Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Entrega de Medalhas

Febacla homenageia destaques culturais da região

Objetivo é valorizar escritores, artistas, apoiadores da cultura e afins; estarão expostos quadros, além de fotografias das fazendas do Ciclo do Café

Indicados ao Prêmio OLHO VIVO  –  15/04/2014 14:47

1

(Fotos: Divulgação) 

Da região sul fluminense serão 58 homenageados, entre autoridades,
instituições, artistas, escritores, apoiadores culturais e mídia
 

Homenagear e valorizar escritores, artistas, apoiadores culturais e afins. Esse é objetivo do evento promovido pela Febacla (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes), em 25 de abril, às 19h, no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Barra Mansa. Será um evento fechado para homenageados e autoridades - o OLHO VIVO e o "Volta Cultural" estão entre eles. Após a solenidade da entrega das homenagens será servido um coquetel. Estarão expostos quadros de artistas locais, além de uma exposição temática de fotografias de fazendas da região sul fluminense que fizeram parte do Ciclo do Café. 

Da região sul fluminense serão 58 homenageados, entre autoridades, instituições, artistas, escritores, apoiadores culturais, mídia e afins. A delegada cultural da Febacla, Eliana Neri, informa que o OV receberá a Medalha Qualidade de Ouro: 

- O objetivo é reconhecer e trazer a público quem se destaca no cenário cultural, tendo como critérios: talento, criatividade, empreendedorismo, respeito, companheirismo e apoio cultural. Como escreveu Hebert José de Souza (Betinho): "Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura". Temos um número limitado de medalhas para a região, e o OLHO VIVO será um dos representantes da nata cultural da cidade de Volta Redonda. 

3

 

O site OLHO VIVO está entre os homenageados que receberão a Medalha Qualidade de Ouro 

Apenas uma das homenageadas não poderá comparecer. Juliana Torres mora fora do Brasil, deverá ir um representante. Juliana recebeu o Prêmio OLHO VIVO 2012 - categoria Atriz (veja aqui a artista recebendo o troféu e leia a entrevista que Juliana concedeu ao OV na época). 

- Não foi fácil fazer as indicações, são muitos talentos que temos na região. Temos também que seguir coordenada da Febacla quanto às indicações, que inclui autoridades, que acho muito importante. Os homenageados são das cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, Valença e Vassouras. De outros estados, convidados da Febacla, virão cerca de 100 pessoas - diz Eliana.

2

Evento será realizado em 25 de abril, às 19h, no Sest/Senat (Serviço
Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)

Segundo a delegada cultural, a realização desse evento cultural no Sul Fluminense vem de encontro aos objetivos da Febacla, que estimula as atividades literárias, artísticas, científicas e técnicas da iniciativa privada e as promovidas pela União, estados e municípios.

- O evento distingue e premia a quem se destaca com excelência na gestão de suas carreiras, contribuindo assim efetivamente para o desenvolvimento cultural e consequentemente socioeconômico do país - enfatiza. 

_____________________________________________________

Os acadêmicos correspondentes
da região que serão empossados
 

1 - Albinno Oliveira Grecco
2 - André Oliveira
3 - Franciele Aleixo
4 - Juliana Torres
5 - Luciano Salgado Ribeiro
6 - Lucio Castro
7 - Luiz Cardoso Duque
8 - Maricélia Magalhães
9 - Nikson Salem
10 - Soraia Zamluti 

Os homenageados com a Medalha Qualidade Ouro 

1 - Projeto Dança & Magia Medalha
2 - Companhia Teatral Granada
3 - Associação Coletivo Teatral Sala Preta
4 - PAC - Associação do Ponto de Ação Cultural do Rio de Janeiro
5 - Jornal A Voz da Cidade
6 - Jornal Diário do Vale
7 - Jornal Folha do Interior
8 - Jornal Fraterno
9 - Site/Jornal OLHO VIVO
10 - Jornal Volta Cultural
11 - Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
12 - Banda São Sebastião
13 - Clube Foto Filatélico Numismático de Volta Redonda
14 - Sistema Sul Fluminense de Comunicação
15 - Rádio do Comércio
16 - TV Rio Sul
17 - Band
18 - Transportes Generoso Ltda.
19 - Aciap-BM
20 - Loja Maçônica Independência e Luz
21 - UBM
22 - Sest/Senat
23 - Loja Maçônica Lealdade e Luz
24 - Foco Regional
25 - Café Faraó 

Outras homenagens 

Prêmio Euclides da Cunha, Comenda Giuseppe Garibaldi, Medalha do Mérito Histórico Anita Garibaldi.

