“É muito importante a agregação de novos integrantes. Acresce a Academia de novos valores. Cada um com o seu perfil, seu valor, o que enriquece”. A presidente da AVL (Academia Voltarredondense de Letras), Mércia Christani, está entusiasmada com mais uma etapa que se inicia em 21 de novembro. Sete novos acadêmicos tomam posse, às 19h, na Câmara Municipal: Giovana Damaceno, Mário Carneiro, Regina Vilarinhos, Renato Barozzi, Tarcísio Cavaliere, Thiago Ferreira e Vicente Melo.
- A solenidade da posse será importante para todos nós, é a comprovação do crescimento da Academia. Terá a participação da sociedade, de autoridades, familiares e amigos dos acadêmicos, que receberão a estola dos seus padrinhos acadêmicos e ocuparão as cadeiras vacantes - diz Mércia.
A presidente da AVL aposta na participação ativa da instituição para o desenvolvimento da cultura em Volta Redonda:
- É impossível não medir o progresso de uma cidade pelo seu grau cultural. Cabe a nós colaborarmos para que a cultura seja uma expressão viva. A Academia veio para fomentar na cidade as expressões culturais nas suas diversas formas.
E 2012 foi muito bom para que essa filosofia fosse colocada em prática. Um ano positivo para a AVL, na avaliação de Mércia.
- Obtivemos várias conquistas, dentre elas, o aumento do quadro da Academia; a realização de um sarau em escola pública, o que foi muito gratificante; a Roda de Leitura com a participação do público; a inserção da AVL no Mapa Cultural do Estado do Rio de Janeiro; os convites de outras academias para interação; o lançamento de livro; e a participação dos acadêmicos em diversas atividades culturais - destaca.
Por isso mesmo, a AVL já está de olho em 2013, quando será publicada a primeira edição da coletânea da Academia, reunindo trabalhos de seus integrantes:
- Também vamos dar continuidade às rodas de leitura e saraus, participar da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), visitar a Academia Brasileira de Letras, executar projetos culturais e começar a trabalhar para aquisição da própria sede.
O que é e como funciona
A AVL é uma entidade cultural literária, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de caráter predominantemente literário. Foi fundada em 11 de março de 2005 e seu patrono é Manoel Bandeira. A Academia, segundo a presidente da AVL, tem por finalidade o exercício e a divulgação da língua nacional (português) e da literatura brasileira em todas as suas formas, gêneros e estilos.
Criada por um grupo de pessoas que tinham os mesmos objetivos e sonhos, composto de intelectuais, poetas e representantes de vários segmentos literários, nasceu a AVL pelas mãos de José Pedrosa, Elisa Carvalho, Mércia Christani e Nestor Dockorn, entre outros. A Academia foi iniciada com 25 integrantes - seis deles morreram. Tomaram posse, em 15 de maio de 2009, mais dez.
Os novos “imortais”: quem é quem
(Fotos: Divulgação)
> Giovana Damaceno - patrono: Pedro Viana (cadeira 10)
Jornalista e cronista. Editora de conteúdo web e de redes sociais do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). Autora de “Mania de escrever” e “Depois da chuva, o recomeço”. Escreve no jornal “Volta Cultural”, nos sites Benfazeja e Obvious Lounge, no blog Tramado Por Mulheres e no próprio blog (www.giovanadamaceno.com). “A interlocução com estes novos amigos que me recebem na AVL é um presente. É também uma grande oportunidade de usarmos nossos talento e experiência para divulgar a literatura em Volta Redonda, promovendo eventos e favorecendo a inclusão cultural das comunidades consideradas excluídas. O que espero: muito trabalho edificante”.

> Mário Carneiro - patrono: Antonieta Barreira Cravo (cadeira 21)
Mário Ribeiro de Souza Carneiro Neto nasceu na cidade do Recife (Pernambuco), em 20 de dezembro de 1953, mudou-se para Volta Redonda em janeiro de 1966 com seus pais e mais sete irmãos. Seu primeiro emprego foi em 1970, aos 17 anos, como professor de conversão inglesa no Yázigi, em Volta Redonda. Licenciado em ciências biológicas, ex-professor de biologia e química do Colégio Macedo Soares, pós-graduado em metodologia do ensino superior, médico especialista em ginecologia e obstetrícia das prefeituras de Volta Redonda e Barra Mansa, mediante concursos públicos. Também é diretor clínico do Hospital Maternidade de Barra Mansa desde a sua fundação em 2004, ex-vereador por Volta Redonda (de 1988 a 1992) e ex-presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda por dois anos, além de professor de ginecologia e obstetrícia do curso de medicina do UniFOA. Autor de várias obras sobre biologia e química.

