Publicidade

DJ

A Força da Solidariedade

Menino de 14 anos realiza seu sonho de estudar na ETPC

Daniel conseguiu bolsa integral, mas não tinha condições de comprar livros, uniforme, pagar passagem e alimentação; campanha de internautas transformou sonho em realidade

Você é o repórter  –  04/03/2016 16:49

Publicada em: 14/02/2013 (08:57:56)
Atualizada em: 04/03/2016 (16:49:52)

1

Em fevereiro de 2013, os internautas participaram de uma campanha, aqui seção "Você é o Repórter" do OLHO VIVO, para ajudar um menino de 14 anos a realizar seu sonho de estudar na ETPC. Daniel conseguiu bolsa integral, mas não tinha condições de comprar livros, uniforme, pagar passagem e alimentação. A formatura dele será nesta sexta-feira, 4, às 19h30. Obrigado a todos que ajudaram esse sonho a se tornar realidade!

_______________________________________________________

Internauta: Dora de Oliveira
Vista Alegre, Barra Mansa

Daniel é um menino de 14 anos que quer realizar seu sonho de estudar na ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras). Todos nós sabemos o quanto é importante ter sonhos, sonhos bons. É algo muito positivo sonhar com coisas que nos farão melhores, mais produtivos, realizados e felizes. Mas nem sempre conseguimos concretizar todos os nossos sonhos. Alguns são mesmo impossíveis de realizar. Não sem antes esgotarmos todas as nossas possibilidades. O sonho de Daniel é estudar na ETPC. Um sonho de muitos meninos e meninas que moram aqui na nossa região. Eles sabem o quanto é importante estudar lá, pois estarão preparados para entrar no mercado de trabalho com muita competência.

Daniel estudou numa escola pública (Escola Municipal Padre Anchieta, na Vista Alegre). Eu o conheci lá, quando atuava como professora de educação artística. Aluno tranquilo e estudioso, tímido e reservado. Sua história de vida o fez assim. Depois que seus pais se separaram, ele vive com a mãe, o padrasto e as duas irmãzinhas (Maria, de 5 anos, e Juliana, de 3), que vieram da segunda relação de sua mãe. Com duas meninas pequenas e com vários problemas de saúde, a mãe não tem como trabalhar. Ela ganhava Bolsa Família pelos três filhos, mas agora não recebe mais a do Daniel. O padrasto é pedreiro, mas divide as despesas com a outra família que tinha antes de conhecer a mãe de Daniel.

Quando a alegria se desfez

No fim do ano passado, Daniel decidiu fazer a prova para a Escola Técnica. Sabia que era muito difícil e que tinha pouco tempo para se preparar, mas sua mãe o ajudou e ele conseguiu bolsa integral. A alegria de ter alcançado seu objetivo se desfez quando foi fazer a matrícula e descobriu (eles não tinham mesmo noção do que era estudar lá!) que teria que comprar os livros, uniforme, pagar passagem e alimentação.

Carmem chegou a pensar em desistir, mas não podia tirar de seu filho essa oportunidade. Começou a pedir ajuda. Foi quando fiquei sabendo do que estava acontecendo e me propus ajudar.

Necessidade é urgente

Visitei a família para conhecer suas necessidades e passei a pedir ajuda a todos que conhecia. Consegui alguns livros com meu sobrinho, algumas roupas para as meninas com uma amiga, comprei o material escolar pessoal, alguns amigos da Comunidade Terra Nova (da qual faço parte) deram dinheiro para comprar um pouco de alimento e forneci passagem para a primeira semana. Mas eu também não tenho muito recurso para ajudar sozinha, e a necessidade é urgente.

Ainda faltam alguns livros, material para as aulas práticas, ele só tem uma calça jeans e um tênis velho, precisa de passagem e alimentação diariamente. Enviei mensagem para vários amigos do Facebook e eles já estão retornando, oferecendo ajuda. Se você pode ajudar de alguma forma, entre em contato no meu celular (24) 9904-0207 ou e-mail (doradeoliveirabm@gmail.com). Vamos ajudar o Daniel a realizar o seu sonho.

_____________________________________________________
> Como participar do “Você é o Repórter”

Fotografou (ou filmou) alguma irregularidade? Tem lixo acumulado na sua rua? Buracos, entulhos, flagrou algo que merece ser divulgado? É só enviar para o OLHO VIVO, que será publicado. Importante: Não são apenas coisas ruins e reclamações que podem ser enviadas. Viu uma ação social interessante? Um projeto na sua comunidade que está funcionando muito bem, obrigado. Tem uma banda, um grupo de pagode? Vai lançar um CD, EP ou DVD? Então, fotografe (ou filme) e envie os dados sobre o assunto com o seu nome completo, cidade, bairro e contato telefônico (não se preocupe, telefone e e-mail não serão publicados). Assim, todo mundo vai ficar de OLHO VIVO na sua reportagem.

. Envie para: claudioalcantaravr@hotmail.com I contato@olhovivoca.com.br I (24) 9-9995-5250

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

7 Comentários

×

×

×

  • Dora de Oliveira

    A repercussão que esta matéria teve foi impressionante. A história de Daniel tocou o coração de muitas pessoas, que ligaram oferecendo tudo o que podiam. Um grupo de ex-alunos da escola (representados pela Thaís) se mobilizou e assumiu, junto com a Natália, a tarefa de receber todas as doações de livros, uniformes, etc. O meu telefone não pára de tocar, minha caixa de e.mails tem sempre muitas mensagens de alunos, ex-alunos e pais de ex-alunos querendo ajudar de alguma forma. Enfim, estamos encerrando o levantamento de tudo o que foi doado para ver se ainda falta alguma coisa, mas tenho certeza de que tem muito mais do que o suficiente para suprir todas as necessidades do Daniel. Estamos todos muito felizes em poder proporcionar a ele, condições de realizar seu sonho.
    Obrigado a todos os que doaram , colaboraram, divulgaram e fizeram esse sonho acontecer.
    Que Deus jorre abundantes graças sobre cada um de vocês.
    Um grande abraço.

  • Viviane

    Olá, sou ex-aluna da ETPC. O responsável do Daniel poderia conversar com a direção e ACEET, pois esta é uma associação interna da escola que geralmente dá um auxílio a alunos que não têm boas condições financeiras. Boa sorte! Não deixem de procurá-los!

  • Mais comentários