Entrega das medalhas de Mérito Acadêmico, serão homenageados Jean Carlos Gomes, Regina Vilarinhos, acadêmicos de Valença e Vassouras. 

> Segundo a Febacla, por questão de segurança, não vai divulgar a lista completa, que poderá ainda sofrer alterações. 

_____________________________________________________
Um pouco sobre a Febacla
 

A Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes é mantida juridicamente pelo Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura, fundado em 10 de dezembro de 1998. É parte da Associação de Árbitros e Ministros Religiosos da Justiça de Paz Eclesiástica do Brasil. Foi idealizada com base nas diretrizes históricas da FALB (Federação das Academias de Letras do Brasil - fundada em 1936), tendo a Febacla sua Comissão Institucional para Fundação estabelecida em 24 de agosto de 2012, em solenidade acadêmica conjunta com a Anba (Academia Niteroiense de Belas Artes) na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Niterói e confirmada segundo aval de aceitação de Federação Institucional pela Falarj (Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro), em solenidade de 10 de maio de 2013.

Desde 24 de agosto de 2012 a Febacla realizou suas sessões acadêmicas amparadas, custodiadas e mantidas pelo Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura e pela Associação dos Árbitros e Ministros Religiosos da Justiça de Paz do Brasil. A Febacla tem sede e foro jurídico no município e comarca de Caraguatatuba (Rua Maria Alves Vaz, 66, sala 2, Bairro do Travessão). 

Quais são as finalidades da Febacla 

1) Institucional, de âmbito nacional, contribuir para o desenvolvimento cultural do país, defender os direitos fundamentais dos artistas, artistas plásticos, poetas, escritores e todos os que compõem a tríplice acadêmica a saber Ciências, Letras e Artes, e zelar pelos seus interesses. 

2) Defender o patrimônio cultural, em especial no tocante aos acervos literários, artísticos, estéticos, científicos, históricos, turísticos e paisagísticos. 

3) Estimular as atividades literárias, artísticas, científicas e técnicas da iniciativa privada e as promovidas pela União, estados e municípios. 

4) Pugnar, no exercício da manifestação do pensamento, pelas liberdades democráticas. 

5) Lutar pelo livre exercício da atividade de escritor, poeta e artista plástico. 

6) Defender os direitos autorias e os que lhe são conexos, de propriedade de seus associados, bem como de seus herdeiros, com direito de representação, pelo simples ato de filiação, nos termos do disposto no artigo 5º, item XXI, da Constituição Federal de 1988. 

7) Promover o aprimoramento da formação profissional e cultural dos seus sócios. 

8) Facilitar o intercâmbio de conhecimento e experiência dos acadêmicos das Ciências, Letras e Artes entre si e com instituições nacionais e internacionais da área. 

Serviço 

> Homenagem da Febacla - Evento fechado. Dia 25 de abril, às 19h, no Sest/Senat. Rua Severino Sareta, 5, Bairro Barbará, Barra Mansa. Traje: Esporte fino. Visite o site da Febacla.

Edição impressa

4

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Maestro J. Paulo

    Somos a A Associação dos Gaiteiros Brazilian Piper, comandada pelo maestro J. Paulo, Suboficial Fuzileiro Naval, é uma Instituição Social sem fins lucrativos, que atua à mais de treze anos no município de São Gonçalo no Rio de Janeiro. É pioneira no segmento e com maior número de integrantes ativos. Tem com objetivo contribuir para a diminuição do tempo ocioso das crianças e jovens da rede pública de ensino, fomentando o gosto pela música, de modo a propiciar um desenvolvimento saudável, longe das ruas e do contato com as drogas, prostituição ou marginalidade. A Associação dos Gaiteiros Brazilian Piper tendo a consciente da importância da música como um dos instrumentos de educação, socialização e cidadania, desenvolve ações que além de diminuir a exposição de crianças, adolescentes e jovens as situações de risco social, ainda destacam o município de São Gonçalo no cenário artístico e cultural do Estado do Rio de Janeiro.
    Att.
    Maestro Piper Major J. Paulo
    Conheça melhor nosso projeto social acesse: www.brazilianpiper.com.br
    Apoie na divulgação deste projeto social.

  • Selene de Lima Maria

    A FEBACLA tem nos proporcionado momentos inesquecíveis, em todos os EVENTOS podemos sentir o carinhos e a alegria entre todos, somos valorizados e respeitados com o nosso trabalho, seja escritor, poeta, artista plástico , escultor ou outras classes que sobressaem em suas atividades, a FEBACLA É SUCESSO DE VERDADE.