> Regina Vilarinhos - patrono: Maria José Bulhões Maldonado (cadeira 4)
Gaúcha, cidadã voltarredondense, filha do Vilarinhos e da Ignez, casal que contribuiu para a história de Volta Redonda, com sua ativa participação nos movimentos religiosos. Escreve desde os 16 anos, tendo participado da “Exposição de Talentos da PMVR”, em 1998. É licenciada em letras, pelo UGB/Volta Redonda, publicou o livro independente “A chave e a senha - pequenas porções de poesias de Regina Vilarinhos”, em 2008, na Off Flip, Paraty. Finalista entre os “100 melhores poemas do Twitter”, 2010, promovido pela Fliporto-PE, finalista do 2º Concurso Carioca de Poesias, em 2005. Foi convidada para o Festival de Poesia do Circo Voador, em 2006, apresenta seus poemas desde 2006, na Off Flip, circuito paralelo à Flip Paraty, em 2009 e 2011 foi selecionada para a Oficina Literária da Flip Paraty. Participou da mesa-redonda na Casa dos Autores, na Flip 2010, junto com Jean Carlo e Giovana Damaceno, com o tema “Concursos Literários”. Desde 2005, coordena o Projeto Poesia em Volta, que hoje, junto com Anielli e Giglio, fazem saraus, oficinas poéticas e já se apresentaram no Rio de Janeiro e Niterói. Publica no blog Poesia em Volta.

> Renato Barozzi - patrono: Alkindar Cândido da Costa (cadeira 8)
Brasileiro, casado, pai de dois filhos, administrador, professor, historiador, bancário e cronista em veículos de comunicação impressos e digitais. Trabalha na Caixa Econômica Federal na área de Desenvolvimento Urbano e leciona em instituições de ensino nos níveis médio e superior nos cursos de administração e publicidade.

> Tarcísio Cavaliere - patrono: Elizabeth Mathias de Araújo (cadeira 23)
É de Volta Redonda. Escritor, romancista e poeta. Autor de “Te espero semana que vem...”, “Comer menos para viver mais”, “Palavras de vidas inteiras” e “Mente que desment”. Psicólogo clínico e bariátrico (UFF), especialista em psicologia médica e pós-graduado em medicina psicossomática (Unifeso). Professor no UniFOA. “Sinto-me honrado e agradecido por ter sido indicado e eleito. Quando algo assim acontece aos 80 anos, é fruto de reconhecimento por tudo que se fez, mas quando acontece com muito menos idade é o reconhecimento pelo que ainda se pode fazer. Sendo assim, terei muito prazer em contribuir com a cultura de Volta Redonda e com a Academia.”

> Thiago Ferreira - patrono: Nestor Dockorn (cadeira 19)
Nascido em Volta Redonda, em dezembro de 1985, cresceu em meio à leitura. Lia absolutamente tudo, e foi assim que, aos 9 anos, deparou-se com um homem diante de uma esfinge, que, ao coroar-se rei, arruína seu próprio destino e modifica com o seu. Desde então, começou a entrever a estranha magia de escrever. Graduado em letras - língua portuguesa e literaturas lusófonas - e, atualmente, faz especialização em literatura e cultura. É professor, aluno, leitor, apaixonado pelas artes, estudioso das ciências humanas e sociais e diz que se atreve a escrever não por vontade ou vaidade, mas por necessidade de dar forma à magia.

> Vicente Melo - patrono: José Luiz de Oliveira (cadeira 20)
Jornalista.
Serviço
> Academia Voltarredondense de Letras - Contato: Mércia Christani, (24) 9903-9405, (24) 3342-8506 e (24) 3345-9770. Ou: mercia.christani@bol.com

