<

Publicidade

Premio

Olho Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Perigos da Internet

Novo golpe pelo Facebook chega a Volta Redonda

Golpistas tentam fazer vítimas usando falso perfil de funcionário do Barclays Bank (Dubai) e prometendo ganho de US$ 26 mil

Polícia  –  24/05/2014 20:10

Publicada: 24/02/2014 (16:45:00) . Atualizada: 24/05/2014 (20:10:00)

1

(Fotos: Reprodução)

Cuidado: Identidade falsificada pelos golpistas que estão agindo em Volta Redonda 

> Dica do internauta: O IP do computador que enviou a mensagem (basta clicar em mostrar cabeçalho completo) é de São Paulo (é só copiar o IP e colar no campo indicado no site http://www.ip-adress.com/ip_tracer/ que o mesmo indica a localização do computador que enviou a mensagem). Após perguntar ao remetente o motivo que ele estaria em São Paulo e o idioma ser em inglês, ele não mais entrou em contato e bloqueou o seu acesso pelo Skipe.

Uma maneira fácil de se verificar que é golpe esse tipo de assédio, são os documentos enviados, basta aumentar a resolução da imagem e a parte verdadeira é distorcida (o que acontece normalmente com documentos verdadeiros: distorce tudo por igual), mas a parte falsificada tem uma distorção que não acompanha a parte verdadeira ou às vezes nem distorce a imagem).

Tem novo golpe na internet. E estão tentando fazer vítimas em Volta Redonda. Desta vez, usando a rede social Facebook. Os golpistas criaram um perfil fake, usando uma foto e alguns dados de Azar Makram, da equipe de gestão do Barclays Bank (Dubai). O OLHO VIVO localizou pelo menos sete falsos perfis no Face com as mesmas características. A promessa é de ganhar mais de US$ 26 mil, numa transação bancária internacional. Os "espertalhões" têm tanta fome de conseguir enrolar internautas que sequer selecionam as possíveis vítimas ingênuas. Além do jornalista do OV, tentaram com um vereador, um ex-prefeito da cidade e um motorista.

No site oficial do Barclays Bank consta que Makram Azar é vice-presidente da Banca de Investimento, diretor de Gestão e Relacionamento Sênior Banker Europa, Oriente Médio e África do Norte e chefe da Banca de Investimento, Oriente Médio e Norte da África. Os golpistas falsificaram documentos que podem levar internautas desavisados a cair na arapuca. Essas falsificações são enviadas por e-mail, quando se responde à proposta feita por meio do falso perfil no Facebook. 

Passo a passo de como funciona o golpe 

2

Trechos da primeira mensagem padrão enviada pelos golpistas via in box pelo Facebook

> Os golpistas enviam o pedido de amizade pelo Facebook. Ao aceitar, imediatamente, chega uma mensagem privada (in box), com o seguinte texto:

"Muito obrigado por aceitar meu pedido de amizade, eu realmente aprecio muito, eu sou um banqueiro trabalhando com Barclays Bank aqui nos Emirados Árabes Unidos. Eu escrevo para contatá-lo sobre uma transação de negócios muito importante que será de nosso interesse e benefício para o nosso tanto famílias. Em 2007, um Sr. Husson (aqui eles colocam o sobrenome da possível vítima do golpe), cujo sobrenome é o mesmo que o seu e tem o seu país em seu arquivo como seu lugar de origem, fez um depósito fixo por 36 meses, no valor de $ 26,700,000.00 com o meu banco. Eu era o seu gerente de conta antes de eu subiu para a posição de Diretor. A data de vencimento para o presente contrato de depósito é 27 de setembro 2010. Sr. Husson estava entre as vítimas de morte no terremoto de setembro de 2009 na Indonésia, que deixou mais de 1.200 mortos, enquanto ele estava lá em viagem de negócios. Desde o último trimestre de 2010 até hoje, a gestão do meu banco tem sido encontrar meios para alcançá-lo assim como verificar se ele vai rolar o depósito ou ter a soma do contrato retirada. Quando descobri que isso vai acontecer, eu tentei pensar em um procedimento para preservar este fundo e usar os rendimentos para os negócios. Alguns diretores aqui vêm tentando descobrir de mim as informações sobre a conta e o proprietário, mas eu mantive fechada porque, eu sei que se eles se tornam conscientes de que o Sr. Husson é tarde, eles vão encurralar os fundos para si. Por isso, estou procurando a sua cooperação para apresentá-lo como o único a se beneficiar de seu fundo de sua morte, uma vez que você tem o mesmo nome, de modo que a sede do meu banco vai pagar os fundos para você. Eu tenho feito o suficiente dentro arranjo do banco e você só tem que colocar os seus dados para a rede de informações nos computadores de bancos e refletir como o seu parente mais próximo. Se você concordar com esta proposta, eu pretendo para você manter 50% dos recursos, enquanto 50% serão para mim. Por favor, enviar a sua resposta para mim estritamente através do meu endereço de e-mail evazarm@gmail.com e não aqui no Facebook. Atenciosamente" 

1

Um dos falsos perfis criados pelos golpistas, usando dados e fotos de Azar Makram

> Enviada a resposta para o e-mail que consta na mensagem do in box, os golpistas respondem, orientando a possível vítima a fornecer dados e documentos para concretizar o golpe:

"Esta operação requer maior confiança e dedicação de você, já que você estará recebendo os fundos (26.700 mil dólares ) como o beneficiário Next of Kin ao Sr. Husson, que morreu em uma viagem de negócios para a Indonésia em setembro de 2009 em um terremoto. Tenho a acreditar que a minha relação de partilha é aceito por você, 50/50% é um negócio justo. Eu quero que você tenha uma coisa em mente, essa operação é de risco de 100% livre e garantiu uma vez que você siga minhas instruções. O que eu tenho a fazer é apenas para colocar suas informações no banco de dados do sistema bancário como o parente mais próximo ao falecido Sr. Husson e como chefe de Operação do Barclays, colocando seus dados no sistema como o parente mais próximo à tarde Husson é um trabalho fácil para mim. Esta é uma tarefa muito fácil comigo no banco que não vai durar mais do que 2 a 3 semanas e os recursos serão liberados para você. As informações que eu preciso para iniciar o processo é o seguinte: 

1 . Nome completo
2 . Data de nascimento
3 . Ocupação
4 . Contato endereço
5 . Número de telefone
6 . Digitalizada carteira de identidade 

Na recepção da informação acima mencionada, vou elaborar uma carta de candidatura para você que você irá usar para aplicar a um consultor credenciado para o banco de Dubai quem eu vos dará seus dados para contato, também vos envio o meu bilhete de identidade bancária documento de depósito dos fundos como uma prova, mas o mais importante, eu gosto de você para me assegurar de que você não vai trair esta confiança que estou prestes a repousar em você. Finalmente, eu estou esperando para conhecê-lo e à sua família, logo que chegamos ao fundo transferido para sua conta para o desembolso e investimentos propósito. Eu espero por seu email. Atenciosamente" 

3

Mais um documento falsificado pelos golpistas e enviado por
e-mail na tentativa de convencer a possível vítima a participar do golpe

5

"Espertalhões" enviam documentos falsificados para tentar fazer internautas caírem na arapuca

> Se você demora a responder o segundo e-mail, os golpistas fazem novo contato pelo Facebook:

"Olá, como você, eu escrevi para o seu e-mail, você recebeu minha mensagem? Gentilmente me responda através do meu e-mail com seus dados, se você recebeu minha mensagem o mais breve possível. Obrigado" 

> Quem desconfia do golpe e responde por in box no Facebook, ao receber a primeira mensagem, os golpistas ainda tentam enrolar a possível vítima, com mais uma história fantasiosa. O músico Josue Otoni, por exemplo, percebeu o golpe e manteve a seguinte troca de mensagens:

. Josue Otoni - "A proposta é tentadora meu amigo, porém não conheço esta pessoa citada, OK".

. Golpista - "Eu sei que você não me conhece e eu não te conheço cabeceira, mas eu acredito que podemos trabalhar juntos como parceiros, além disso, eu escolhi você porque seu país tem um monte de oportunidades de negócios e seu bom para investimento, além disso, há uma série de pessoas de confiança no seu país do que qualquer outro, além disso, eu não quero que o dinheiro a ser confiscado pelo banco, eu quero usar a minha parte para ajudar os necessitados, há um grande número de órfãos por aí que precisam de ajuda para fora e esse dinheiro pode fazer algo grande em sua vida e Deus Todo-Poderoso nos recompensará por isso, se você me ajudar a garantir esse dinheiro em sua conta. Tudo que eu preciso de você é a sua confiança, cooperação e compreensão, assim que você enviar sua resposta para o meu e-mail: evazarm@gmail.com vou enviar-lhe mais detalhes, direções, a prova de fundo e requisitos necessários para essa operação seja bem sucedida".

. Josue Otoni - "Irei pensar no assunto".

. Golpista - "OK, Estou ansioso para uma transação comercial de sucesso com você".

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

59 Comentários

×

×

×

  • Manoel

    Olá, um desses pilantras tentou me ludibriar, o nome dele é Abdulla Hamad, é o mesmo papo em que você cita um pilantra nessa reportagem, esse é o papo dele: Obrigado pelo seu interesse na minha proposta. Minha proposta inicial para você foi para informá-lo sobre a necessidade de me ajudar, para que possamos aproveitar a morte do meu ex-cliente no banco. Esta transação exige maior confiança e dedicação de você e qualquer coisa que fizermos a partir de agora deve ser privada e confidencial, da qual eu também lhe enviarei mais provas sobre o falecido Husson Manoel, já que você receberá os US $ 26.700.000) como Beneficiário Kin para o Sr. Husson Manoel, que morreu em uma viagem de negócios para a Indonésia em setembro de 2009 terremoto.

    Estou sob a crença de que minha taxa de compartilhamento é aceita por você, 50/50% é um acordo justo. Eu quero que você tenha uma coisa em mente, esta transação é 100% livre de riscos e protegida, uma vez que você siga minhas instruções. O que eu tenho que fazer é colocar suas informações no banco de dados do sistema bancário como o Next of Kin para o falecido Sr. Husson Manoel e como Chefe de Operação do Dubai Islamic Bank Dubai EAU, colocando seus detalhes no sistema como o Next of Kin para o final de Husson é um trabalho fácil para mim. Este é um trabalho muito fácil comigo no banco que não durará mais de 1 a 2 semanas e os fundos serão liberados para você após verificação do banco e todos os dados vitais que o banco exigirá que eu envie para você desde que eu tenho detalhes sobre o falecido Husson.

  • Wagner de Sousa

    Nesse exato momento também estão tentando me persuadir com essas mensagens falsas

  • Mais comentários