(Foto: Divulgação)
Seis músicos: Em 2015, o coletivo completou 10 anos de trabalho ininterrupto pela música
> Festival GACEMSS de Artes Integradas reúne 100 artistas
Eles foram contemplados com o Prêmio OLHO VIVO 2015 - Categoria CD/EP, “Sendeiro” (a mais recente edição da cerimônia de entrega dos troféus foi realizada em 19 de fevereiro, no Gacemss, em Volta Redonda). Logo depois da premiação, aconteceu o after party na boate The Gaarden. Amplexos é uma das atrações no terceiro dia do Festival GACEMSS de Artes Integradas, nesta quarta-feira, 9, às 19h, no Teatro 2 do Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva.
"O que eu vou deixar quando tudo acabar? Será que brilhei no que me entreguei? E o que eu acumulei, o que tive de sobra? E as coisas que criei? Qual foi a minha obra?". O trecho de "Travessia", canção que encerra o disco “Sendeiro”, traduz com poesia o momento dos seis músicos de Volta Redonda. Em 2015, o coletivo completou 10 anos de trabalho ininterrupto pela música, construídos a partir da entrega total e diária, que rendeu quatro discos (contando com "Sendeiro"), um single (“Jerusalem”, 2014) e participações em coletâneas.
Em algumas escolas de religião ou filosofia esotérica, "Sendeiro"/"Senda" são palavras usadas para designar um suposto percurso de progresso espiritual do homem que aspira à iluminação, à união com o divino ou a alguma espécie de iniciação - temas centrais na música do Amplexos. A palavra também é utilizada para designar um cavalo de carga, velho e ruim. Nesse álbum, o grupo busca ampliar o alcance de sua mensagem com letras mais diretas e a força de quem encara a música como uma missão para despertar a consciência das pessoas.
"Sendeiro" tem seis faixas e foi gravado no Estúdio Casa - estúdio, escritório e residência dos Amplexos em Volta Redonda. Buguinha Dub, produtor que já havia mixado o anterior "A música da alma", desta vez comandou as gravações, feitas ao vivo em apenas um dia, com todos os músicos tocando juntos. O "professor" Oghene Kologbo, guitarrista nigeriano da formação original do Africa 70, que gravou mais de 30 discos com Fela Kuti, participa da faixa "Do perdão", eternizando a genuína guitarra-tenor do afrobeat . Se o trabalho anterior era um disco de remixes "dub", repleto de efeitos de eco e reverb, "Sendeiro" é mais cru e mostra uma banda entrosada e quente. O rock ganha espaço em faixas como "Tecnologia", mas a música negra (funk/reggae/soul/afrobeat) ainda é a fonte maior de inspiração.
O disco foi produzido por Amplexos, gravado por Buguinha Dub no Estúdio Casa, Volta Redonda. Mixado por Guga, Leandro Tolentino e Martché no Estúdio Casa. Masterizado por Tomas Joshen no estúdio Patagonia, em Santiago, Chile. Projeto gráfico por Ana Costa. Todas as letras de Guga.
Quem é quem na banda
. Guga - voz e guitarra
. Leandro Vilela - guitarra e vocais
. Martché - teclados e vocais
. Polito - baixo
. Leandro Tolentino - percussão
. Mestre André - bateria
. Participação - Oghene Kologbo - guitarra tenor em "Do perdão"
Valorizando os talentos da região
O Festival GACEMSS de Artes Integradas vai reunir no Complexo Gacemss cerca de 100 artistas, durante uma semana. As mais variadas manifestações artísticas do Sul Fluminense estarão representadas no evento, que é o resultado de uma parceria entre o Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva e o site OLHO VIVO. O Festival será realizado de 7 a 13 de março (de segunda-feira a domingo), ocupando os Teatros 1 e 2, além de uma exposição coletiva, de 17 de março a 8 de abril, na Galeria de Arte Cílio Bastos.
Idealizado pelo editor-chefe do OV, o jornalista Cláudio Alcântara, com a consultoria do Escritório de Apoio à Produção Cultural do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), o Festival vai reunir artistas contemplados com os troféus durante a cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2015 e convidados especiais. Shows musicais, espetáculos teatrais, performances poéticas e de dança e noite de autógrafos fazem parte da programação.
Confira a programação completa do Festival
Teatro Gacemss I
> Dia 7 de março/2016 (segunda-feira), 21h:
Lilly Riúby. Show/Performances.
> Dia 8 de março/2016 (terça-feira), 21h:
Ivani Egalon e Anielli Carraro. Noite de autógrafos com performances poéticas/poetas convidados.
Regina Vilarinhos & Convidados. Sarau.
> Dia 9 de março/2016 (quarta-feira), 21h:
Grupo Meninos do Batuque. Show/Percussão.
> Dia 10 de março/2016 (quinta-feira), 21h:
Alessandra Tubbs. Dança.
> Dia 11 de março/2016 (sexta-feira), 21h:
Cordão Popular Companhia de Teatro - Solúvel. Espetáculo teatral.
> Dia 12 de março/2016 (sábado), 21h:
Cia. Pé Direito - Você tem o direito de permanecer calado. Espetáculo teatral.
> Dia 13 de março/2016 (domingo), 21h:
Willian Carvalho - Cia. Conexão KM. Dança.
Teatro Gacemss II
> Dia 8 de março/2016 (terça-feira), 19h:
Rafaela Rodrigues. Show voz/violão.
Ramon Rodrigues de Santana. Show instrumental.
> Dia 9 de março/2016 (quarta-feira), 19h:
Banda Amplexos. Show musical.
> Dia 11 de março/2016 (sexta-feira), 19h:
Carina Sandré. Show musical.
> Dia 12 de março/2016 (sábado), 19h:
Banda Esquadrão Zero. Show musical.
> Dia 13 de março (domingo), 19h:
Coletivo de Artistas. Jam session.
Galeria de Arte
> Dia 16 de março (quarta-feira), às 20h, abertura da Exposição Coletiva, com coquetel. Visitação: de 17 de março a 8 de abril.
Coletivo de Artistas Plásticos & Poetas (“Inspirações), Sergio Garloppa e Fernanda Líder. Categorias: Exposição, Artista Plástico e Fotógrafo.
_______________________________________________________
Serviço
> Festival GACEMSS de Artes Integradas - De 7 a 13 de março, no Gacemss 2 (às 19h) e no Gacemss 1 (às 21h). Ingressos: todos pagam meia-entrada = R$ 20; associados Gacemss = R$ 16.
Gacemss 1 - Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefone: (24) 3343-3033. Capacidade: 450 pessoas.
Gacemss 2 - Rua 14, nº 22, Espaço Cultural Gacemss, Volta Redonda. Telefone: (24) 3343-3033. Capacidade: 117 pessoas.