
(Foto: Divulgação)
Companhia realiza trabalhos de divulgação da cultura em entidades filantrópicas e eventos
A Companhia de Dança e Cultura Ciganas Al-Andalus realiza nesta quarta-feira, 8, um evento comemorativo ao dia Internacional dos Ciganos. O objetivo é divulgar a cultura cigana em Volta Redonda e na região, diminuindo assim, de acordo com os organizadores, a desinformação existente sobre essa etnia. Contará com palestra e apresentação de dança cigana de diversas partes do mundo, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19h.
A data foi escolhida em 1971, durante o I Congresso Internacional Romani realizado em Londres. Esse congresso teve como principal objetivo reunir ciganos ou descendestes na Europa para reivindicar seus direitos pós 2ª Guerra Mundial. Nele, o termo genérico cigano foi rejeitado, passando a ser substituído pelo termo Rom. Volta Redonda foi escolhida como sede para esse inédito evento por ser onde a Companhia Al-Andalus se estabeleceu e por ser, segundo os organizadores, a cidade de maior visibilidade na região.
Companhia de Dança e Cultura Ciganas Al-Andalus
A Companhia de Dança e Cultura Ciganas Al-Andalus foi fundada em Volta Redonda em 2009, sua fundadora é a descendente de ciganos "Romanichals", Alessandra Tubbs. A companhia realiza trabalhos de divulgação da cultura em entidades filantrópicas e eventos públicos, sempre de forma voluntária. Há também aulas de dança e cultura ciganas, que são ministradas do Studio Daiane Marques, no Aterrado, no prédio da esquina da Avenida Lucas Evangelista com a Rua 558, nº 70 - 3º andar (prédio do Spolleto), às segundas-feiras, para iniciantes, e terças-feiras para as alunas avançadas.
_______________________________________________________
Serviço 
> Dia Internacional dos Ciganos - Data: 8 de abril (quarta-feira). Horário: 19h. Local: Câmara Municipal de Volta Redonda.
