
> Confira o Regulamento do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara 2025
> Confira a cobertura fotográfica do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara 2024
> Confira os vídeos dos finalistas do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara 2025
O evento será realizado no dia 25 de janeiro (domingo) de 2026, às 19h, no Graffith Hall.
Décima oitava votação de 2025 fechada. Categoria Poeta do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara. Tema: Resistência. Total de indicadas: 150. Onze participaram da votação. Os três mais votados: Guilherme Tadeu, Flávia Souza Lima, Mary Paes.
Guilherme Tadeu é o vencedor na votação popular, mas se não comparecer à cerimônia de premiação, nem enviar representante, será desclassificado.
A Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais) é a beneficiada este ano com doações.
Clique aqui e saiba como fazer a sua doação.
Confira os vídeos
. Guilherme Tadeu (Instagram) - "Nascido na cidade do Rio de Janeiro (carioca da gema), atualmente com 26 anos e residente de Volta Redonda desde 2017. Sou físico e professor de física. No ramo da literatura escrevo desde os meus 13 anos, possuo três livros publicados (O Livro do Sábio - romance, Contos do Destino - contos, Centésimos do Presente - crônicas e poemas). Amante da poesia da vida escrita nas leis físicas da existência".
. Flávia Souza Lima (Instagram) - "Jornalista, produtora cultural, podcaster, realizadora e agente artística, criadora de projetos musicais e poeta nas horinhas de sossego (elas existem?). Formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio, onde também cursou Letras; é pós-graduada em "Escritas performáticas: invenção e procedimentos artísticos", na mesma universidade. Está à frente da concepção, roteiro, pauta e apresentação do podcast Chiado, no qual se dedica a conversas sobre música, literatura e artes com a participação de renomados convidados. Durante a pandemia criou o canal de YouTube "Prosa Poética", no qual exibe a série "Poesia de quarentena", dedicada à sua criação autoral. Faz a curadoria e a produção do Festival Poemúsica, dedicado à música e à poesia brasileiras, gerado em 2021 para edital da SECEC RJ, que chegou à terceira edição em 2023. Neste momento, dedica-se à curadoria e à coordenação executiva do projeto ”Terças no Ipanema", que acontece no Teatro Ipanema, RJ. Integra a Academia Volta-redondense de Letras desde 2022. É autora de Sobre-viver (1989), O avesso do Grão (1991), Caixa Vermelha / Caixa Preta" (2009), "Desjeitos - Alguma Poesia (2022 / Numa Editora) e Borda - Mais Alguma Poesia (2025 / Numa Editora)".
. Mary Paes (Instagram) - "Nasceu Marinalva Paes Santana, na cidade de Tacuru, em Matogrosso do Sul. Tem 54 anos. Mora em Macapá, capital do Amapá, desde 2005 e se considera amapaense. Jornalista de formação, especializada em assessoria de imprensa, poeta, compositora, atriz, performer e entusiasta da fotografia e do audiovisual".