, Estados Unidos. Ela era parteira e também atuava na área de administração imobiliária, mas morreu de doença cardíaca nos Estados Unidos desde setembro de 2012, deixando para trás nosso banco a quantia de dois milhões e quinhentos dólares dos Estados Unidos (US $ 2.550.000,00) como depósito fixo por um período de dois anos. Este depósito amadureceu por muito tempo e ficou inativo por mais de cinco anos. Tentamos contratá-la e não conseguimos. Seus números de telefone não puderam ser acessados. E-mails enviados a ela continuam sendo devolvidos como não entregues e nunca recebemos nenhuma resposta do cartas postadas em seu endereço residencial

    Eu estou fazendo isso porque eu costumava ser seu contabilista, então, Esta questão me levou a realizar uma investigação independente sobre o paradeiro dela desde que ela não forneceu um parente ou beneficiário no momento em que ela fez o depósito conosco, com choque ao meu inquérito eu descobri que ela morreu de doença cardíaca relacionada em um hospital de las vegas durante as férias, sua morte não foi comunicada ao nosso banco a partir desse momento até este momento e ninguém em nosso banco está ciente disso. Ela era uma mulher gentil com bom coração, que sua alma descanse em paz.

    No entanto, eu tenho feito várias investigações na embaixada brasileira e nenhuma informação dela foi encontrada, o que eu acho estranho. Meu esforço para localizar algum de seus parentes me levou ao Brasil há algum tempo e o escritório regional de passaportes em Brasília, Brasil, me informou que o número do passaporte expirou e não foi emitido em nenhum lugar do Brasil. Já que esta é a questão, eu quero que você aplique como parente mais próxima da falecida (tarde senhora Regiane Bernardes) para reivindicar o depósito do nosso banco desde que ela era do mesmo país com você, Brasil, não importa se você a conheceu ou não, não importa se você tem algum tipo de relacionamento com ela ou não.

    Eu irei guiá-lo a todos para ter certeza de que alcançaremos essa reivindicação. Isso não é uma questão de ter uma moral feia, não é sábio permitir que o dinheiro acabe nas mãos do governo enquanto as pessoas têm a oportunidade de viver melhor com ele.
    Como Gerente de Operações do nosso Banco, a aprovação final do seu pedido será feita pelo meu departamento. Uma vez aprovado, você terá o direito de receber o dinheiro. E quando for transferido para você, eu tomarei permissão para me encontrar. você em seu país de origem, o Brasil, a fim de obter minha própria participação, a qual dividiremos em duas partes iguais (50:50) para cada um de nós, depois de deduzir todos os custos incorridos na obtenção do dinheiro.

    Eu ofereço os documentos necessários para você permitir uma transferência suave do dinheiro para sua conta bancária em qualquer parte do mundo. Esta transação é segura e tudo será feito legalmente, não tenha medo disso. Neste momento, eu tenho todas as cópias dos documentos relativos ao depósito fixo da tarde Regiane Bernardes, que você arquivará para fazer o backup desta reclamação junto ao nosso banco. Tudo o que eu preciso agora é da sua cooperação honesta para permitir-nos fazer esta reivindicação e nós temos que fazer isso no menor tempo possível.

    Se você estiver disposto a fazer isso comigo, escreva de volta e eu lhe informarei o que fazer a seguir. Se nada for feito imediatamente, o dinheiro será perdido para o departamento do Tesouro do governo como um fundo abandonado e não ganharemos nada com isso. Estou aguardando o seu consentimento para avançar para o próximo passo em direção a isso. Obrigado e estou aguardando sua resposta.

    Atenciosamente,
    Sr. Kelvin C. Evans.

  • Marcelo

    kkkkkkkkkkk MILHÕES DE DÓLARES NA CONTA KKKKKKKK QUANDO A ESMOOOOLA É MILHONÁRIA DE MILHO MESMO ATÉ O SANTO DESCONFIA KKKKKKKKKKKKKKKK

    Qian Aizhen Qian Aizhen
    Anexos
    17 de jan. de 2021 22:07 (há 1 dia)
    para mim

    Prezado Sr. Marcelo Camargo,

    Primeiramente, agradeço sua pronta resposta e seu interesse em cooperar comigo na execução deste Acordo. Confesso que estou muito grato por sua resposta ao meu pedido de ajuda e cooperação. Você é bem vindo.

    Agora, antes de continuar a lhe dar mais informações detalhadas, quero que você entenda as delícias dessa transação. não é arriscado da parte deles, mas muito arriscado para mim, porque poderia me custar o emprego se você me traísse revelando esse segredo. É só você e eu, que entendemos o que farei agora que se exposto ao aberto me custaria minha reputação que levei anos para construir o que é mais importante para mim. por isso, peço a sua total cooperação para manter esta transação muito confidencial. E se de alguma forma você não pode manter essa transação muito secreta, então é melhor eu avisar com você.

    Esta operação exige maior confiança e dedicação de sua parte, já que receberá os fundos ($ 26.700.000,00 milhões de dólares) como beneficiário Parente Próximo do Sr. Husson Camargo que faleceu em viagem de negócios à Indonésia em setembro de 2009 terremoto que estou sob a crença de que minha relação de compartilhamento é aceita por você, 50/50% é um negócio justo. Eu quero ter uma coisa em mente, esta transação é 100% livre de riscos e garantida assim que você seguir minhas instruções. O que tenho que fazer é apenas colocar seus dados no banco de dados do sistema bancário como parente do falecido Sr. Husson Camargo e como responsável pela operação do Barclays, colocando seus dados como parentes do falecido Sr. Husson Camargo. O falecido Sr. Husson Camargo é um trabalho fácil para mim. Esta é uma tarefa muito fácil comigo no banco, não vai durar mais do que 2 a 3 semanas, e os fundos serão liberados para você. As informações de que preciso para iniciar o processo são as seguintes:

    1. NOME COMPLETO
    2. DATA DE NASCIMENTO
    3. OCUPAÇÃO
    4. ENDEREÇO DE CASA
    5. NÚMERO DE TELEFONE
    6. CARTÃO DE IDENTIDADE DIGITALIZADO
    7. PAÍS

    Após o recebimento das informações acima, prepararei uma carta de inscrição para você que você usará para solicitar a um consultor credenciado do Banco de Dubai que fornecerá seus dados de contato, mas o mais importante, gostaria que me garantisse que você não vai trair essa confiança que estou prestes a repousar em você.

    Finalmente, estou esperando para conhecê-lo assim que chegar ao fundo transferido para sua conta para fins de desembolso e investimento. Tenho apenas para você o extrato desta conta em nosso banco .. Aguardo seu e-mail.

  • Mais comentários