Publicidade

DJ Welley

Da Educação Ambiental à Inclusão Social

Piraí: Projeto Movimento Verde busca novos parceiros para 2017

Alunos da educação infantil ao 9º ano, da Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, do bairro Jaqueira, serão beneficiados

Você é o repórter  –  06/02/2017 20:59

1

(Foto: Divulgação)

Além do aprendizado sobre educação ambiental, são desenvolvidas habilidades socioemocionais 

Internauta: Fernando Marlos
Piraí 

O Projeto Movimento Verde: Da Educação Ambiental à Inclusão Social, que é realizado para os alunos da educação infantil ao 9º ano, da Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, do bairro Jaqueira, em Piraí, começará a ser realizado este ano. E está buscando novos parceiros, para que possam ajudar a realizar novas visitas-técnicas em outras áreas verdes urbanas e que receba oficinas e palestras para os alunos continuarem a ser multiplicadores de conhecimentos sobre educação ambiental. O e-mail de contato para as empresas e pessoas que desejam ajudar com ações sociais e educativas é o: [email protected] 

Com o retorno das aulas os professores e a equipe diretiva, que tem à frente a diretora Cláudia Santos, estão preparando as atividades para que os alunos desenvolvam e aprendam a Educação Ambiental Crítica, e que possam transformar a comunidade em que moram, dando sugestões para a melhoria das condições da comunidade. 

Em 2015, como sugestão dada pelos alunos, após a discussão sobre o tema ambiental em sala de aula, foi solicitado o fim de um canteiro de lixo ao lado da escola que há muitos anos incomodava. Foi feito então um documento oficial da escola para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que na semana do meio ambiente em 2016 entregou um jardim no lugar do canteiro de lixo. Um novo documento será entregue pela escola e pelos alunos com outras sugestões para a comunidade em 2017. 

Esportes de aventura

Além do aprendizado sobre educação ambiental, os alunos ainda são estimulados a desenvolver as habilidades socioemocionais, como liderança, pensamento crítico, participação, solidariedade, trabalho em equipe, entre outras. Como o projeto parte da disciplina de educação física, os professores têm oportunidade de trabalhar com os alunos os esportes de aventura como: slackline, montanhismo, trekking e muro de escalada, o que faz com que os alunos pratiquem atividade física combatendo a obesidade e o sedentarismo. O projeto tem como referências bibliográficas os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e os autores especialistas em educação ambiental Mauro Guimarães e Martha Tristão. 

O projeto interdisciplinar (em que várias disciplinas lecionam sobre o mesmo tema) é realizado desde 2014, em que, além das aulas teóricas realizadas em sala de aula pelos professores, possui uma parte prática com aulas em áreas verdes urbanas ministradas pelos próprios professores da escola. Os alunos já tiveram aulas práticas no Pão de Açúcar, Pedra Bonita, Corcovado, Jardim Botânico, Zoológico da Quinta da Boa Vista, Ribeirão das Lajes (Piraí) e no Sesc (Barra Mansa). Além disso, a escola tem a oportunidade de realizar a inclusão social, dando novas oportunidades para os alunos que dificilmente as teriam, se não fosse através desses projetos educacionais da escola. 

O projeto não é patrocinado por nenhuma empresa, porém, recebe ações sociais e educativas do Sesc (Barra Mansa), Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Eco Óleo, Furnas, Nova Cedae e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piraí. É coordenado pelos professores de educação física Fernando Marlos e Glauber Guardengui e que envolvem toda a equipe de professores, funcionários e a comunidade da Jaqueira.

_______________________________________________________

> Como participar do “Você é o Repórter”

Fotografou (ou filmou) alguma irregularidade? Tem lixo acumulado na sua rua? Buracos, entulhos, flagrou algo que merece ser divulgado? É só enviar para o OLHO VIVO, que será publicado. Importante: Não são apenas coisas ruins e reclamações que podem ser enviadas. Viu uma ação social interessante? Um projeto na sua comunidade que está funcionando muito bem, obrigado. Tem uma banda, um grupo de pagode? Vai lançar um CD, EP ou DVD? Então, fotografe (ou filme) e envie os dados sobre o assunto com o seu nome completo, cidade, bairro e contato telefônico (não se preocupe, telefone e e-mail não serão publicados). Assim, todo mundo vai ficar de OLHO VIVO na sua reportagem.

. Envie para: [email protected][email protected](24) 9-9995-5250

Seja o primeiro a comentar

×

×

×