(Fotos: Divulgação)
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa receberá
como solista convidada a pianista Danieli Longo
Em seu quarto concerto da temporada oficial, a OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa), sob a regência do maestro Vantoil de Souza, pretende transpor seu público da cidade para um ambiente campestre, por meio da música. O concerto "Imagens campestres" acontece nesta terça-feira, 10, na Igreja Matriz de São Sebastião, às 20h, com entrada gratuita.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe como solista convidada a pianista Danieli Longo, doutora e mestra em música pela USP (Universidade de São Paulo). Danieli vai conferir ao concerto a leveza e simplicidade necessárias.
- A alegria que sinto é imensa! Reencontrar os maravilhosos músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - diz.
A pianista vai inaugurar o piano Bösendorfer, adquirido recentemente pelo projeto, e que passa a fazer parte das apresentações tanto da Orquestra quanto dos demais grupos. A marca Bösendorfer é uma das mais antigas e tem qualidade premium. Seus pianos são considerados um dos melhores do mundo.
Obras de Mozart, Beethoven e Carlos Gomes
(Foto: Divulgação/Fábio Soares)
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é regida pelo maestro Vantoil de Souza
O repertório do concerto conta com obras de Mozart, Beethoven e Carlos Gomes, que têm em comum o universo campestre como fundo. Músicas que remetem a esse ambiente e convidam os ouvintes a deixar a vida urbana e seguir para um lugar distante, guiados pela sensação da música.
Para compor esse cenário musical a obra de abertura é "Alvorada", do maestro Carlos Gomes, em que por meio dos sons descreve um amanhecer, desde os primeiros contos dos pássaros até a explosão da chegada do sol. O ponto alto do concerto é a "Sinfonia Pastoral de Beethoven", em que o mestre da música clássica constrói um ambiente campestre que faz o público sair de seu local atual e se transpor para o campo. Por fim, a OSBM ainda executa uma das obras de Mozart, para encerrar a noite.
Uma formação jovem
Pianista vai inaugurar o piano Bösendorfer, adquirido recentemente pelo projeto
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é formada por alunos, professores e monitores que atuam no Projeto Música nas Escolas, compartilhando seu conhecimento e formando novos músicos. A OSBM tem uma formação jovem, mas de alto padrão técnico, e tem recebido excelentes comentários da crítica especializada, bem como de músicos internacionais renomados. Seus concertos são um grande sucesso de público e crítica.
Este ano a Orquestra tem uma extensa agenda de apresentações, que inclui concertos com o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além de concertos dedicados a Dorival Caymmi, em que a Orquestra receberá a cantora Fafá de Belém.
_____________________________________________________
Projeto Música nas Escolas
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a Orquestra faz parte, começou em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR - NovaDutra, White Martins e Transportes Toniato e pelo Ministério da Cultura - governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o projeto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.